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Uma marca precisa fazer mais do que oferecer produtos e serviços, mas contribuir ativamente com a sociedade, se conectando com as pessoas

CLÁUDIA ROMARIZ - Top de Marcas Apucarana 2022 - 16/11/2021

Engana-se quem associa uma marca somente à produtos. Com as novas demandas e hábitos que têm surgido ao longo dos anos, sobretudo durante a pandemia da Covid-19, o fortalecimento de marcas ultrapassa a barreira da resolução de dores do consumidor e ganha um novo desafio: conectar suas histórias e propósitos aos valores do consumidor.
A construção dinâmica de uma marca passa pelos caminhos da identidade e da inovação. A identidade representa o posicionamento da empresa no mercado, na sociedade e no mundo, acolhendo os consumidores como indivíduos singulares e buscando evolução social conjunta, gerando confiança. Já a inovação, coloca as empresas no centro das transformações sociais e tecnológicas, garantindo perenidade e otimizando processos.
A pesquisa In Brands We Trust do relatório Edelman Trust Barometer de 2019 revelou que 91% dos consumidores brasileiros consideram essencial confiar que a marca ‘’fará o que é certo’’. Ou seja, ações coerentes com o posicionamento da marca e com o que ela se propõe, conecta as pessoas e cria laços a partir de uma identidade bem construída.
É através do posicionamento eficaz da identidade que a marca passa a ocupar um lugar na cabeça do público-alvo como produto, mas também – e principalmente – como referência. Para alcançá-lo é necessário desenvolver a capacidade de inovação da marca e de como ela se adapta à realidade do cliente.
Na pandemia, por exemplo, os hábitos de consumo dos indivíduos mudaram drasticamente, assim como suas rotinas, objetivos, desejos e medos. Nesse momento, o mercado e as marcas precisam se atentar às inovações que não partem da empresa e sim das necessidades de cada indivíduo ou grupo, promovendo soluções acessíveis, economia de recursos e de tempo para ir de encontro à satisfação desejada.

O exemplo dos grandes players do mercado

As grandes empresas já entenderam o poder das marcas em movimento, e da conexão com as pessoas. O exemplo dos grandes players do mercado pode guiar as transformações no jeito de fazer negócios também das pequenas e médias empresas.
Uma pesquisa realizada pela TM20 Branding e pela Brazil Panels, divulgada pelo NeoFeed, elencou as 10 marcas que de acordo com consumidores do Rio de Janeiro e São Paulo mais causaram impacto positivo à sociedade durante a pandemia. Entre as marcas citadas estão nomes como Itaú, Ambev e Magazine Luiza. O banco Itaú, por exemplo, além de doações de mais de R$1,4 bilhão, criou o programa Todos Pela Saúde com o objetivo de gerir a alocação dos recursos.

A Ambev adaptou sua linha de produção para passar a contribuir com o fornecimento de álcool gel, item escasso no começo da pandemia. Além de desenvolver iniciativas de apoio a bares e restaurantes. Já o Magazine Luiza, possibilitou que pequenos negócios pudessem vender online por meio do marketplace da marca, no programa Parceiros Magalu.
Ser uma marca em movimento é ter um compromisso ativo com a sociedade, tendo a consciência de que a sua reputação, e a forma como as pessoas enxergam você, fazem toda diferença nos números do seu faturamento e na consolidação do seu negócio. Aqui no portal Top de Marcas você encontra diversas matérias de negócios em movimento e empresas que surgiram organicamente, partindo da identificação com seus públicos.

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