Top Marca Sustentável
estimulou empresas a compartilharem suas histórias
CLÁUDIA ROMARIZ - Top de Marcas Londrina 2024 - 21/11/2024
Despertar o interesse das pessoas em interagir com os conteúdos corporativos demanda muito mais que criatividade. Consumidores e sociedade estão mais propensos a prestarem atenção às mensagens que se conectam com valores e propósitos, capazes de contarem histórias sobre ações responsáveis das empresas com pessoas e meio ambiente.
Como chamar a atenção do consumidor para o negócio é condição para que as marcas alcancem a visibilidade e tenham a chance de se tornarem relevantes, torna-se mais do que urgente a construção de conexões das marcas com o mercado com base em iniciativas, ações, projetos que impactam e transformam a vida das pessoas e do meio ambiente.
O Top Marca Sustentável abre esta oportunidade de visibilidade para as empresas locais contarem suas histórias. Nesta primeira edição, três empresas deram um novo passo: Unimed Londrina, Catuaí Shopping e Colchão Castor demonstraram os ganhos relevantes que a prática da sustentabilidade vem trazendo ao mundo corporativo, compartilhando dados sobre quatro questões relativas aos indicadores de meio ambiente e três questões relacionadas com os indicadores de pessoas.
UNIMED LONDRINA
A contratação de créditos de energia solar, com o objetivo de aumentar a sustentabilidade ambiental e contribuir para um futuro mais verde, já está fazendo parte das ações da Unimed Londrina para a gestão do consumo de energia. Já na gestão hídrica, a cooperativa adotou o reaproveitamento de água da chuva para descargas de banheiros. “Estamos sempre em busca de novas maneiras de otimizar o consumo de água em nossas operações, reforçando a sustentabilidade em nossas atividades diárias”, destacou Dayane Gonçalves Santana Negrisoli – Gerente de Marketing e Comunicação.
A reutilização de materiais também é uma prática na cooperativa. Muitos são transformados e doados a projetos sociais. A cooperativa faz ainda o descarte adequado de maquinários, móveis, uniformes e tecidos sem uso, garantindo uma destinação ambientalmente responsável. Já os papeis descartados são vendidos e o valor arrecadado é revertido para a compra de livros doados às crianças.
“Desde 2008, já plantamos 17.142 árvores e distribuímos 21.755 mudas por meio do nosso programa “Bosque da Vida”, que realiza plantios em áreas de reflorestamento na região de Londrina. Todos os nossos colaboradores recebem canecas duráveis e squeezes, evitando o uso de copos descartáveis em nossas dependências”, afirma Dayane.
“Estamos sempre em busca de novas maneiras de otimizar o consumo de água em nossas operações, reforçando a sustentabilidade em nossas atividades diárias”
— Dayane Gonçalves Santana Negrisoli
No desenvolvimento social de comunidades, a Unimed Londrina realiza, entre as muitas campanhas, a de arrecadação de lacres de alumínio para compra de cadeiras de roda, resultando em 240 cadeiras doadas a 81 instituições. Outras iniciativas são a campanha de frascos para arrecadação de materiais para o Banco de Leite Humano, além das campanhas de Doação de Sangue, Páscoa, Outubro Rosa e Natal, todas com o envolvimento de colaboradores voluntários.
“Na campanha de incentivo à destinação do Imposto de Renda, destinamos R$ 1.360.000,00 para projetos culturais e sociais da cidade, impactando cerca de 500 mil pessoas”, salientou. Além dessas ações, a cooperativa possui projetos permanentes na área da saúde e da educação que traz impacto direto no atendimento e na formação da comunidade.
CATUAÍ SHOPPING
No consumo de energia, o Catuaí Shopping Londrina tem apostado na automação de equipamentos e aquisição de máquinas mais eficientes, além da compra de energia de fontes renováveis como hidráulica, eólica, solar, térmica e biomassa. Para monitorar o consumo de água, adota práticas de utilização de mictórios ecológicos e assumiu o compromisso de, até 2030, trabalhar com captação de água da chuva e reutilização de água.
Já na gestão de resíduos, um desafio para grandes geradores, o Catuaí alcançou uma taxa atual de reciclagem de 68%. Os resultados, segundo a administração, vem aumentando com a reestruturação da central de resíduos e treinamentos da equipe que faz a separação de tudo o que é descartado, além do trabalho de conscientização com lojistas e clientes. Mensalmente, são enviadas para compostagem em torno de 70 toneladas de lixo orgânico. O adubo que retorna é utilizado no paisagismo do próprio shopping, doado para os colaboradores e agora os clientes podem levar para casa os adubos em saquinhos. O objetivo é que entendam a importância de cada um fazer sua parte na correta destinação do lixo.
Na gestão de pessoas, o Shopping apoia ações internas ligadas à saúde física e mental dos seus colaboradores, o que inclui campanhas de acolhimento, nutricionais, de vacinação e de conscientização, por exemplo, além de programas com opções de lazer, cultura, educação, saúde e turismo.
CASTOR
Na fabricação de colchões, a eficiência energética recebe uma atenção especial da Castor ao combinar fontes renováveis com tecnologias que otimizam o consumo para redução da pegada de carbono. No consumo de água, a empresa adotou o sistema de captação de água de chuva para jardinagem e limpeza, e ainda destina uma reserva complementar para a Brigada de Incêndio.
No gerenciamento de resíduos, a Castor adotou um programa de logística reversa de embalagens que retornam para o ciclo produtivo. Já os resíduos de espumas são reaproveitados para a criação de uma espuma de alta performance, minimizando o desperdício e mantendo a produção sustentável.
Na mesma linha, a empresa prioriza o uso de matérias-primas renováveis e sustentáveis como o BIOVISCO™, uma tecnologia 100% biodegradável e resultante de pegada de carbono negativa. “Nossas embalagens são recicláveis e passam por um programa de logística reversa, fechando o ciclo de forma a minimizar o impacto ambiental”, afirma Victor Luzio Silva, Gerente de Marketing.
Internamente, a empresa realiza programas de bem-estar com os colaboradores com eventos e campanhas que incentivam o cuidado com a saúde. Um dos destaques é o Projeto Família que oportuniza a visita de familiares dos colaboradores na operação da indústria.
“Nossas embalagens são recicláveis e passam por um programa de logística reversa, fechando o ciclo de forma a minimizar o impacto ambiental”
— Victor Luzio Silva
Na comunidade do seu entorno, a Castor investe na realização de parcerias e projetos para o incentivo ao esporte com o objetivo de contribuir com a educação e o desenvolvimento social das pessoas.
Sustentabilidade na prática
Para Liane Lima, fundadora da VIAPOLO Sustentabilidade & ESG em Londrina, a adoção das práticas sustentáveis e de cuidados com as pessoas vão além da manutenção de uma boa imagem para a organização. “A promoção do bem-estar dos colaboradores resulta em maior satisfação e alcance de resultados. Ao desenvolver programas sociais, a empresa incentiva a cultura da sustentabilidade entre seus colaboradores, clientes e parceiros, promove práticas mais conscientes e responsáveis por meio de ações que contribuem para o desenvolvimento social, ambiental e econômico nas comunidades onde está inserida”, afirmou.
Além disso, investimentos sustentáveis atraem mais clientes e investidores. “Isso impulsiona o crescimento da empresa, otimiza custos, competitividade, produtividade e fomenta um ecossistema sustentável dentro e fora da organização. Implementar o ESG não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para empresas que buscam se destacar em um mercado cada vez mais consciente e responsável”, sentenciou a especialista.