“Ganha quem se importa”: saiba o que é ESG e como o termo pode impactar a sua empresa
Você sabe de fato o que é ESG? Entenda melhor o termo e como ele pode impactar a sua empresa. E ainda como ter um relatório de sustentabilidade
Você sabe o que é ESG? Se você é do setor corporativo, caso ainda não saiba o que o termo significa, certamente já ouviu falar ou pelo menos deveria. Não por acaso, a busca por ESG no Google triplicou nos últimos 12 meses.
O Brasil foi o país latino-americano que mais pesquisou a sigla. Os dados são de fevereiro de 2022 e representam um aumento de 150% em comparação com os 12 meses anteriores, segundo um levantamento do Google Trends, realizado a pedido do GLOBO.
Environmental, Social and Governance, em português, Ambiental, Social e Governança. O termo, apesar de ter se tornado popular recentemente, não é novo. O ESG surgiu em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial chamada “Who Cares Wins” (“Ganha quem se importa”).
Ganha quem se importa resume bem o propósito do ESG. O objetivo principal do conceito é fazer com que as empresas passem a se importar e criar ações de impacto positivo na sociedade a partir desses três pilares.
Empresas com bom desempenho em áreas ambientais, sociais e de governança apresentam, comprovadamente, margens de valorização mais altas do que as que não se preocupam em incorporar o ESG em sua gestão. Os dados são da The Boston Consulting Group (BCG), divulgados em matéria da Folha de Pernambuco.
Uma coisa que precisa estar clara na mente de todo empresário é que ESG não tem relação apenas com a questão ambiental. O ESG impõe mudanças práticas, mas principalmente uma transformação na cultura das marcas e na forma de se fazer negócios.
Segundo a advogada londrinense Ciliane Carla de Almeida, especializada nas áreas de Direito Empresarial e GRCC (Governança, Riscos, Compliance e Controles), não há mais como olhar para trás e as empresas precisam mudar seus referenciais e entender as mudanças que estão acontecendo.
“A gestão corporativa está passando por grandes transformações, e é necessário acompanhar as mudanças para inserir as novas práticas. Fazemos isso por meio da interação com a cultura empresarial, levando-se em conta os pilares ambiental, social e de governança”, afirmou.
Segundo ela, não adianta ter uma política de excelência na área ambiental, se não há uma política de conformidade, de integridade, o que chamamos de compliance, e que faz parte de uma governança corporativa”, destaca. Ou seja, tudo precisa estar integrado e funcionando, isso é ESG e isso é o presente, e futuro de negócios perenes.
Mas afinal, por que é importante que a sua empresa esteja em conformidade com o ESG?
O ESG é uma certificação que proporciona segurança para o seu negócio crescer. O primeiro ponto é olhar da sociedade e dos consumidores para a sua marca. Os referenciais mudaram, como já citamos por aqui. Isso significa que mesmo que você seja um pequeno ou médio empreendedor, o ESG é importante para que o próprio público veja a marca com bons olhos, queira comprar e, inclusive, trabalhar com você.
Entre uma empresa com boas práticas socioambientais, e que comunica isso de modo transparente, e outra que não tem, ou não comunica, com qual dos dois negócios você acredita que o público escolherá comprar ou ser atendido?
O segundo ponto é em relação ao interesse do mercado financeiro e dos investidores no seu negócio. “Os investidores estão olhando sob o prisma do investimento responsável ‘nós não queremos colocar dinheiro em risco’ e o ESG é uma garantia de menor risco. Por isso o termo tem ganhado cada vez mais valor, apesar de não ser novo. Nova é a abordagem que tem sido dada”, explica Ciliane Carla.
Como funciona o desenvolvimento de um Relatório de Sustentabilidade para reportar o ESG?
Ter um relatório de sustentabilidade que evidencie conteúdos e indicadores de ESG é necessário e deve fazer parte da estratégia empresarial para que a sociedade e os demais públicos de interesse conheçam as ações e os compromissos das empresas. Para desenvolver um relatório com todo esse conteúdo, é necessário contar com um time profissional qualificado.
