Como ser uma empresa lembrada pelo consumidor
Conheça os principais passos para conquistar essa lembrança espontânea
As empresas que estão na lembrança espontânea do consumidor estão sempre um passo à frente no mercado. Ser lembrado é uma característica que todo negócio deve buscar. Quando o consumidor busca algum serviço ou produto, ele vai em busca daqueles que vem primeiro à cabeça.
O prêmio Top de Marcas é responsável por revelar as marcas que estão na lembrança espontânea do consumidor. Mas, o que elas fizeram de diferente para que se destacar? Nesse post vamos contar alguns cases de sucesso reais e como negócios de diferentes segmentos, investiram na comunicação e no bom relacionamento com os clientes para se diferenciar no mercado.
O prêmio Top de Marcas
Idealizado com a intenção em reconhecer as marcas mais lembradas, o prêmio Top de Marcas Apucarana realizou a sua 12ª edição na cidade. A premiação é feita a partir dos dados da pesquisa top of mind, realizada anualmente nos meses de fevereiro e março. Este ano ela contou com a participação de 400 pessoas com perfis em diferentes gêneros, faixa de idade, rendimento familiar, classificação social e região de moradia, em amostragem estratificada de forma probabilística, representando o perfil dos moradores de Apucarana. Para construir a pesquisa, os participantes responderam quais as marcas mais lembradas espontaneamente em 66 segmentos de mercado. A metodologia tem como base os dados demográficos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo IPC Maps que mapeia o potencial de consumo das cidades brasileiras.
Como ser uma empresa lembrada pelo consumidor?
Será que existe uma receita para o sucesso? Não uma receita, mas alguns passos já se tornaram indispensáveis para as marcas que querem se destacar. A boa comunicação é uma das principais, responsável não apenas por explicar o que a sua marca faz, mas também para convidar os consumidores a se relacionarem com ela. Para isso, existem muitas oportunidades. Hoje é indispensável uma rede social bem desenvolvida, com bons conteúdo e boa audiência, já que a maioria das pessoas tem Facebook. Um estudo recente também apontou que o Instagram é o aplicativo mais usado no mundo. Mas, é preciso ir além. As mídias offline como rádios, TVs, jornais, revistas, outdoors, entre outros, são ferramentas que podem e devem andar ao lado do digital.
Para ser lembrado é preciso se comunicar
As marcas que estão na lembrança espontânea do consumidor compartilham seus cases de sucesso para serem lembradas e se manterem atualizada no mercado. E quem melhor para falar de comunicação do que um site de notícias? O site TNOnline é braço online do grupo Tribuna do Norte. Cerca de um milhão de usuários acessam o site por mês, que chega a uma média de visualizações de quatro milhões. As notícias publicadas no site também são compartilhadas na fanpage no Facebook e no perfil do Instagram. O diretor geral, Gustavo Marçal, explica que oferecer opções diferentes é o ideal para se destacar:
“No site, além das notícias, temos os blogs que abrem espaço para opiniões de pessoas com representatividade na cidade e região, contribuindo para a análise dos fatos. E no Facebook entramos com conteúdo ao vivo por meio de um estúdio de transmissão que cobre os fatos em tempo real”, explica.
Empresas que inovam estão sempre em destaque
Para ter o que comunicar é preciso estar sempre inovando. Ser um negócio diferenciado requer um estudo do segmento e iniciativas que façam a sua marca se destacar. O Grupo Muffato foi o mais lembrado no segmento supermercado em 2020 investindo na inovação para se destacar entre os apucaranenses. O Muffato é a primeira rede supermercadista na cidade a atender o público aos domingos. A unidade foi incorporando novidades como as tecnologias de compra e pagamento adotadas pelo Grupo supermercadista que hoje é o quinto maior do País. A proposta é estar sempre presente no dia a dia da população com o tripé preços justos, variedade de produtos e qualidade no atendimento.
Um cliente satisfeito é um cliente fiel
Além de investir em um produto ou um serviço de qualidade, como é possível que as marcas conquistem a fidelidade dos clientes? As marcas do Top de Marcas explicam que criar um bom relacionamento é necessário para manter a fidelidade, seja em grandes ou pequenas empresas. É com esse ideal de fidelidade que o diretor da Eletran, empresa de baterias, Paulo Humberto Bittencourt Atibaia, realiza ações na sua empresa para se aproximar dos clientes e engajar novos consumidores.
“Promovemos campanhas com sorteios de prêmios para os clientes, por exemplo. Nas cinco campanhas que a Baterias Eletran já promoveu nos últimos meses, quase 500 clientes foram premiados”.
———
Quer conhecer outros cases de sucesso e se inspirar em negócios que estão sempre na lembrança do consumidor? Então conheça no nosso site as marcas vencedoras da primeira edição do Top de Marcas 2020 e saiba como elas estão investindo no seu negócio: Marcas Top.