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Varejo

O cliente em vidência

Marcas desenvolvem ações para ficarem mais próximas do consumidor

Com a máxima de que “o cliente é quem manda” o varejo londrinense reforça o relacionamento com o público-alvo. As redes sociais têm sido grandes aliadas neste sentido. As marcas procuram cada vez mais fidelizar o cliente por meio de atendimento personalizado.

CLÁUDIA ROMARIZ - novembro 26, 2020

consumidora subindo escada rolante em shopping center

Colchão

A marca de colchões Castor, a mais lembrada pelo londrinense, investe em campanhas no mercado nacional para manter a tradição e o posicionamento. Os investimentos em comunicação estão presentes nas mídias televisivas, plataformas tradicionais como jornais, revistas, rádio e outdoors instalados em pontos estratégicos do país, sem contar na forte presença nas mídias sociais. “Estamos bem mais conectados com o mundo online, participando de eventos, webinares e vídeos nos canais e nas plataformas digitais. Investimos no atendimento personalizado para esclarecer as dúvidas dos consumidores em quase tempo real”, Hélio Antônio Silva, CEO da Castor. A marca está dedicando atendimento especial no atendimento ao cliente. “Foi preciso um novo entendimento do comportamento do consumidor e, sobretudo, criar um modelo de diálogo para se reposicionar no mercado durante e pós-pandemia”, comenta o CEO.

Castor
50.0%
Ortobom
31.0%
Anjos
3.3%
Gazin
2.7%
Americanflex
2.2%
Outros
4.3%
Não Lembra
6.5%

Floricultura

A Floricultura Shangri-lá é uma empresa tradicional de Londrina que oferece produtos premium, preços diferenciados e atendimento de qualidade, diferenciais que fazem da marca a mais lembrada do setor. Na Shangri-lá os clientes encontram uma variedade de flores e plantas para realizar seu próprio arranjo de decoração. A loja também trabalha com vasos, produtos para jardinagem, montagem de arranjos e coroas de flores. As flores comercializadas são provenientes de cooperativas de Holambra (SP), o que permite que o estabelecimento ofereça preços mais acessíveis, sem perder a qualidade.

Shangri-Lá
17.0%
Acácia
10.2%
Beija-Flor
9.2%
Paraíso
4.2%
Garden Center Holambra
2.2%
Outros
16.3%
Não Lembra
41.0%

Loja de Calçados

A Casas Ajita constrói a sua visibilidade há meio século, com dedicação da equipe no atendimento aos clientes e com a entrega da promessa de agitar seus passos com a moda, utilizando ações de comunicação On&Off Line que já fazem parte do planejamento de marketing. A empresa é a mais citada pelo consumidor quando pensa em Loja de Calçados. A marca é ainda pioneira no uso do sistema de crediário no Paraná e está presente nas cidades Londrina, Maringá, Ibiporã, Rolândia, Arapongas, Apucarana, Paranavaí, Foz do Iguaçu e no Paraguai.
A empresa vem utilizando plataformas que facilitem a comunicação direta com os clientes e se preparando para o lançamento do seu e-commerce.

Casas Ajita
29.7%
Bolivar
17.3%
Mocassim
6.0%
Centauro
4.5%
Arezzo
4.0%
Outros
33.3%
Não Lembra
5.2%

Loja de Cosméticos

A Leo Cosméticos foi fundada em 2002 e é hoje a maior rede em metros quadrados de piso de loja de cosméticos, higiene e beleza multi-marcas do sul do Brasil com forte presença em Londrina, Arapongas, Apucarana, Maringá, Curitiba, São José dos Pinhais, Joinville e São José em Santa Catarina. Em Londrina, é a marca mais lembrada no segmento. Voltada a atender o público final, a marca quer ser um lugar de experimentação e aprendizado para os clientes. As lojas oferecem cursos de automaquiagem, depilação, penteados, massagem, entre outros.

Léo Cosméticos
60.8%
O Boticário
15.5%
Face Bela
3.7%
Quem Disse Berenice?
2.0%
Natura
1.2%
Outros
8.3%
Não Lembra
8.5%

Loja de Esportes

A Centauro é a maior varejista de produtos esportivos da América Latina e possui o maior Brand Awareness entre as companhias de varejo esportivo no Brasil. A companhia oferece um extenso portfólio de produtos entre calçados, vestuário e acessórios, atuando por meio de uma plataforma omnichannel com operações integradas em todos os canais – lojas físicas, site (desktop e mobile) e aplicativo mobile – desenvolvidos para proporcionar a melhor experiência de compra aos clientes. Neste ano, assumiu a liderança na lembrança espontânea de marca em Londrina. A Centauro disponibiliza ainda uma plataforma de marketplace que possibilita que parceiros anunciem e vendam seus produtos na plataforma digital.
A marca está no mercado há 39 anos e, ao longo de sua história, consolidou seu modelo de negócio de megastore de produtos esportivos, com 211 lojas distribuídas em 104 cidades.

