x
×
Siga o Top de Marcas nas redes sociais

Tops Especias

CLÁUDIA ROMARIZ - junho 8, 2024

Top Marcas Coorporativas

Paranatex conquista cinco categorias Top of Mind

Com DNA 100% apucaranense, a Paranatex alcançou o feito de conquistar as cinco categorias Top Marcas Coorporativas da edição 2024 do Prêmio Top de Marcas Apucarana. É o nome que o apucaranense mais associa com a cidade no Top Marca Apucarana; a empresa de Apucarana que mais ama no Top Mais Amada; a mais inovadora no Top Inovação; a que o apucaranense mais associa aos cuidados ambientais no Top Meio Ambiente; e a empresa local que mais deseja trabalhar no Top Trabalho.

A empresa é referência nacional nos segmentos têxtil e confeccionista, tem 57 anos de história, uma equipe de 800 colaboradores e integra o Grupo Têxtil Apucarana. Para o diretor da Paranatex, Felipe Alexandre Felipe Neto, o reconhecimento da marca pelos apucaranenses está intimamente ligada a história da empresa com o município.

“Receber todos esses prêmios nos traz um sentimento de gratidão e de que estamos fazendo o que é certo e do jeito certo. Somos uma empresa que preza por princípios e valores, como honestidade e trabalho sério. Esse reconhecimento também tem a ver com o fato de sermos uma empresa genuinamente apucaranense e amarmos esta cidade”, pontua o diretor da Paranatex, Felipe Neto.

Atualmente, a Paranatex é considerada a maior corporação verticalizada do setor têxtil paranaense, levando o nome de Apucarana por todo o Paraná e também fora dele, situação bem diferente de quando a empresa foi fundada em 1967 pela família Felipe, uma das mais tradicionais do município, com apenas cinco colaboradores.

De um cotonifício a um dos mais modernos complexos de fabricação têxtil

A história da Paranatex começou com um pequeno cotonifício, hoje endereço da Fiação e Tecelagem e Paranatex Têxtil (Ital), conglomerado que possui um dos mais modernos complexos de fabricação têxtil do Brasil. “A empresa tem investido muito e com frequência em tecnologias novas, substituição de equipamentos e treinamento de mão de obra. Nos últimos dois anos investimos cerca de R$ 50 milhões e temos um plano de investimentos e aumento de produção em 30% para os próximos 2 anos”, revela Felipe Neto.

Hoje são 13 lojas e a expectativa é, até o fim do ano, mais quatro novas operações sejam aberta. “Atendemos todo o Brasil e exportamos para a América do Sul e América Central”. Outro ponto, considerado essencial nessa conquista, de acordo com o Felipe Neto, são os canais de comunicação da empresa. “Temos diversos canais de vendas que nos permitem uma comunicação muito rápida e transparente com nossos clientes e colaboradores. Também investimos em diversas mídias, ampliando a nossa visibilidade”.

Em relação às ações ambientais, a Paranatex investe no correto manejo dos descartes dos resíduos, como reaproveitamento de água. O Grupo Paranatex também mantém uma área reflorestada direcionada para suprir as necessidades energéticas das fábricas. Além disso, o parque fabril conta com um moderno sistema de tratamento de afluentes e resíduos, de forma a minimizar ao máximo o impacto ambiental das operações.

TOP MARCA APUCARANA

Paranatex
12.0%
Super Muffato
5.3%
Danes Alimentos
2.5%
Auto Escola Guarany
2.3%
Eletran
2.0%
Outros
68.0%
Não lembra
7.9%

TOP MAIS AMADA

Paranatex
6.3%
Super Muffato
3.0%
Auto Escola Guarany
1.8%
Danes Alimentos
1.8%
Pernambucanas
1.8%
Outros
58.5%
Não lembra
26.8%

TOP MAIS INOVADORA

Paranatex
4.8%
Made4it
2.0%
Danes Alimentos
1.8%
Nortox S/A
1.5%
Caramuru Alimentos
1.5%
Outros
34.3%
Não lembra
54.1%

TOP MEIO AMBIENTE

Paranatex
5.0%
Prefeitura de Apucarana
2.0%
Eletran
1.5%
Costa Oeste
1.3%
Danes Alimentos
1.3%
Outros
21.8%
Não lembra
67.1%

