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Comunicação

O que é análise de dados e como aplicá-la na estratégia de comunicação da sua empresa

Estratégias de comunicação assertivas precisam de bases sólidas. Saiba o que é análise de dados e como aplicá-la

Antes de entender o que é análise de dados, precisamos saber o que de fato é um dado. Há quem diga que os dados são o novo petróleo, isso porque dados são informações que nos permitem chegar a níveis de conhecimento valiosos. Tudo são dados e dados estão em tudo, principalmente quando falamos em mercado corporativo.

Não é à toa que a legislação precisou criar definições, regras e limites para o uso de dados pessoais pelas empresas. A Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018) tem como objetivo proteger os direitos de privacidade das pessoas, oferecendo segurança jurídica e padronizando regulamentos e práticas para promover a proteção aos dados pessoais no Brasil de acordo com parâmetros internacionais.

O que é análise de dados?

Um dado é apenas uma informação, mas a análise desse dado pode guiar tomadas de decisão e construir estratégias poderosas. Edson Ferreira é diretor da Ishift Performance Empresarial, e para ele, o principal objetivo da análise de dados é transformar estratégias em rentabilidade para as empresas. Nem sempre a rentabilidade tem a ver com aumento direto de receita, mas pode significar um aumento de posicionamento e presença, por exemplo. 

O que é análise de dados
Edson Ferreira é diretor da Ishift Performance Empresarial, e para ele, o principal objetivo da análise de dados é transformar estratégias em rentabilidade para as empresas.

Transformando dados em ações

O primeiro passo para transformar dados coletados por diferentes plataformas, como algoritmos, pesquisas e insights é ter definido os dados de mercado da empresa. “Antes de saber qual o público da empresa, é preciso saber em qual mercado ela está inserida. São essas informações que vão definir as estratégias”, destaca Edson Ferreira. 

Coletar e, sobretudo, entender e monitorar dados é o ponto de partida de qualquer negócio, algo que grandes empresas como Microsoft e o próprio Google já fazem e reconhecem o poder há muito tempo. “Uma empresa que não tem dados é uma empresa com opinião própria, facilmente combatida no mercado”, afirma o diretor da Ishift. 

A análise de dados reconhece padrões de compra e perfil do consumidor, o que leva a empresa a saber com clareza onde o cliente está, qual a melhor forma de se comunicar com ele e de que maneira apresentar um produto ou serviço para que ele seja melhor aceito. O gerenciamento de dados é uma verdadeira bússola no mundo dos negócios apontando para qual direção as marcas devem ir. Pode ser que você esteja investindo tudo em comunicação para uma determinada rede social, quando o seu cliente nem mesmo está nela. 

“Toda estratégia precisa partir da ideia de que a sua empresa é única”, pontua Edson Ferreira. É exatamente isso que a análise de dados revela. Os dados de uma empresa são exclusividade dela. Por isso, copiar a estratégia do concorrente não funciona. 

A partir de um mapeamento de mercado para um escritório de contabilidade especializado em Lucro Real para empresas de transportes, a Ishift verificou que a maior parte dos grupos de transportadoras estavam em cooperativas. A partir disso foram desenvolvidas cartas de apresentação e palestras, também utilizando dados de mercado, direcionadas para essas cooperativas. Em 4 anos a sede da empresa passou de uma sala para um andar inteiro, além de abrir uma filial em outra cidade. 

Os dados nesse case revelaram onde o cliente da empresa estava e guiaram ações que, por sua vez, demonstraram que nem sempre as estratégias estão apenas na internet. Existem muitas formas e meios de comunicar, atrair e vender. 

Transformando dados em conteúdo e conversões reais 

Inbound Marketing ou marketing de atração é a estratégia que busca atrair o cliente de forma mais livre. Na prática o conteúdo é usado como ponto de contato com o cliente. “Toda compra é emocional. Quando você lida com emoções, você precisa colocar na cabeça do cliente o que você tem para oferecer para ele”, explica Fernando Ferreira, sócio-proprietário da Intrépido, agência de Inbound Marketing.

O conteúdo cria consciência nas pessoas acerca do produto, além de mostrar para o cliente que a marca entende a necessidade dele. Ao educar a audiência, o marketing de conteúdo dá suporte e embasamento para o time de vendas das empresas. 

As estratégias de Inbound Marketing também precisam de dados para serem guiadas e obterem sucesso. Para Fernando Ferreira todo segmento precisa ter muito claro quais são os seus indicadores, como os KPI’s – Key Performance Indicator (Indicador-Chave de Performance). 

Para criar estratégias bem sucedidas é necessário saber padrões para além de dados como sexo, idade e localização. Os dados proporcionam conversões reais. “Sem dados eu não consigo caminhar para muito longe. Se eu não tenho um objetivo, qualquer caminho serve.”

“Toda compra é emocional”, explica Fernando Ferreira, sócio-proprietário da Intrépido, agência de Inbound Marketing.

Onde coletar dados?

Depois de “O que é análise de dados”, é importante ter a resposta da pergunta “onde coletar dados?”. E não, redes sociais não é a resposta mais adequada. Isso porque os dados fornecidos por uma rede social não são da sua empresa, são da própria rede social. 

Especialistas em marketing têm alertado para o perigo de construir estratégias de negócios majoritariamente dentro das redes sociais. “Tome cuidado com o quanto você investe em redes sociais. Os dados da rede são dela”, destaca o sócio-proprietário da Intrépido. 

Diferente das redes sociais, o site da sua empresa é a sua casa própria dentro da internet, que deve, e merece, ser explorado em todo o seu potencial de conversão, inclusive na hora de coletar dados. Ferramentas e conteúdo são duas coisas complementares. 

Então, comece com os recursos que você já tem, como as informações que podem ser obtidas por uma pesquisa com a sua própria base de clientes. “É importante ter clareza e entender porque seus clientes compram ou já compraram de você”, afirmou Fernando Ferreira. 

Leia mais: Como conquistar lugar de fala em territórios e comunidades

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