x
×
Siga o Top de Marcas nas redes sociais
Posicionamento

Por que a minha marca precisa se engajar socialmente?

A resposta é simples: a sua marca fala. Sim! A marca não é mais apenas um meio para vender um produto, mas o propósito por trás do que você oferece para a sociedade. E o que sua marca está comunicando aos consumidores?

A palavra engajamento, do verbo engajar, significa participar de maneira colaborativa em alguma causa ou ideal. Assim, engajamento social é a ação de se envolver com algo que seja importante para a sociedade, desde pautas socioambientais até de apoio à diversidade. 

Nem sempre o engajamento social dentro das empresas foi determinante para os negócios. Na década de 70, por exemplo, o economista Milton Friedman publicou um texto no The New York Times criticando duramente as empresas da época que começavam, ainda timidamente, a pensar em políticas de responsabilidade socioambiental.

Mas o mundo mudou, a história da humanidade passou por fortes e importantes transformações políticas e sociais. Se durante o movimento dos direitos civis nos Estados Unidos, do movimento hippie, movimento das mulheres e tantas outras causas que tomavam o planeta a partir dos anos 60, o mundo empresarial podia se manter alheio, hoje muito pelo contrário, a cobrança por um posicionamento vem pelo próprio consumidor.

A geração millennials têm um papel decisivo nesse novo perfil consumidor, principalmente por causa da internet e das redes sociais. A imagem das empresas está muito mais exposta e o canal de relacionamento com o público está muito mais direto. Por essa razão, o engajamento social dentro da sua empresa não pode ser como qualquer outra ação de marketing, mas precisa fazer parte do seu propósito como gestor genuinamente.

Se nas suas redes sociais for publicado um post de apoio à diversidade e seu quadro de funcionários não representa o seu posicionamento online, o seu público, em algum momento tomará conhecimento, e a sua narrativa soará falsa. Então lembre-se: engajamento social é propósito, não estratégia de marketing. Ofereça mais do que produtos, ofereça uma experiência desde o conceito, produção, em todo o seu percurso até o consumidor final. Produtos e serviços vêm e vão, se tornam obsoletos rapidamente, propósitos ficam!

COMO ESCOLHER UMA CAUSA PARA A SUA EMPRESA?

Como já mencionamos, a sua causa precisa estar alinhada ao seu propósito. Então, o primeiro passo é escolher uma bandeira que faça sentido dentro do seu posicionamento e, principalmente, envolver toda a equipe, desde a gestão, até os colaboradores de todas as áreas. 

Como o significado da palavra já diz, engajar significa se envolver. Não se posicione apenas nos seus canais de comunicação. Se envolva, invista tempo e dinheiro, crie ações. Tenha atitudes que reflitam em quem você está tentando demonstrar ser. 

Quer que sua marca se torne relevante? Faça com que ela tenha mais a dizer, do que apenas vender com foco no lucro. 

10 DICAS PARA POSICIONAR A SUA MARCA COM SUCESSO:

1.Tenha COERÊNCIA entre discurso e prática. FUNDAMENTAL!

2. Promessas devem estar alinhadas com a cultura da empresa. Não seja FAKE!

3. Conheça seu PROPÓSITO. Qual a razão da sua existência? Legitime suas ações.

4. Quais as CAUSAS da sociedade estão alinhadas com o seu PROPÓSITO? Faça uma análise antes de agir.

5. Não invente NARRATIVAS. Conecte suas AÇÕES aos seus VALORES e exerça seu propósito genuíno.

6. Construa CONFIANÇA. Marcas confiáveis agem de acordo com o seu discurso.

7. Se aproxime do seu público. CONSTRUA RELACIONAMENTO.

8. Melhor o FEITO do que o PERFEITO: seja AUTÊNTICO.

9. SE REINVENTE: a hora não é de vender e sim de SERVIR e ACOLHER. Escute para entender.

10. Não pareça SER. SEJA! Construa REPUTAÇÃO.

Pesquisa
Realização
Scroll Up