Motivos para integrar um jornalista na sua equipe de comunicação
Uma boa equipe de comunicação pode alavancar o seu negócio. Confira os motivos para contar com um jornalista em sua equipe de comunicação
Faz tempo que os jornalistas deixaram de ocupar apenas cargos em redações e em programas de televisão. Isso porque o mercado está cada vez mais aberto ao entendimento da importância da comunicação e do diferencial desses profissionais especializados em comunicar. Confira 3 motivos para integrar um jornalista na sua equipe de comunicação.
1- Especialistas em generalidades
Com base em pesquisa, apuração de fatos e com a responsabilidade para lidar com as informações, jornalistas conseguem transformar qualquer assunto em um conteúdo leve, de fácil compreensão, voltado para o público-alvo das empresas.
Faz parte da rotina e da formação jornalística lidar com assuntos das mais diversas áreas. Para produzir conteúdo, seja em formato de notícias e releases ou em textos para as redes sociais e blogs, esses profissionais são treinados para serem capazes de compreender e transformar textos que vão desde pautas específicas do agronegócio até a área da saúde e da tecnologia.
2- Capacidade de escuta
Os jornalistas são ótimos ouvintes e tem grande capacidade de interpretação. Realizar entrevistas e transformar o conhecimento técnico em comunicação eficiente é parte indispensável da produção jornalística e habilidade útil em qualquer equipe de comunicação.
Essas qualidades podem ser aplicadas em empresas de todas as áreas, tanto para a produção de conteúdos de comunicação interna quanto de comunicação externa, para informar, respectivamente, os colaboradores e o público-alvo de interesse sobre as atividades desenvolvidas pela companhia.
A capacidade de escuta é essencial para aliar o que os especialistas sabem sobre o campo de trabalho da empresa, com a capacidade de comunicação dos jornalistas, treinados para informar o público de forma clara e concisa.
3- Multidisciplinariedade
A multidisciplinaridade exigida dos jornalistas ainda faz com que esses profissionais sejam hábeis na produção de conteúdos que dialogam com diversas áreas, colocando o produto ou serviço ofertado pela empresa sob diferentes perspectivas. Atuando para incluir esses temas em cenários macro e micro, eles conseguem destacar a amplitude da relevância da empresa e fazer a aproximação com o público.
Essa habilidade também é indispensável para relacionar a empresa com assuntos que estão em relevância na comunicação e nas redes sociais no momento. Podendo associar o trabalho realizado com as chamadas “trends”, os assuntos do momento, a visibilidade da empresa nas redes sociais é ampliada, auxiliando a atingir um público maior e, se for o caso, atrair mais clientes.
Tenha a CRCOM em sua equipe de comunicação
A CRCOM Comunicação Empresarial é uma agência de comunicação formada por um time de jornalistas que podem somar, e muito, à sua equipe de comunicação. São mais de duas décadas de trajetória no mercado da comunicação corporativa em Londrina e muita experiência em posicionar marcas e construir a reputação de negócios de sucesso. Acesse o site e confira quais são os serviços oferecidos e qual deles mais se encaixa na sua empresa.
Leia mais: “Ganha quem se importa”: saiba o que é ESG e como o termo pode impactar a sua empresa