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Branding

Quais os caminhos para fortalecer o propósito das marcas

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A atuação sustentável das empresas com base em critérios de governança, responsabilidade ambiental, inclusão e diversidade social se tornou, mais do que nunca, estratégica para combinar resultado financeiro com prosperidade social.

Nas empresas, a governança se traduz em normas e em institutos criados para garantir a máxima transparência e confiabilidade na divulgação de resultados, políticas de compliance e de gestão de risco. São medidas que permitam avaliar os interesses das partes afetadas pelas atividades da empresa.

Estas iniciativas, somadas à rapidez da transmissão de informações nas redes sociais, têm sido adotadas em meio ao crescimento exponencial da vida digital, acentuada pela crise da pandemia. Mais que uma opção, a governança corporativa passou a ser uma necessidade premente num mundo de demandas socioambientais inadiáveis e riscos crescentes para a atuação empresarial, envolvendo questões diretamente relacionadas à sociedade e às pessoas.

Tudo isso está diretamente conectado ao propósito das marcas, à essência do motivo de existirem. As políticas de governança devem levar em conta a responsabilidade criada com todos os públicos com os quais a empresa se relaciona. Tanto a vivência do propósito quanto os compromissos que se materializam na experiência do consumidor precisam ganhar atenção máxima das marcas para que sejam percebidas como responsáveis nas esferas social e ambiental.

Para isso é preciso repensar as ações de inclusão com o apoio ao desenvolvimento de comunidades. Pesquisa recente realizada pela Union+Webster mostrou que 87% dos brasileiros preferem comprar produtos e serviços de empresas responsáveis socialmente.

Outra pesquisa da consultoria global McKinsey evidenciou que empresas que se comprometem com a diversidade tendem a lucrar 25% mais. Montar um comitê de diversidade nas empresas pode ser o primeiro passo para a construção da inclusão social, já que estruturar a diversidade passou a ser tão importante quanto lançar um produto no mercado.

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