x
×
Siga o Top de Marcas nas redes sociais

Varejo

Consumo aumenta e varejistas ampliam canais de vendas

O varejo, um dos principais setores da economia brasileira, começa a respirar após o volume de vendas superar as expectativas. Em abril, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revisou para cima a previsão de crescimento de vendas para este ano. A expectativa, que era de 1,6%, subiu para 2%.
Os números positivos animam. Para acompanhar o crescimento previsto, lojistas inovam e ampliam, cada vez mais, canais de comunicação e vendas com o consumidor. Pesquisa recente do Sebrae apontou que aproximadamente 70% das micro e pequenas empresas brasileiras usam ferramentas digitais para vender. O levantamento identificou que 40% das vendas dos pequenos negócios brasileiros vêm de canais digitais.
As plataformas mais usadas pelos pequenos negócios são WhatsApp (56%), Instagram (43%) e Facebook (23%). Por outro lado, o consumidor tem priorizado atendimento de excelência e humanizado, marcas mais sustentáveis e com responsabilidade social.

CLÁUDIA ROMARIZ - junho 9, 2024

Colchão

Há 20 anos em Apucarana com loja própria, além de presença em lojas de móveis e multimarcas na cidade, a Colchões Castor é a marca mais lembrada pelo consumidor apucaranense no segmento. “Receber, mais uma vez, o prêmio Top de Marcas Apucarana é motivo de gratidão e orgulho para a Castor. Essa premiação reforça o reconhecimento da marca pelos consumidores e a confiança depositada ao longo dos nossos 60 anos de história”, diz o CEO do Grupo Castor, Hélio Antônio Silva. Segundo ele, a marca Castor se conecta com seu público de diversas formas, incluindo veiculações na TV, redes sociais e atendimento personalizado. Nas redes sociais, a Castor mantém perfis ativos, compartilha conteúdos relevantes e dicas sobre sono e bem-estar.
Colchões Castor
31.5%
Ortobom
12.8%
Gazin
8.8%
Anjos
5.0%
King Konfort
2.5%
Outros
9.7%
Não lembra
29.7%

Fábrica de Bonés

Fundada em 1990, quando o setor boneleiro dava seus primeiros passos na cidade, a Bonelli atravessou por vários momentos econômicos e pelas variações das tendências de mercado. O primeiro lugar na lembrança do apucaranense, segundo o proprietário e administrador da empresa, João Begalli, aumenta ainda mais a responsabilidade. “Esse prêmio é muito importante, porque sinaliza que a Bonelli é uma empresa sólida e que presta um bom trabalho ao mercado”, avalia. Atualmente, a empresa tem 80 colaboradores e não dispensa investimentos em tecnologia. O seu parque fabril é todo verticalizado. “O objetivo é sempre atender o cliente da melhor maneira”, reforça Begalli. A empresa é certificada desde 2000 pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) e atende grandes magazines, linhas esportivas e private label.
Bonelli Bonés
8.3%
Itália Milano
6.8%
Showa Bonés
4.0%
Manos Caps
3.3%
Texas Farm Store
3.0%
Outros
27.0%
Não lembra
47.6%

Floricultura

A Floricultura Flor & Arte passou por uma ampla reforma no início deste ano, inclusive, de conceito. A loja ganhou nova identidade visual, que remete à elegância vintage. A mudança é percebida não só por quem passa pela rua, mas também nas redes sociais da marca. Os investimentos foram reconhecidos pelo público, que, mais uma vez, concedeu a liderança da Flor & Arte na pesquisa Top de Marcas. De 2023 para 2024, o reconhecimento da marca cresceu cinco pontos percentuais. “Esse reconhecimento, mais uma vez, traz o sentimento de dever cumprido. Acredito também que a disposição em inovar sempre é o segredo para permanecer na liderança”, avalia Aída Assunção, proprietária da marca. Segundo ela, a maior conexão com o público acontece no atendimento ao cliente. “É nesse momento que criamos um relacionamento verdadeiro”, revelou.
Flor e Arte
33.5%
Channel
22.5%
Azaléia Flores
2.5%
Katia Decoração
2.0%
Primavera
1.5%
Outros
5.5%
Não lembra
32.5%

