A sigla ESG, que se refere ao reporte das ações
CLÁUDIA ROMARIZ - Top de Marcas Apucarana 2023 - 29/06/2023
Não importa o tamanho do negócio, mas sim a capacidade de agir das empresas mediante os seus impactos ambientais, mitigando ou excluindo, sua relação com comunidades, acolhendo e incluindo, e a sua forma de agir com os colaboradores, promovendo um ambiente de diálogo e crescimento.
No mundo financeiro, os indicadores de ESG significam uma maneira dos investidores analisarem os riscos do negócio e de reputação, ligados aos impactos sociais, ambientais e de governança que as empresas possam causar ao mercado, positiva ou negativamente. Esse temas de ESG possuem relação direta com o que chamamos de Licença Social para Operar (LSO).
Os assuntos corporativos passaram a ser temas de interesse social. Se não existir alinhamento com o interesse público, a empresa não alcançará a LSO. E a gestão dessa percepção é feita pelo entendimento da opinião pública e pelo fortalecimento da reputação que nada mais é do que a imagem que as pessoas têm das marcas com base na experiência construída. São as entregas das marcas que constroem a sua reputação.
O olhar da reputação deve ser o olhar do negócio. Imagem são como fotos e reputação é como um filme construído com as nossas fotos. É preciso atenção às fotos que estamos tirando no nosso dia a dia. Os dilemas do mundo vão mudando e precisamos nos adaptar a eles. Para as marcas se distinguirem no mercado é preciso ter algo a mais para serem lembradas de forma positiva. Por isso é tão importante mapear a percepção das pessoas sobre as marcas.
ESG então não é modismo e sim um direcionador sobre como as empresas estão se comprometendo com assuntos relevantes para as pessoas, nas esferas ambientais, sociais e de governança. Um caminho sem volta e um olhar estratégico para construção de posicionamentos no mercado que vão ditar sobre a capacidade de sustentabilidade econômica e sobre a construção de longevidade para o negócio.