TOP TRABALHO

Paranatex
8.3%
Nortox S/A
5.3%
Caramuru Alimentos
2.3%
Baterias Eletran
2.3%
Danes Alimentos
2.3%
Outros
55.0%
Não lembra
24.5%

Lembrança por públicos específicos

Conheça as marcas mais lembradas por sexo, renda e faixa etária

A pesquisa Top de Marcas 2024 também mapeia a preferência dos apucaranenses em públicos específicos, de acordo com sexo, renda e faixa etária. No ranking são comparadas as diferenças entre a menção da marca em seu segmento de mercado e o percentual de lembrança nos públicos específicos como homens, mulheres, jovens, adultos, seniores, classe A e classe popular. Além deles, a pesquisa elege a marca Top Performance, a que alcançou maior crescimento em 2024 comparando os percentuais atingidos em 2023 com os índices alcançados neste ano.

Top Performance

Em 2024, a cerveja Heineken alcançou a melhor performance entre todas as líderes na pesquisa Top de Marcas, considerando a diferença entre os percentuais aferidos em 2023 e os índices conquistados em 2024. A Heineken assumiu a liderança do segmento sendo lembrada espontaneamente por 31,3% dos apucaranenses. No ano passado tinha 20,8% de lembrança. Em segundo lugar está o Clube Água Azul e em terceiro a estreante Farmácia São João.

Heineken
10.5%
Água Azul
10.3%
Farmácia São João
8.3%

Top Masculino

A UTFPR, referência em ensino superior, foi a marca mais lembrada entre o público masculino, considerando o percentual da marca em 2024 e a quantidade de homens que citou a UTFPR em referência ao seu segmento de mercado. Na sequência está Rede Massa e a estreante Construtora Hirose.

UTFPR
9.5%
Rede Massa / SBT
6.3%
Construtora Hirose
5.6%

Top Feminino

A loja de brinquedos Carrossel conquista por mais um ano o título Top Feminino por ter sido a marca mais lembrada pelas mulheres, considerando o percentual da marca em 2024 e a quantidade de mulheres que se lembraram da Carrossel no seu segmento de mercado. Na sequência está a academia Mega Fitness e o Colégio São José.

Carrossel Brinquedos
9.3%
Mega Fitness
8.4%
Colégio São José
7.4%

Top Jovem

Entre os adolescentes, a marca que alcançou o melhor posicionamento, considerando o percentual da marca em 2024 e a quantidade de citações espontâneas neste público específico, foi a 98FM no segmento Rádio de Notícias, seguida pela Farmácia São João e o Café Jandaia.

98 FM
14.9%
Farmácia São João
14.2%
Café Jandaia
13.3%

Top Adulto

A marca mais lembrada pelo público adulto foi novamente o site de notícias TNOnline, que alcançou o maior percentual considerando a diferença entre o seu índice obtido no segmento de atuação e a quantidade de entrevistados nesta faixa etária, entre 20 e 54 anos. Em segundo lugar está 98FM com Rádio de Notícias e em terceiro o Consórcio Carneiro, estreante na pesquisa.

TNOnline
12.2%
98 FM
8.4%
Consórcio Carneiro
7.5%

Top Sênior

Entre a população acima de 54 anos, a Padaria e Confeitaria Pão Quente lidera neste público específico, considerando o seu percentual alcançado no segmento de atuação e a quantidade de pessoas que citaram a marca nesta faixa etária. Em segundo lugar está a Auto Escola Guarany e em terceiro o Super Muffato.

Padaria e Confeitaria Pão Quente
9.2%
Autoescola Guarany
9.1%
Super Muffato
5.7%

Top Popular

A marca vencedora nesta categoria foi a Transportadora Trans Apucarana. O ranking considera o percentual entre o resultado alcançado no segmento de atuação e a lembrança aferida entre os integrantes da classe popular. Em segundo lugar está o Café Jandaia e em terceiro o Feijão Kirei.

Trans Apucarana
3.3%
Café Jandaia
2.7%
Kirei
2.6%

Top Classe A

A Concessionária Apucarana Auto Peças lidera a lembrança neste público específico, considerando o seu percentual alcançado no segmento de atuação e a quantidade de citações entre os entrevistados com maior renda. Em seguida estão Colchões Castor e Super Muffato.

Apucarana Auto Peças
12.5%
Colchões Castor
11.5%
Super Muffato
10.0%
Pesquisa
Realização