x
×
Siga o Top de Marcas nas redes sociais
Branding

Marcas mais lembradas pelos brasileiros no ano de pandemia

cervejas-no-balde

Em 2020 realizamos as edições dos prêmios Top de Marcas Londrina e Top de Marcas Apucarana, onde revelamos as marcas mais lembradas pelos consumidores em mais de 100 segmentos de mercado. Além da pesquisa Top of Mind, realizada nessas cidades e em outros lugares do Brasil, outros estudos também foram feitos para revelar quais marcas são as mais lembradas pelos brasileiros, incluindo as que estiveram em primeiro lugarna memória neste ano de pandemia.

E por que é tão importante conhecer essas marcas? A pandemia COVID-19 foi um momento atípico para todo o mercado, mas também foi um momento decisivo. Isso porque muitos negócios cresceram no momento em que as pessoas precisaram passar mais tempo em casa. No post de hoje vamos falar sobre os dados da consultoria Croma, onde 4 mil entrevistados revelaram as marcas mais lembradas na pandemia e também as principais mudanças em seus hábitos de consumo. 

Mudanças nos hábitos de consumo

As principais mudanças no comportamento do consumidor apontadas pela pesquisa foram o aumento das compras on-line e o hábito de comprar menos vezes, mas em maior quantidade. Seja em mercados, farmácias ou em outros ambientes com serviços indispensáveis, os consumidores aderiram às compras na internet mas também passaram a comprar mais itens de uma única vez, o que refletiu diretamente na maneira como as marcas produziram seus produtos, mudando a frequência e, consequentemente, o faturamento. 

As marcas mais lembradas

Entre as 300 marcas apontadas pelos consumidores no Brasil, separamos as 10 mais lembradas de acordo com suas posições: 

  1. Ambev
  2. Ypê
  3. Itaú
  4. Natura
  5. Boticário
  6. Ifood
  7. Magazine Luiza
  8. Santander
  9. Carrefour
  10. Vivo

E por que essas foram as marcas mais lembradas? Alguns motivos estão diretamente ligados às necessidades da pandemia. Com mais tempo em casa e a impossibilidade de frequentar lugares, o consumo de comidas de restaurantes (caso do Ifood) e bebidas encontradas nos bares (caso da Ambev) passou a ser feito em casa. Além disso, as Lives se popularizaram na pandemia e viraram um evento para a família curtir junto. Vale lembrar que muitas dessas Lives foram patrocinadas pela Ambev. 

Outro ponto relevante é que a maioria dessas marcas investiram muito na comunicação durante a pandemia, inclusive em causas sociais. A maioria das marcas citadas na pesquisa participou de grandes doações de álcool em gel para comunidades e estabelecimentos, além de outros itens de necessidade básica. Ser lembrado está diretamente ligado às ações que as empresas realizam e que se somam ao propósito de cada uma. 

É aqui que o marketing de causa, tema já citado aqui no blog, se faz cada vez mais presente. Essas marcas investiram na sua visibilidade para fazer a diferença em um momento de crise, e os consumidores percebem isso. Estar na lembrança do consumidor também é estar entre as suas primeiras opções de compra e o marketing atrelado ao propósito é uma peça chave nesse momento. Conheça mais sobre como sua marca pode fazer a diferença aqui no nosso blog: POST. 

Pesquisa
Realização