TOP DE MARCAS 2018

Prêmio

CONSTRUINDO REPUTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO LOCAL


Ser lembrado é o que toda marca almeja. No mundo atual, em que as pessoas estão super conectadas e totalmente dispersas, conseguir captar a atenção do consumidor e fixar a sua marca na memória dele exigirá cada vez mais profissionalismo, estratégia e entendimento de como as pessoas consomem marcas e interagem com elas. A reputação alcançada pela marca é o que vai sustentá-la no mercado. Todo o conteúdo que propaga as mensagens da marca, formal ou informalmente, impacta na reputação e em como eu, enquanto audiência, percebo e uso produtos e serviços.

 

Entregar a melhor experiência para todos os públicos, ter posicionamento para imprensa, mercado, influenciadores, clientes, colaboradores, parceiros e comunidade são desafios para todos os que querem ser vistos e lembrados. As marcas precisam contar suas histórias para que as conexões se estabeleçam e gerem experiências que criem cenários para que nomes e sensações positivas sejam gravados na mente do consumidor. Para isso precisam ter conteúdos constantes que criem relação com a sua audiência. Ou se cria conteúdo perene, ou as marcas não serão lembradas para competirem pela seleção do consumidor.

As pessoas por traz das marcas são também porta vozes delas. São influenciadores de contexto, assim como os colaboradores são reais influenciadores das marcas para quem trabalham. O olhar hoje é de 360 graus. Para ser visto é preciso aparecer com frequência e com boas histórias que façam com que os conteúdos migrem da memória para o coração, rumo à construção das love brands e da perenidade das marcas.

 

A pesquisa Top de Marcas revela ainda os vínculos históricos que muitas marcas possuem com a cidade. No contexto do desenvolvimento da localidade, as marcas nascidas em Londrina continuam a possuir um papel relevante. O desenvolvimento de Londrina e do consequente ambiente para as marcas se expandirem, depende da contínua interação das marcas locais com a cidade.

 

Não podemos perder de vista que é o investimento local que traz credibilidade, que fomenta o ambiente de cooperação e do desenvolvimento. Desta forma, o compromisso com o desenvolvimento local não pode ser precedido pela gestão empresarial focada somente no negócio. É fundamental que o vínculo das marcas locais com o desenvolvimento de Londrina nunca se perca.

 

Cláudia Romariz
Jornalista e Founder of Top de Marcas Londrina