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Nossas escolhas sobre como queremos ser vistos
devem estar conectadas com o modelo de negócio
para se traduzir em narrativas legítimas.

CLÁUDIA ROMARIZ - Top de Marcas Apucarana 2023 - 29/06/2023

Teve um tempo em que a imagem de uma marca era construída muito fortemente pela publicidade e propaganda. A empresa falava sobre si, sobre seus atributos e comunicava como queria ser vista. No mundo atual, em que tudo está transparente e conectado, o que conta para uma marca ser percebida com atributos positivos no mercado é a experiência que o consumidor tem ao interagir com o atendimento, a qualidade e a inovação, sem esquecer a capacidade da empresa em trazer soluções para as demandas dos clientes.

Para se construir reputação, essencial para que haja a intenção de compra e o não compartilhamento de impressões negativas sobre a experiência de relacionamento com produtos e serviços, não adianta mais ser uma marca com qualidade, por exemplo, se não for percebida assim pelo mercado. Não se trata mais de quantas pessoas conhecem a marca, mas sim de quantas pessoas a marca conhece para que possa entender as expectativas do consumidor de forma mais personalizada possível.

A gestão da reputação é a gestão das expectativas dos públicos de interesse. Consumidores querem encontrar qualidade nos produtos e serviços, mas também transparência, boa governança, responsabilidade social e ambiental, diversidade e inclusão nas empresas. Para tudo isso é preciso ter propósitos definidos, compartilhados com colaboradores e fortemente praticados no mercado como uma bussola orientadora sobre como agir mediante os desafios do dia a dia e os interesses de todos.

Não somente empresas, mas também pessoas, estão a todo tempo precisando conquistar reputação para garantir a continuidade da Licença Social para Operar (LSO). Os cancelamentos no meio digital são exemplos de perda da LSO. A construção de reputação corporativa é algo constante, um investimento permanente e uma obrigação de todos que estão envolvidos com as entregas de valores para consumidores e sociedade.

Nesse cenário, a transparência é mais que necessária para que as pessoas consigam enxergar e ter a percepção correta da reputação da marca. Nossas escolhas sobre como queremos ser vistos devem estar conectadas com o modelo de negócio para se traduzir em narrativas legítimas. Lembrem-se que antes informávamos e agora compartilhamos. Informar, formar, compartilhar e transformar. É assim que quem me conhece, irá me reconhecer!

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