x
×
Siga o Top de Marcas nas redes sociais

Bebidas

Marketing inovador

Setor de bebidas realiza campanhas para conectar os consumidores

Campanhas de comunicação inspiradoras, principalmente com foco nas plataformas digitais, foram as apostas do setor de Bebidas para levar esperanças ao consumidor em meio à crise da Covid-19. Os laços de proximidade deram resultados e foram responsáveis pelo crescimento nas vendas e conquista de mais fatias do mercado consumidor.

CLÁUDIA ROMARIZ - novembro 26, 2020

copo com Coca-Cola bem gelado

Água Mineral

Com mais de uma década de mercado, a água mineral Crystal é líder no segmento de águas no Brasil e é a mais lembrada pelo londrinense. A marca está sempre à frente em inovação e lançou este ano a primeira garrafa de água mineral Crystal produzida apenas com material PET reciclado, reduzindo assim a necessidade de novos insumos, o descarte inadequado de embalagens e o nível de emissão de CO2. A garrafa nova é flexível e pode ser torcida facilmente, o que torna mais fácil a coleta. Até 2025 o objetivo é destinar corretamente 100% das embalagens, zerando a geração de resíduos da operação e entregando ao consumidor somente água. Neste ano, mais de 400 mil garrafas foram doadas a hospitais de referência no tratamento da Covid-19 em São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

Crystal
25.8%
D'Fonte
14.5%
Nestlé
7.2%
Ouro Fino
6.0%
Lon Rita
3.0%
Outros
18.7%
Não Lembra
24.8%

Café

A pandemia de Covid-19 impulsionou a marca Café Itamaraty a entregar benefícios sociais que contribuíssem de forma efetiva com o bem-estar da população. “Essa decisão estratégica tem nos guiado a nos posicionarmos neste ano tão desafiador. Temos investido muito nos canais digitais nos últimos anos e é perceptivo o quanto a migração para o e-commerce vem aumentado”, comenta Jaciano Castro, gerente regional de vendas sul. A marca internalizou a logística de e-commerce e trabalha em uma nova plataforma que engloba toda a experiência em torno de cafés raros e especiais. Castro ressalta que a liderança na pesquisa no Top de Marcas é o resultado de uma construção de longo prazo focada em proporcionar a melhor experiência aos consumidores. Nossos cafés contam com a qualidade e a excelência de uma marca essencialmente brasileira e apaixonada pelo que faz”, destacou.

Itamaraty
32.2%
3 Corações
15.7%
Melitta
13.2%
Pilão
4.7%
Mineiro
4.0%
Outros
27.7%
Não Lembra
2.7%

Cerveja

A Brahma é a marca mais lembrada pelos londrinenses quando o assunto é cerveja, voltando a liderar a pesquisa anual Top de Marcas Londrina. A cervejaria investe no aprimoramento dos produtos para levar inovação e atender à todas as ocasiões de consumo. Além da nova Brahma Duplo Malte e da tradicional Brahma Chopp, o portfólio fixo da marca conta com a Brahma Zero, a Malzbier e a família Brahma Extra. De acordo com a assessoria de imprensa, a Brahma sempre buscou construir iniciativas pioneiras que proporcionassem entretenimento e diversão, aproximando os consumidores de suas paixões. Com o início do isolamento social, a marca buscou uma forma de contribuir e continuar promovendo entretenimento, lançando o Circuito Brahma Live.

Brahma
26.2%
Skol
21.8%
Heineken
18.7%
Budweiser
6.2%
Eisenbahn
2.8%
Outros
21.5%
Não Lembra
2.8%

Chopp

O Chopp Brahma, com opções do Claro e do Escuro, também apostou no entretenimento para criar proximidade com os consumidores. No mês de outubro realizou ações alinhadas com a tradicional festa da Oktoberfet, criando a ação: “Vai ter Oktober sim. Em casa. Com Chopp e tudo”. A ideia foi levar a tradição do chopp diretamente para a casa dos consumidores, cedendo um desconto acumulativo na aquisição do barril pelo site Chopp Brahma Express.