Loja de Brinquedos

Há 15 anos, a Carrossel é a loja de brinquedos mais lembrada pelos apucaranenses na pesquisa Top de Marcas. Localizada em ponto estratégico e com nicho bem definido, a marca também é conhecida pela variedade de brinquedos e pelo atendimento personalizado aos clientes. “Ficamos felizes em receber o prêmio por mais um ano e buscamos sempre atender nossos clientes com muitas opções de produtos e bons preços. Acredito ainda que a exclusividade da loja em vender apenas brinquedos e a longevidade da marca contribuem para essa diferenciação entre os apucaranenses”, diz Bruno Manzato Mendes, proprietário da marca. A loja Carrossel tem mais de 20 anos de história, conta com uma equipe de 5 colaboradores e fortalece a aproximação com o público através dos perfis ativos nas redes sociais.
Carrossel Brinquedos
31.0%
Tapete Mágico
11.8%
Giga
8.8%
Ri happy
6.0%
Loja da Banana
3.8%
Outros
12.0%
Não lembra
26.6%

Loja de Esporte

Loja de produtos esportivos em Apucarana? Esportes Camisa 10 lidera o segmento como a mais lembrada desde o início da pesquisa Top de Marcas na cidade, há 16 anos. A marca tem uma história com Cidade Alta há mais de 30 anos, sempre presente em eventos esportivos. “Receber o Top de Marcar traz um sentimento de realização e de gratidão. Agradeço aos meus parceiros, fornecedores, clientes e, principalmente, aos meus colaboradores por esta conquista”, diz Nilsa Christ, proprietária da marca. Na avaliação da empresária, o diferencial da loja está no atendimento humanizado com todos que interagem com a empresa.
Esportes Camisa 10
38.8%
Sport Center
14.8%
GRG Sport
14.3%
Centauro
6.0%
Brasil Sports
1.8%
Outros
7.0%
Não lembra
17.3%

Loja de Informática

A iHard está há 15 anos no mercado apucaranense e, a cada ano, tem conquistado mais espaço na mente do consumidor. De 2023 para 2024, a marca cresceu quase 10 pontos percentuais. Entre as ações recentes que aumentaram a visibilidade da marca está a mudança de endereço aliada à atenção dedicada às necessidades dos clientes, alémda presença digital, inclusive no e-commerce. “Investimos em capacitação e tecnologia de ponta. Além disso, ouvimos atentamente o feedback dos consumidores e adaptamos nossos produtos e serviços de acordo com suas demandas., Recentemente, mudamos para um novo endereço, ampliando nossa estrutura física e modernizando nosso espaço”, diz Silvana Rezende de Freitas, sócia-proprietária da marca. A iHard conta com equipe de 12 funcionários diretos e seis indiretos. “Eles são essenciais para o nosso sucesso”, conclui.
iHard Tecnologia
34.8%
JL Informática
1.8%
Innove Informática
1.3%
Max Informática
1.3%
Nativa Informática
0.8%
Outros
10.5%
Não lembra
49.5%

Loja de Roupa Feminina

Com forte presença nas redes sociais, as marcas Bonny e a Jolly, ambas pertencentes ao mesmo grupo empresarial, dividem espaço na mente dos apucaranenses como as lojas de roupas femininas mais lembradas. Se por um lado a Jolly chama a atenção por trazer as principais tendências para a cidade, a Bonny se destaca pelas produções atemporais. Para o diretor das marcas, Alex Paulo Abe, o reconhecimento pela pesquisa Top de Marcas é motivo a ser comemorado. Ficamos muito felizes em sermos lembrados mais uma vez e seguimos buscando fazer sempre o melhor. Estamos continuamente buscando a melhoria do nosso negócio com a entrega de marcas de qualidade, preço justo”, afirmou. A Jolly conta com duas lojas em Apucarana e uma em Apucarana. Já a Bonny está presente com uma loja em Apucarana e outra em Arapongas.
Jolly
12.0%
Bonny
12.0%
For Boys For Girls
6.3%
B1
5.0%
Hering
4.0%
Outros
42.8%
Não lembra
17.9%

