O que 2021 nos ensinou sobre comunicação empresarial
A comunicação empresarial mudou, porque o consumidor já não é mais o mesmo
2021 foi um ano marcado pela recuperação das empresas após os impactos diretos da pandemia em 2020 e grande parte de 2021. A vacinação da Covid-19 em grande parte da população fez com que algumas medidas de prevenção e combate ao vírus pudessem ser flexibilizadas. Desde então, o mercado vive um momento de fôlego e a comunicação empresarial ganhou ainda mais relevância.
Mas se tem algo que 2021 nos mostrou é que não voltaremos mais a ser quem éramos antes da pandemia, independente do retorno aos encontros presenciais e do fim do isolamento social. Com a comunicação empresarial não é diferente. As tendências e comportamentos do consumidor não voltarão a ser os mesmos, e nossas estratégias de relacionamento também não poderão ser.
A primeira lição sobre comunicação empresarial de 2021 é que as marcas não podem ficar distraídas: nada é, ou será como já foi. As empresas precisam estar atentas aos novos perfis de consumidores e em quais experiências o seu público espera ter ao comprar o seu produto ou serviço.
Crie reputação, não imagem
Mais do que nunca, as pessoas estão de olho no que a sua marca é para o mundo, não só pela imagem que ela demonstra ter. Não adianta construir um posicionamento de mercado sem que eles estejam alinhados com os seus valores reais.
Diferente da construção de uma imagem, a reputação é um trabalho diário, mas muito mais sólido. Ela começa no propósito do seu negócio e vai até o dia a dia dos seus colaboradores e como eles se sentem trabalhando para a sua marca. Reputação gera valor, e valor traz resultados duradouros. A comunicação da sua empresa refletirá sua reputação.
Faça mais do que vender
A pandemia deixou muito claro que a motivação de compra do consumidor está cada vez mais interligada com as ações que a marca tem para além do produto que oferece. Isso significa que uma empresa precisa fazer mais do que vender para se manter no mercado. É necessário agir e se entender como agente de transformação social.
São as empresas que movem grande parte da sociedade, geram empregos e movimentam a economia do país. Logo, o público sabe e entende, que mudanças positivas podem, e devem, partir daí. As estratégias de comunicação empresarial mudaram, porque o consumidor mudou.
Crie relacionamento
A comunicação dentro das empresas deixou de ter a função de divulgar produtos e tem ganhado cada vez mais um papel fundamental para estabelecer vínculos e criar relacionamento com o público-alvo. Podemos citar o exemplo das redes sociais, que se for usada como um catálogo de vendas, dificilmente irá gerar resultados.
O grande poder das redes sociais está também na capacidade comercial, mas só é possível por meio do relacionamento estabelecido por lá. As ferramentas para isso são cada vez mais diversas e podem ser um simples story ou um conteúdo bem estruturado no seu feed de notícias. Mas o que torna a comunicação empresarial eficaz não são quais ferramentas serão utilizadas, mas a qualidade do conteúdo e a assertividade na escolha da estratégia.
Afinal, o que podemos concluir?
Focar em construir reputação, fazer mais pela sociedade e criar relacionamento com os públicos são lições que podemos levar para a comunicação empresarial em 2022. De maneira simples, queremos dizer que pessoas se identificam com pessoas, com histórias e, principalmente, com propósitos genuínos. Seja verdadeiro, o consumidor compra quando se identifica com a sua entrega.
Precisa de ajuda com a sua comunicação empresarial? Conte com a CRCOM em 2022!