Brahma
35.7%
Fábrica 1
6.7%
Colina
4.5%
Amadeus
3.5%
Mega Chopp
2.2%
Outros
17.7%
Não Lembra
29.8%

Leite

Fundada em 1964 por um grupo de produtores de leite determinados a constituir uma cooperativa para captação e industrialização do leite com qualidade, a Cativa é uma das marcas mais tradicionais do mercado londrinense. O ano de 2012 foi um marco para a ampliação de sua área de atuação em mais de 100 municípios e operando com 26 lojas agropecuárias no Paraná para atender consumidores com uma vasta linha de produtos que também inclui sua marca própria de sal mineral e ração Cativa. A marca expandiu o mercado com a aquisição da Confepar, central que englobava seis cooperativas e adquiriu a unidade da indústria da Mococa, em Cerqueira Cesar (SP). O relacionamento com o mercado é feito em ações diretas nos pontos de venda e de comunicação em veículos online e off-line.

Cativa
42.3%
Parmalat
11.8%
Polly
10.7%
Tirol
8.8%
Lider
7.5%
Outros
17.7%
Não Lembra
1.2%

Refrigerante

Líder absoluta quando o assunto é refrigerante, a Coca-cola também é referência quando se fala de campanha de marketing. No início da pandemia, a marca retratou na campanha “Razões para Acreditar” a capacidade de as pessoas se reinventarem para superar os obstáculos. Em julho, o conceito foi “Juntos tem mais sabor”, trazendo um olhar positivo para celebrar pequenos momentos em família.
“Os consumidores e clientes estão no centro de tudo que a Coca-cola faz. Nossa clareza, consistência e compromisso nos distinguem. Esses atributos destacam nossa clareza de visão, missão e estratégia”, informou a assessoria de imprensa da marca no Brasil.

Coca-Cola
67.2%
Guaraná Antarctica
14.7%
Refriko
6.5%
Fanta
3.2%
Pepsi
2.0%
Outros
5.5%
Não Lembra
1.0%

Suco de Laranja

Há sete anos no mercado, o Suco Prat’s vem conquistando e ampliando sua participação no mercado de suco de laranja. Em embalagem transparente de diferentes tamanhos, o suco traz o diferencial de não levar conservante na produção, permitindo uma sensação de degustação do suco que acabou de ser extraído da fruta. As laranjas são produção própria de espécies selecionadas que garantem alta produtividade durante todo o ano. A marca investe continuamente em tecnologia na área de envase e assepsia de seus produtos, implantando rigoroso controle de qualidade para produção de suco concentrado de laranja, que também segue para exportação. “Produzimos nossas frutas e realizamos pesquisas contínuas que situam o desejo do cliente em primeiro lugar”, afirma Alexandre Janene Costa, sócio diretor.

Prat's
43.7%
Natú
11.0%
Del Valle
7.2%
Tampico
5.3%
Tang
4.3%
Outros
17.3%
Não Lembra
11.2%

Vinhos

Fundada na Serra Gaúcha, a Vinícola Guaravera escolheu o Distrito de Guaravera, em Londrina para construir a sua unidade fabril, sob a administração da terceira geração da família de imigrantes italianos. A empresa cultiva uvas de variedades americanas e comercializa marcas consagradas no mercado como o vinho Guaravera e o Mr. Thomas. Ao longo dos anos, a vinícola vem consolidando a sua marca por meio de parcerias comerciais, investimento em mídias sociais e ampliação da visibilidade dos produtos unindo qualidade e preço competitivo. “Mantemos contato direto com o consumidor por meio do marketing digital”, afirma Julio Cesar Gazzi, gerente de marketing. A estratégia agora é ampliar investimentos nos processos logísticos para aumentar a área de distribuição, motivada pela maior demanda do mercado na procura da bebida.

Guaravera
27.5%
Campo Largo
7.2%
Concha y Toro
6.2%
Sangue de Boi
4.3%
Do Porto
2.2%
Outros
32.0%
Não Lembra
20.7%

Conheça as outras marcas vencedoras

Selecione as categorias abaixo e descubra quais são as marcas mais lembradas pelo consumidor em 2020 em 10 segmentos relevantes do mercado.

Pesquisa
Realização
Scroll Up