MARCA LONDRINA E MARCA MAIS AMADA

Proximidade e colaboração com o desenvolvimento da cidade

Super Muffato

Super Muffato é marca que representa Londrina e marca mais amada do Top de Marcas 2019

Ser a marca mais amada e aquela que mais representa a cidade onde está inserida é uma honra que poucas podem ter. Em Londrina, uma empresa do ramo supermercadista conseguiu esse feito ao ser a mais citada nas categorias especiais “Marca que mais ama” e “Marca que representa Londrina” do Top de Marcas 2019.

Com 45 anos de história, o Muffato está intensamente presente na vida do consumidor londrinense com 10 lojas e dois postos de combustível pela cidade. Somado a isso, as ações do grupo fazem com que a marca fique cada vez mais próxima do londrinense e em evidência na cidade. Um exemplo é a campanha de selos, que se tornou uma verdadeira febre. Durante as campanhas, o cliente do programa de relacionamento do supermercado pode juntar selos a cada valor em compras e trocar por produtos desejados como itens de cozinha do famoso chef Jamie Oliver, potes plásticos importados da Holanda e, mais recentemente, por panelas da marca francesa Fontignac.

O grupo também realiza diversos eventos junto à comunidade, como a Feira das Cervejas Especiais e aulas show, além de cursos gratuitos são realizados com frequência no Espaço Gourmet do Super Muffato da Madre Leônia para clientes do ClubeFato.

“Nossa história com Londrina vem sendo construída ano a ano, tijolo por tijolo, com base no respeito e na confiança mútuas. Dois fatores imprescindíveis para um relacionamento de longo prazo”, comenta o supervisor regional do Super Muffato, Valdecir de Oliveira. “Nossa proposta desde o início das operações era oferecer uma experiência única de compras aos nossos clientes, trazendo novidades, tecnologias, serviços de ponta, mas sem deixar de lado a valorização das pessoas e a proximidade com a comunidade. Trabalhamos com pessoas, para pessoas e por pessoas. Acreditamos que isso fique bem claro junto aos diversos públicos que atuamos: fornecedores, colaboradores, clientes e a sociedade em geral.”

Oliveira também destaca a contribuição do grupo para o desenvolvimento da cidade. “Temos uma relação muito próxima com a cidade, estamos sempre presentes e contribuindo com seu desenvolvimento social e econômico. ” O Grupo Muffato é considerado o maior empregador privado da cidade ao gerar 4 mil empregos diretos e indiretos em Londrina.

Todos os anos, organiza o “Dia da Bondade”, considerada a maior ação de solidariedade do Sul do País e que arrecada toneladas de alimentos e roupas para entidades assistenciais cadastradas no Provopar. Além disso, o Muffato continua patrocinando o time do coração de Londrina, o Londrina Esporte Clube (LEC), “com o objetivo de contribuir para que se destaque no cenário nacional”, salienta Oliveira.

O Muffato também promoveu esse ano a 1ª Meia Maratona Super Muffato, que reuniu 2,5 mil atletas no Lago Igapó como forma de incentivar o esporte e a vida saudável em Londrina.

Share of heart

Segundo Henrique Ceciliato de Carvalho, coordenador do curso de Pós-Graduação em Marketing e Vendas e vice-coordenador do Núcleo de Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação da PUC-PR Campus Londrina, existem dois tipos de ações que fazem com que uma marca tenha mais proximidade com o consumidor.

Algumas delas são ações tangíveis, como o próprio nome, a identidade visual, o logotipo e o slogan utilizados pela marca, por exemplo. As demais ações, intangíveis, têm relação com os valores da marca. “Não basta apenas ter um nome, um símbolo, uma cor. É preciso inserir valores culturais e psicológicos por trás dessa marca. E esses valores devem vir ao encontro dos valores da própria sociedade, dos próprios consumidores”, enfatiza Carvalho.

Ir ao encontro dos valores dos consumidores também é o que faz com que uma marca ganhe o afeto do seu público, o chamado “share of heart”. “É muito importante, quando a gente vai criar uma marca, pensar não só nos valores da empresa, mas nos valores compartilhados com a sociedade, na cultura daquele país ou região onde estou inserindo a marca. ” Dessa maneira, o consumidor cria uma simpatia com a marca, que passa a fazer parte de sua vida de alguma maneira.

As redes sociais são um grande aliado na aproximação da marca com o consumidor, diz o professor. “Hoje em dia, para que as marcas possam se comunicar e exercer esses valores junto aos consumidores, as redes sociais estão cada vez mais presentes. E o legal da rede social é que a marca consegue se comunicar de forma muito próxima das pessoas. Antes, a marca precisava conversar com os varejistas, os distribuidores dos produtos. Hoje, temos contato direto com as fabricantes e isso ajuda na hora de transmitir esses valores.”

Para Carvalho, a proximidade da marca com o consumidor, junto à comunicação intensiva com o seu público através da presença em mídias dirigidas e de massa, é o que garantem a sua lembrança.

Ao mesmo tempo, as marcas que criam uma identidade com o local em que estão inseridas são aquelas que contribuem para o desenvolvimento da cidade, e se utilizam dos elementos da localidade para se comunicar com o consumidor.

“Esse regionalismo a gente tem chamado de estratégias ‘glocais’, que vêm de global com local. Ao mesmo tempo em que uma empresa precisa se comunicar com o mundo todo, estar antenada com os elementos da globalização, precisa estar focada na sua característica regional. Quem se apropria disso para atender aos anseios da comunidade local, entender que existem características únicas dos consumidores da cidade, consegue fazer com que a marca fique mais presente na mente dos consumidores.”

Marca que Representa Londrina

Marcas
%
Super Muffato
13,1%
Cacique
6,7%
Sercomtel
6,4%
Grande Londrina
5,2%
Londrina Esporte Clube
2,2%
Outros
28,2%
Não soube dizer
38,2%

Marca de Londrina Mais Amada

Marcas
%
Super Muffato
4,5%
Catuaí
3,4%
Sercomtel
1,6%
Cacique
1,4
Cativa
1,2%
Outros
31,4%
Não soube dizer
56,5%
Super Muffato