x
×
Siga o Top de Marcas nas redes sociais

Tops Especiais >Top Marcas Corporativas

Sentimentos despertam a lembrança do londrinense

Pesquisa mostra que percepções do cidadão sobre atributos corporativos que destacam as empresas no mercado tem relação direta com o sentimento que as marcas despertam ao alcançarem visibilidade em diferentes cenários

CLÁUDIA ROMARIZ - novembro 20, 2024

A mais lembrada é também a mais amada

Quando você pensa nas empresas de Londrina, qual a que primeiro vem à memória? E entre as empresas da cidade, qual você mais ama? Para essas duas perguntas, a maioria dos entrevistados da 29ª edição da pesquisa Top de Marcas Londrina respondeu Super Muffato.

Presente no cotidiano do londrinense desde 1995, o Super Muffato foi ampliando sua rede e inovando no segmento, ganhando notoriedade por meio de uma comunicação eficiente, programas de fidelização, facilidades na rotina de compras e compromisso com a experiência do consumidor.

“Londrina tem uma sociedade exigente, por isso é extremamente honroso para o Muffato ser reconhecido na cidade”, comenta Everton Muffato, diretor do Grupo que está entre as maiores redes varejistas do país, operando com as bandeiras Super Muffato (varejo) e Max Atacadista (atacarejo), além de outros serviços e negócios. A rede atua em 50 cidades do Paraná e interior de São Paulo e emprega aproximadamente 23 mil colaboradores diretos.

A empresa chega ao final de 2024 com diversos retrofits em Londrina, que incluem a ampliação do Super Muffato JK com cafeteria 24h, e a remodelação total do Super Muffato Cafezal. Everton Muffato destaca ainda o novo Super Muffato Alphaville, que terá uma experiência de compras voltada para a qualidade de vida. “Seguimos construindo um varejo sólido e sustentável, que propicia oportunidades e desenvolvimento humano, além de bons negócios para clientes e parceiros comerciais”, destacou.

O Grupo tem 50 anos de história e uma participação ativa na sociedade. “Praticamos o diálogo diariamente com nossos colaboradores, parceiros, clientes e com toda a população, em todos os canais que temos disponíveis. Esse diálogo não é apenas o compartilhamento das nossas histórias, mas também a escuta ativa das demandas, no intuito de encontrarmos os pontos de convergência. Buscamos estar presentes nas mídias tradicionais, nas mídias digitais e, sobretudo, no presencial, face a face. A interação em todas as esferas é o que mantém em alta esta sinergia construída ao longo desse meio século no mercado”, comenta Everton Muffato.

Top do Top

Super Muffato
11.8%
Grande Londrina
6.5%
Cacique
4.2%
Sercomtel
3%
Plaenge
2.3%
Outros
64.5%
Não lembra
7.7%

Top mais amada

Super Muffato
4.5%
Catuaí Shopping
3%
Havan
2.8%
O Boticário
2.2%
Cacique
1.8%
Outros
60.5%
Não Lembra
25.2%

Responsabilidade ambiental, com qualidade e segurança

A Kurica Ambiental se mantém na liderança como a primeira marca que vêm à lembrança quando o londrinense pensa em cuidados com o meio ambiente. Com atuação no segmento de gestão de resíduos sólidos, a empresa abrange quatro eixos principais: educação ambiental, através de programas para conscientizar a comunidade sobre a importância da reciclagem e do gerenciamento adequado de resíduos; responsabilidade ambiental, com utilização de tecnologias inovadoras para tratar os resíduos de forma sustentável; investimentos em qualidade e segurança por meio de práticas certificadas em gestão de qualidade pela ISO 9001 e seguros ambientais de cargas para garantir a segurança no transporte de resíduos; e engajamento comunitário, com a participação em projetos comunitários e promoção de ações de responsabilidade social.

Para Elisangela Areano, assessora jurídica da Kurica, a premiação se alinha com os princípios e a missão da empresa. “Nosso pilar central é a preservação do meio ambiente e a promoção de um futuro mais sustentável. A premiação valida nossos esforços contínuos em oferecer soluções eficientes e inovadoras para a gestão de resíduos, ao mesmo tempo em que promove a educação ambiental e o engajamento comunitário. O reconhecimento também nos motiva a continuar liderando iniciativas ambientais e a buscar novas maneiras de contribuir positivamente para a sociedade e o meio ambiente”, afirmou.

