x
×
Siga o Top de Marcas nas redes sociais

Aferido pelo primeiro ano, indicador mostra a
percepção do apucaranense quando pensa em
empresa local associada à cidade

CLÁUDIA ROMARIZ

Paranatex, marca que o apucaranense mais relaciona com a cidade, de acordo com a pesquisa Top de Marcas Apucarana 2020, integra um conglomerado que possui um dos mais modernos complexos de fabricação têxtil do Brasil. A Paranatex Têxtil e as Lojas Paranatex, junto com a Ital – Fiação e Tecelagem, E.F. Agropecuária, Imobiliária e Construtora Refúgio e a Transportadora Caracol, formam o Grupo Têxtil Apucarana, referência nacional nos segmentos têxtil e confeccionista, e é a maior corporação verticalizada do setor têxtil paranaense. Iniciado em 1967 pela família Felipe, pioneira na cidade de Apucarana, o Grupo é hoje um dos maiores empregadores do norte do Paraná.

Mesmo com sucessivas oscilações da economia brasileira, o Grupo Têxtil Apucarana apostou na manutenção dos investimentos, injetando nos últimos anos mais de R$ 40 milhões em equipamentos, ampliação e modernização do seu parque fabril. Em fevereiro deste ano, o Grupo anunciou mais R$ 19 milhões para expansão da planta do Parque Industrial Sul da cidade. “Estamos implantando um novo sistema de produção de fios que permitirá a produção do tecido com stretch”, afirmou Eros Felipe, sócio proprietário. Os maquinários estão sendo importados do Japão, Itália, Alemanha, Espanha e Bélgica.

O Grupo comercializa hoje seus produtos no Brasil e em vários outros países na América do Sul, México e Estados Unidos. Atualmente, são produzidos cerca de dois milhões de metros de tecidos por mês com, basicamente produtos 100% algodão, que atendem à cadeia do setor confeccionista nos segmentos produtores de bonés, moda, uniformes, calçados, decoração e fio retorcido.

Da fiação ao acabamento

A Paranatex Têxtil é uma empresa totalmente verticalizada. A partir de sua matéria-prima, o algodão, todos os processos necessários para o produto final se concentram dentro da operação. A Ital e a Paranatex Têxtil compõem a ramificação têxtil do Grupo, a única no Estado do Paraná a deter todas as fases do processo produtivo, desde a fiação e tecelagem até o acabamento final do tecido.

Estamos implantando um novo sistema de produção de fios que permitirá a produção do tecido com stretch.

— Eros Felipe

As unidades das lojas Paranatex estão hoje localizadas nas cidades de São Paulo, Curitiba, Londrina, Apucarana, Maringá e no Paraguai. A próxima unidade será instalada em Goiânia e a intenção é abrir duas lojas por ano em cidades polo do segmento de confecções.

Com laboratórios próprios e processos alinhados à ISO 9001:2018, a empresa mantém padrões certificados de controle de qualidade, e já se prepara para a obtenção ISO 14.000 direcionada às práticas de gestão ambiental. “Temos políticas que nos inserem de maneira responsável na esfera social e ambiental, entre elas a manutenção de uma área reflorestada, direcionada a suprir as necessidades energéticas das fábricas. Contamos também com moderno sistema de tratamento de afluentes e resíduos, e controles rigorosos em todas as fases de fabricação, da matéria-prima ao produto final”, destacou Felipe.

Conheça agora as marcas Top de 2020

Pesquisa
Realização
Scroll Up