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Você conhece o seu cliente?

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O que é necessário na hora de abrir um negócio? Estudar o mercado, oferecer os melhores preços, investir em uma estrutura atraente, idealizar um site robusto e contar com uma rede social dinâmica. Tudo isso é verdade. Mas nenhuma dessas iniciativas é válida se você não conhecer o seu cliente. O Top de Marcas já completa 25 anos neste ano e, ao longo das suas edições, em todas as pesquisas top of mind, o que fica claro é que marcas que conhecem o seu consumidor fazem muito mais sucesso com eles. Esse know-how do cliente é um dos responsáveis por tornar as empresas referências em seus negócios. Listamos neste post os principais benefícios de conhecer o seu cliente e as estratégias para aproximá-lo do seu negócio. Nesse post vamos explicar os seguintes pontos:

  • Conhecer o perfil do cliente
  • Passos para conhecer o cliente

Conhecer o perfil do cliente é fundamental para a sua empresa

Ao conhecer o cliente você cria a primeira relação entre ele e sua marca, que é a de aproximação. Esse conhecimento garante que você entenda o que o seu público alvo deseja e também como ele quer receber suas informações. Um exemplo disso é como analisamos um serviço oferecido para empreendedores, os  profissionais sênior, e outro para jovens adultos que estão sendo inseridos agora no mercado de trabalho. Se a comunicação entre esses dois públicos for igual, fica claro que só uma será atingida. Se a comunicação for mais formal atingirá o público sênior e se ela for informal irá se conectar com o público jovem. Por mais básico que pareça, muitos negócios pecam na hora de estabelecer essa conversa porque não fazem a segmentação necessária. 

Conhecer o cliente leva a relação mais importante que você deve ter com ele, a de fidelidade. Quando uma marca realiza a aproximação, tem a primeira chance de mostrar o diferencial do seu produto. E, conhecer o consumidor é um grande diferencial. Um cliente satisfeito é, por consequência, um cliente fiel, e essa fidelização faz não apenas ele voltar a consumir, como também indicar a experiência para outra pessoas. E assim a empresa cria uma rede de fidelização ainda maior, o que, na prática, se traduz em rentabilidade.

Quais os passos para conhecer o meu cliente?

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É possível perceber que a maioria das campanhas de marketing e publicidade está cada vez mais focada em colocar o consumidor no centro das discussões, e não o produto. Mas como descobrir quem é esse cliente? Separamos aqui algumas dicas que vão te ajudar a definir o público alvo da sua empresa.

  • Colete os dados básicos: quando você começa a vender o seu produto já precisa ter uma ideia inicial de quem é o consumidor, mas ao fazer uma análise de quem segue seu perfil e dos primeiros clientes, você pode definir por idade, gênero, profissão e até o estado civil dos seus consumidores. Quanto mais específico, mais fácil de fazer uma comunicação direta e assertiva. 
  • Faça testes de público alvo: depois do estudo de quem é seu cliente, teste diferente tipos de linguagem e imagem para saber qual ou quais o público responde melhor. Muitas vezes é na prática que você conhece seu consumidor.

Sua marca fez algum estudo para conhecer o público alvo? Compartilha com a gente nos comentários como é o relacionamento da sua empresa com o cliente. 

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