Loja de Roupa Infantil

A Pimpolho, pelo 16º ano consecutivo, assegurou o primeiro lugar como marca mais lembrada na moda infantil na cidade. Há 22 anos no mercado, a empresa trabalha com mais de 60 marcas diferentes para atender os mais diversos estilos. “É um sentimento de muita alegria e também de muita responsabilidade, pois manter a marca em evidência por tantos anos é fruto de muito trabalho, respeito aos clientes e aos colaboradores”, pontua o sócio proprietário, Antônio Carlos Faria. Além de prezar pelo bom atendimento presencial, Antônio Carlos revela que a marca também aposta nas plataformas digitais, como Facebook, Instagram e WhatsApp para ampliar a divulgação, e conta com um time de nove colaboradores capacitados para realizarem o melhor atendimento ao cliente.
Pimpolho
25.3%
Bambolê
5.8%
Loja João e Maria
4.8%
Mundo Encantado
4.3%
Pernambucanas
2.5%
Outros
28.8%
Não lembra
28.5%

Loja de Roupa Masculina

A Bonny é a primeira marca que vem à memória do apucaranense quando pena em Loja de Roupa Masculina. Na Cidade Alta, a marca conta com duas lojas: a Bonny Sport Wear e a Bonny Men. Ambas mantêm os perfis nas redes sociais atualizados com as principais tendências da moda para o público e traz para a cidade as marcas mais conceituadas do mercado. Segundo o diretor, Alex Paulo Abe, as marcas conversam com o público através das redes sociais, WhatsApp e também sempre participam de promoções lançadas para o comércio da cidade, além da realização de ações da própria loja. Abe também ressalta que as lojas prezam sempre por qualidade, diversidade de produto e preços diferenciados, oferecendo marcas que estão em evidência no mercado.
Bonny
18.8%
For Boys For Girls
10.0%
Bello Vício
9.3%
Cartola Men Store
6.8%
Loja A1 Mens Wear
6.8%
Outros
33.8%
Não lembra
14.5%

Ótica

A Ótica Diniz é a marca que lidera a lembrança do apucaranense por mais um ano. No Brasil são mais de mil lojas físicas em muitas cidades e estados. Estabelecida em ponto estratégico, a Ótica Diniz em Apucarana traz para a Cidade Alta mais de 50 nomes de marcas renomadas no setor e um mix de produtos e soluções ópticas, de alta tecnologia, para lentes, óculos de grau e de sol. “O nosso grande diferencial é conquistar a confiança do cliente, oferecendo produtos da melhor qualidade, desde a lente, até a armação, sempre com um atendimento que visa a excelência e a satisfação do cliente”, ressalta o proprietário local da marca, Pedro Pimenta. Ele frisa que o consumidor também encontra a Ótica Diniz nas redes sociais e pode sanar dúvidas pelo canal de atendimento do WhatsApp. E para criar uma conexão ainda maior com os apucaranenses, a marca investe em divulgação nos meios de comunicação local, ampliando sua visibilidade.
Óticas Diniz
20.8%
Ótica Especializada
14.5%
Ótica Caracol
12.0%
Juarez Ótica
6.5%
Ótica Perfil
5.3%
Outros
29.5%
Não lembra
11.4%

Conheça as outras marcas vencedoras

Selecione as categorias abaixo e descubra quais são as marcas mais lembradas pelo consumidor em 2020 em 10 segmentos relevantes do mercado.

Pesquisa
Realização