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Comunicação Interna

Por que liderança demanda habilidade de comunicação?

Habilidade de comunicação é essencial para fortalecer propósito e pertencimento

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Comunicação é cultura e tem tudo a ver como a vivência do diálogo. Uma empresa exercita mais ou menos comunicação dependendo da sua cultura corporativa e de como as lideranças se preparam para adquirirem e praticarem habilidades de comunicação com seus colaboradores. 

O estilo da liderança, quando não cria a cultura de comunicação de forma orgânica, precisa ser estimulado para que competências de comunicação sejam trabalhadas e medidas. A comunicação irá ajudar as pessoas a compreenderem a estratégia do negócio e a se comprometerem com os resultados.

Liderança demanda criação de relação com o outro, não somente para informar, mas para engajar e reconhecer. Ter claro o porquê a empresa existe e o que a movimenta para que seja possível estabelecer a relação de sentido e causa sobre o que todos os colaboradores realizam no dia a dia. Informar, ouvir e criar participação são essenciais para motivar e engajar, e para dar sentido ao pertencer.

Quando uma empresa entende a Comunicação como um Valor e consegue posicionar a competência em comunicar como um comportamento esperado, uma transformação cultural começa a acontecer. Adquirir e valorizar habilidades de comunicação na liderança das equipes trará assertividade no comprometimento dos colaboradores com o que se espera deles e, ao mesmo tempo, sentido para metas e resultados que a empresa quer alcançar.

Mapear o público interno, entender os melhores canais para estabelecer comunicação, compartilhar conteúdos que as pessoas precisam saber e outros que demandam ações esperadas, são caminhos estruturais para estabelecer as rotinas de comunicação interna. Mas um “pedaço” dessa trajetória da comunicação corporativa precisa ser desenvolvida e praticada pelo líder. Caberá a ele dar o sentido de propósito e de estímulo para o pertencimento e para o alcance de resultados. As habilidades de comunicação do líder farão com que a comunicação interna seja realmente eficiente.

Habilidades de comunicação demandam constante aprendizagem. Junto com elas, está a escuta ativa, a capacidade de ouvir o outro e entender contextos para que a comunicação ganhe relevância e seja propulsora de atitudes esperadas. E ao lado vem a capacidade de reconhecer, essencial para estimular e engajar, fortalecendo a confiança dos times. É preciso orientar para gerar engajamento e cooperação, e exercitar o feedback para orientar o desempenho. Por meio do exemplo, os líderes inspiram e fortalecem a confiança.

As empresas precisam, portanto, alinhar a comunicação aos objetivos estratégicos do negócio e desenvolver mensagens chaves que vão pautar a comunicação interna, desmembrando para os canais. Mas contar com influenciadores, que são as pessoas que agem como embaixadores da marca para ajudar na disseminação das informações, e com as habilidades de comunicação dos líderes para dar sentido e coerência às narrativas, é o que trará para as organizações uma cultura fortalecida na valorização das pessoas e no significado do pertencimento, com reflexo direto nos resultados do negócio.

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