Top Meio Ambiente

Kurica Ambiental
2.8%
A. Yoshii
2.5%
Super Muffato
2.2%
Plaenge
1.5%
Cacique
1.2%
Outros
16.8%
Não lembra
73%

O emprego dos sonhos tem aroma de café

E qual a empresa que o londrinense mais gostaria de trabalhar? Em 2024, a vencedora foi a Cacique, empresa símbolo da Londrina e que ajudou a dar notoriedade para a “capital do café”, como a cidade ficou conhecida mundialmente na década de 60. A Cacique é líder em exportações de café solúvel no Brasil, tendo recebido em 2023 o prêmio de Maior Exportador de Café Solúvel durante o Cecafé Coffee Dinner Summit, em São Paulo.

“Ao longo de nossa trajetória de 65 anos, valores fundamentais têm direcionado nossas estratégias e inspirado nossos relacionamentos. Esses valores nos motivam a buscar, de forma contínua, a excelência e a qualidade em nossos produtos, adaptando-os às demandas globais, inovando constantemente e promovendo a sustentabilidade e a responsabilidade social”, comenta Damaris Doni Züge, gerente de recursos humanos. “Com nossos colaboradores, cultivamos uma relação humana, fundamentada no respeito e na confiança. Trabalhamos para oferecer um ambiente positivo, um pacote de remuneração competitivo e benefícios que proporcionem segurança e bem-estar ao colaborador e à sua família”, ressaltou.

Outro diferencial da empresa para os colaboradores é o Grêmio Esportivo Cacique, uma área de lazer com estrutura completa para a prática de esportes e atividades recreativas, com campos de futebol, quadra poliesportiva, piscina, salão de festas e churrasqueiras. “Investimos em treinamento e desenvolvimento, priorizando oportunidades de crescimento interno, e realizamos uma pesquisa de clima anual para identificar oportunidades de melhoria a partir da perspectiva de nossos colaboradores. Por meio de práticas de comunicação interna, buscamos manter todos engajados e informados, fortalecendo o senso de pertencimento e o orgulho de fazer parte da Cacique”, revela.

A marca ainda preza pela construção de relações de confiança e vínculos duradouros com os clientes, atendendo com excelência e agilidade e oferecendo produtos de alta qualidade. “É a base para uma relação comercial sólida”, pontua Damaris. A empresa mantém compromisso com as práticas ESG, atuando para minimizar os impactos ambientais das operações, promovendo um ambiente de trabalho ético e diverso, e valorizando os colaboradores e parceiros ao longo de toda a cadeia produtiva.

“Nossos esforços são reconhecidos pelo impacto positivo que geramos nas comunidades onde atuamos, contribuindo para o desenvolvimento social, humano e econômico”, salientou. A Cacique conta atualmente com 1.136 colaboradores distribuídos nas unidades de Londrina e filiais em Linhares (ES), São Paulo e Santos (SP).

Top Trabalho

Cacique
2.5%
Prefeitura
1.7%
Viação Garcia
1.5%
Super Muffato
1.5%
Grande Londrina
1.2%
Outros
47.3%
Não lembra
44.3%

Inovação que constrói legados

Reconhecida como a empresa mais inovadora de Londrina, a A.Yoshii Engenharia investe para proporcionar facilidades e boas experiências aos clientes. De acordo com o CEO do Grupo, Leonardo Yoshii, a construtora fomenta um programa interno de inovação que permite que os colaboradores inscrevam ideias, promovendo um ambiente criativo onde as melhores propostas são recompensadas. “Esta prática não apenas estimula a participação ativa da equipe, mas também gera soluções que podem ser aplicadas em nossos projetos”, afirmou.

Yoshii também destaca a atuação do departamento de meio ambiente dedicado a buscar maneiras de reduzir impactos ambientais. “Essa equipe trabalha em processos que garantem que nossas práticas de construção sejam sustentáveis e responsáveis, alinhando-as com as expectativas dos nossos clientes e da sociedade de forma inovadora”, afirma.

A inovação também está presente no Hub, um setor responsável por gerenciar todos os projetos do Grupo, assegurando a geração de resultados positivos para a comunidade e para o meio ambiente. “Esse enfoque holístico nos permite identificar oportunidades de melhorias constantes, desde o planejamento até a execução. A inovação é um pilar fundamental para nossa estratégia, refletindo-se não apenas em nossos processos, mas também na forma como nos posicionamos no mercado e na comunidade”, completa Yoshii.

Top Inovação

A. Yoshii
5.5%
Super Muffato
4.3%
Plaenge
4%
Cacique
1.3%
Atos
1.2%
Outros
22.8%
Não Lembra
60.9%
Pesquisa
Realização