Além disso, pressupõe reportar indicadores que deverão ser levantados e apresentados pelo relatório. A indicação nesse caso é usar o Global Reporting Initiative (GRI), uma iniciativa Global de Relatórios, sem fins lucrativos, criada em Boston, em 1997, e que fornece padrões para o desenvolvimento de relatórios de sustentabilidade de empresas do mundo todo.
Além da parte técnica para que as informações de ESG sejam localizadas e sintetizadas, é importante que o relatório de sustentabilidade tenha uma boa linguagem, exposta com clareza para que investidores, colaboradores, consumidores e demais públicos de relacionamento consigam interagir com interesse em saber mais . Por isso, é importante contar com profissionais da comunicação no seu time de desenvolvimento de relatórios de sustentabilidade anuais.
O poder da comunicação
Transformar informações técnicas em um produto de linguagem bem construída, atrativa e com propósito alinhado à cultura e ao posicionamento corporataivo, é o poder que a comunicação é capaz de promover no que tange à elaboração de relatórios de sustentabilidade para o reporte das ações de ESG.
A CRCOM tem experiência no desenvolvimento de conteúdo para relatórios de sustentabilidade, atendendo demandas de clientes de diferentes segmentos de mercado. “As empresas precisam olhar para a sociedade e entender como podem ajudar a transformar a vida das pessoas dentro do seu propósito de existir”, destacou Cláudia Romariz, diretora da agência londrinense, sobre a importância dos relatórios de gestão sustentável.
Segundo ela, o que os relatórios fazem é reportar a trajetória das empresas dando visibilidade ao que estão ajudando a construir. “Os relatórios de sustentabilidade dão voz às empresas e a todos os atores envolvidos, sendo um meio transparente de comunicação que possibilita o compartilhamento de indicadores sociais, ambientais e de governança”, salientou
A boa comunicação, tanto na produção de conteúdo quanto na apresentação em si, é fundamental para os resultados que os relatórios se propõem alcançar. Paulo Lobo é designer gráfico, especialista em branding, e tem vasta experiência no desenvolvimento visual de relatórios anuais de sustentabilidade para empresas, atendendo organizações de grande expressão no mercado como Ambev, Via Varejo e Samsung.
“O relatório anual é o cartão de visita das empresas para o investidor e para a sociedade. Ele é um histórico da atuação da empresa em todas as áreas. Quando acionistas e públicos interessados enxergam isso, a reputação se transforma em ganhos financeiros. O design ajuda a despertar o interesse pelo conteúdo e a transformar toda informação densa em algo mais acessível. Essa é a missão do design”, pontua.
Resultados mensuráveis
Outro ponto que torna a comunicação escrita e visual indispensável para a elaboração dos relatórios é a capacidade dos profissionais da área de mensurar os resultados que podem ser obtidos. Isso porque, com a tecnologia, os relatórios estão sendo cada vez menos impressos, mas ficam disponíveis em pdf e online.
Isso faz com que seja possível mensurar os resultados, ou seja, ter informações como quantas vezes aquele documento foi aberto, quais trechos foram lidos por mais tempo e outros dados nesse sentido.
Além disso, comunicar os resultados positivos presentes no relatório faz com que a empresa possa construir mais do que uma imagem, mas uma reputação, como explica a diretora da CRCOM: “A reputação traz ganhos financeiros quando qualifica as empresas e as promove, fazendo com que marcas sejam valorizadas e reconhecidas, o que favorece o crescimento e a contínua expansão.”
Um time de especialistas
A CRCOM está preparada para auxiliar as empresas que querem melhorar o desenvolvimento dos seus relatórios de sustentabilidade, ou que ainda não começaram a inserir práticas de ESG em sua gestão corporativa, dispondo de um time qualificado atuante em todas as etapas, da definição das políticas de ESG à produção de conteúdo e design editorial para a finalização dos relatórios.
A expertise na área proporciona às empresas de todos os portes se posicionarem no mercado atual como marcas seguras e responsáveis em todos os aspectos, construindo reputação com base em uma comunicação que transmita informações, propósito, valores e visão de futuro.