Centauro
37.2%
Decathlon
26.3%
Bolivar
12.3%
Karilu
2.7%
Adidas
1.2%
Outros
7.0%
Não Lembra
13.3%

Loja de Ferramentas

Quando o londrinense pensa em loja de ferramentas a marca que vem à lembrança é a Leroy Merlin. Este foi o primeiro ano em que o segmento foi pesquisado. “Por trás desse resultado há muita dedicação, colaboradores qualificados, muita garra e força de vontade”, afirma Fernando Junior Batistella, Gerente Comercial de Ferramentas da Leroy Merlin. A empresa é o Omnicanal, presente em plataformas digitais como televendas, e-commerce, mídias sociais, TV aberta, rádio e App Leroy Merlin. Além disso, tem projetos sociais que visam contribuir com a comunidade que se encontra em torno da unidade. “Implantamos novas modalidades de venda como o atendimento por WhatsApp com entrega express, a modalidade de venda drive-in e intensivicado o Clique e Retire, em que o cliente compra pelo site e retira sua compra sem sair do carro ou pelo nosso Locker, sem qualquer contato físico”, conta Batistella

Leroy Merlin
15.5%
Macripar
4.3%
Duque Ferramentas
3.2%
Monfer
3.0%
Telhanorte
2.7%
Outros
30.2%
Não Lembra
41.2%

Loja de Móveis

Com muito planejamento na comunicação, utilizando todas as plataformas disponíveis, sem abandonar a mídia tradicional de TV e rádio, e se alinhando ao digital. Essa é a receita da Móveis Brasília para se manter na vitrine e na liderança da lembrança dos londrinenses. O diretor comercial Fernando Moraes afirma que com as lojas fechadas e a falta de produtos nas indústrias foram obstáculos que a empresa precisou enfrentar em 2020. “Tivemos que criar canais diretos de comunicação com os clientes e o que mais funcionou foi o WhatsApp. Os gerentes mandavam ofertas pelas suas listas de clientes. O fato de os clientes ficarem mais tempo em casa fez eles descobrirem que o sofá não era tão macio, que a TV era pequena, que faltava um computador melhor, e assim, com nossos canais de vendas diretas, batemos nossas metas, mesmo com a pandemia”, destacou Moraes.

Móveis Brasília
37.8%
Magazine Luiza
13.7%
Casas Bahia
12.2%
Tok&Stok
1.5%
Ponto Frio
1.2%
Outros
21.0%
Não Lembra
12.7%

Ótica

Com atuação no mercado brasileiro desde 1992, a Óticas Diniz, a mais lembrada em Londrina, representa a maior rede de varejo óptico nacional, estando presente em todos os estados brasileiros. A visibilidade da marca é construída com investimentos nos veículos de comunicação e na sua presença nas redes sociais. Este ano, a marca procurou estar mais próxima do cliente. “Aumentamos nossa presença no WhatsApp, telefone e pelas redes sociais”, explica Alex Lombardi, responsável pelo marketing e propaganda das Óticas Diniz. A ótica investe em produtos com novas tecnologias agregada e em treinamento da equipe de colaboradores. “Os nossos projetos são continuar o trabalho nas mídias que já fazemos, manter a equipe treinada e alinhar o pós-venda para ter o cliente sempre próximo à marca”, afirma Lombardi.

Diniz
44.7%
Visão
5.7%
Carol
5.2%
Matsumoto
4.3%
Visolux
4.0%
Outros
28.8%
Não Lembra
7.3%

Pet Shop

A Cobasi, que conta com duas lojas em Londrina, assumiu neste ano a liderança no segmento Pet Shop. A empresa inaugurou as lojas em 2018 e intensificou a divulgação da marca na região. “Levamos os valores da Cobasi à Londrina com uma mega loja, novidades em produtos e evento de adoção. Além disso, fizemos parceria com um pet influencer local”, conta Daniela Bochi, gerente de marketing.
A empresa lançou nas duas unidades seu serviço de delivery Cobasi WhatsApp com entrega em um raio de até seis quilômetros. Os clientes têm a opção do Cobasi no seu Carro, em que faz a compra pelo site e escolhe receber dentro do veículo. A marca pretende continuar com o foco no atendimento, voltar com os eventos de adoção que estão suspensos na pandemia e trazer novidades do universo pet e garden para o próximo ano.

Cobasi
8.7%
Agro Tettus
5.2%
Petz
4.5%
Fort Dog
3.3%
Pet Shop Com Tour
2.5%
Outros
26.3%
Não Lembra
49.5%

Shopping Center

O Catuaí Shopping chegou aos seus 30 anos em 2020 e conquistou uma posição de destaque na região Sul do país, se mantendo como a marca mais lembrada no segmento em Londrina. “Somos um shopping vanguardista e se consolidou como o principal empreendimento comercial da cidade, responsável por atrair e apresentar ao público local grandes marcas nacionais e internacionais. Somos também um espaço de vivência e lazer para toda a região, carregando forte herança emocional na cidade”, afirmou Lorraine More, gerente de marketing. Este ano, o shopping enfrentou o desafio ter que fechar as portas e replanejar sua atuação. “Muitos projetos que estavam no papel não chegaram ao público, mas nós focamos em uma nova vertente, voltada ao digital, para continuar auxiliando os lojistas a realizarem vendas durante a pandemia”, destacou. O shopping implementou o sistema Drive-Thru e lançou o Catuaí Online. Ainda este ano, planeja lançar o Delivery Center, que é uma plataforma completa focada nas vendas on-line.

Catuaí
56.7%
Boulevard
22.8%
Norte Shopping
11.0%
Royal Plaza
4.7%
Aurora
3.3%
Outros
0.8%
Não Lembra
0.7%

Conheça as outras marcas vencedoras

Selecione as categorias abaixo e descubra quais são as marcas mais lembradas pelo consumidor em 2020 em 10 segmentos relevantes do mercado.

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