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Como as marcas podem chamar a atenção dos clientes em 2021

O que é necessário para chamar a atenção do cliente? Estudar o mercado, oferecer os melhores preços, investir em uma estrutura atraente, idealizar um site robusto e contar com uma rede social dinâmica. Tudo isso é verdade. Mas marcas que se destacam são aquelas que conhecem o seu consumidor. Esse know-how do cliente é um dos responsáveis por tornar as empresas referências em seus negócios. Listamos neste post os principais benefícios de conhecer o seu cliente e as estratégias para aproximá-lo do seu negócio. 

Conhecer o perfil do cliente é fundamental para a sua empresa

Ao conhecer o cliente você cria a primeira relação entre ele e sua marca, que é a de aproximação. Esse conhecimento garante que você entenda o que o seu público alvo deseja como quer receber suas informações. Um exemplo disso é como analisamos um serviço oferecido para empreendedores, para  profissionais sênior e para jovens adultos que estão sendo inseridos agora no mercado de trabalho. Se a comunicação entre esses dois públicos for igual, fica claro que só uma será atingida. Se a comunicação for mais formal atingirá o público sênior e se ela for informal irá se conectar com o público jovem. Por mais básico que pareça, muitos negócios pecam na hora de estabelecer essa conversa porque não fazem a segmentação necessária. 

Conhecer o cliente cria a relação mais importante que você deve ter com ele, a de fidelidade. Quando uma marca realiza a aproximação, tem a primeira chance de mostrar o propósito do seu produto. E, conhecer o consumidor é um grande diferencial. Um cliente satisfeito é, por consequência, um cliente fiel, e essa fidelização faz não apenas ele voltar a consumir, como também indicar a experiência para outras pessoas. E assim a empresa cria uma rede de fidelização ainda maior, o que, na prática, se traduz em rentabilidade.

Quais os passos para conhecer o meu cliente?

É possível perceber que a maioria das campanhas de marketing e publicidade está cada vez mais focada em colocar o consumidor no centro das discussões, e não o produto. Quando você começa a vender o seu produto já precisa ter uma ideia inicial de quem é o consumidor, mas ao fazer uma análise de quem segue seu perfil e dos primeiros clientes, você pode definir por idade, gênero, profissão e até o estado civil dos seus consumidores. Quanto mais específico, mais fácil de fazer uma comunicação direta e assertiva. 

Pensando nisso, faça testes de público alvo: depois do estudo de quem é seu cliente, teste diferentes tipos de linguagem e imagem para saber qual ou quais o público responde melhor. Muitas vezes é na prática que você conhece seu consumidor.

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