x
×
Siga o Top de Marcas nas redes sociais

Top Valor

Comissão de Jurados

Marco Kumura

Marketscape

Marcos Leite

M/Leite

Mario Seki

Wiz Propaganda

Patricia Hermely

EGG Comunicação

Rodrigo Guerra

Guerra Propaganda

Spartaco Puccia

SpB Comunicação

RESILIÊNCIA EM MEIO AO CAOS
——

Marcas que se destacaram na categoria têm marca bem estruturada e se destacam com ações voltadas aos clientes na pandemia

Todos os anos, um júri formado por profissionais reconhecidos do mercado de comunicação e marketing londrinense escolhe, dentre as marcas vencedores da pesquisa Top de Marcas, as que mais se destacaram ao longo do ano no trabalho de comunicação com os seus públicos e no relacionamento com a sociedade. Este ano, o grande vencedor da categoria Top Valor foi a cooperativa de crédito Sicredi.

Em um momento conturbado da história, as marcas tiveram que rapidamente se adaptar a uma nova realidade e conversar com o seu público de maneira diferente, quando medidas de distanciamento social precisaram ser adotadas de forma urgente.

Fazendo uma analogia, Spartaco Puccia, da SpB Comunicação, diz que as empresas tiveram que rapidamente se ajustar à nova situação, como alguém que é jogado em uma piscina fria. Diante de uma grave crise econômica e sanitária, tudo o que algumas empresas puderam fazer no momento foi sobreviver, acrescenta Marcos Leite, da M/Leite.

Alguns setores da economia foram mais afetados que outros, mas de maneira geral, todos tiveram que migrar a comunicação para os canais digitais. A pandemia evidenciou as marcas que já tinham investido neste meio de comunicação, e acendeu um alerta para quem ainda não tinha presença digital.

Quem já tinha estrutura de marca com trabalho de branding, planejamento, gestão de propósito, tom de voz, teve menos desgaste ao mudar a forma de abordagem de forma repentina, afirmam os profissionais.

Nas redes, o discurso promocional deu espaço a mensagens mais humanas, sensíveis ao momento. “As marcas tiveram que se conectar mais com as pessoas, trabalhar mais a conexão em todos os sentidos”, comentou Rodrigo Guerra, da Guerra Propaganda. Além disso, a geração de conteúdo se tornou ainda mais importante para se comunicar com as pessoas, pontuou Marcos Leite.

Para Marco Kumura, da Marketscape, a pandemia também deixou claro que a barreira entre o físico e o digital não existe. “Não existe marketing digital e tradicional. Ficou mais claro que a campanha tem que ser integrada. ” Com todos entrando no meio digital, porém, o buzz aumentou e ficou evidente que quem tem uma marca bem posicionada e engajada se torna mais relevante. “Só gritar não adianta nada”, salienta Kumura.

Com a paralisação de atividades econômicas durante a pandemia, a comunicação se mostrou tão ou mais relevante para as empresas neste momento. “O mercado não parou. Este inclusive é um momento relevante para fazer o Top de Marcas, para que as pessoas sintam que a comunicação se manteve tão necessária”, destaca Patrícia Hemerly, da Egg Comunicação.

CLÁUDIA ROMARIZ - novembro 20, 2020

Bandeira do cooperativismo

Considerada a maior cooperativa do sistema Sicredi do País, com 110 agências e 400 mil associados, a Sicredi União PR/SP, na visão dos jurados do Top Valor, ergue a bandeira do cooperativismo, formando conexões no Brasil inteiro. Possui laços fortes com o agro e, neste momento de crise, buscou apoiar o comércio local gravemente afetado pela pandemia com a campanha “Eu coopero com a Economia Local” e disponibilizando o aplicativo Conecta para que os associados anunciassem e vendessem produtos e serviços entre si. Na visão dos jurados, ao mesmo tempo que o Sicredi valoriza seus cooperados de forma individual, tem uma preocupação com a sociedade como um todo.

Conscientização sobre cuidado

Com um trabalho de comunicação consolidado ao longo dos anos, a Unimed ganhou pontos dos jurados pelo seu posicionamento como plano de saúde em um dos momentos mais difíceis da saúde coletiva mundial. Busca a conscientização do seu público disseminando informações sobre saúde, incentivando os seus clientes a se cuidarem. Mesmo com ações presenciais restritas pelo isolamento social, realizou lives e corrida de rua virtual. Suas equipes foram disponibilizadas para que o cliente pudesse tirar suas dúvidas e pudesse realizar processos administrativos via telefone ou chat para se manter em segurança em casa, e o aplicativo ganhou mais funcionalidades e importância.

Segurança dos passageiros

Com uma grande parcela dos ônibus parados no início da pandemia do coronavírus, a Viação Garcia teve que promover mudanças nos seus veículos e processos. A empresa realizou investimentos em biossegurança com higienização e desinfecção dos ônibus através da aplicação de ozônio e amônia. Foram adquiridos veículos com uma nova configuração de assentos, com maior quantidade de poltronas individuais para atender à necessidade de distanciamento social. Os jurados do Top Valor também destacaram ações sociais realizadas pela companhia, bem como a sua comunicação visual e o branding da marca, consideradas modernas.

Integração on-line e off-line

O Grupo Muffato foi avaliado positivamente pela maioria dos jurados, que considera a marca à frente do seu tempo neste quesito. O Grupo se destaca com o trabalho integrado de suas plataformas on-line e off-line para se comunicar com o cliente. Com o desafio de manter as operações em funcionamento e a cadeia de abastecimento sem rupturas na pandemia, ao mesmo tempo assegurando a saúde e segurança de seus colaboradores, o supermercado investiu no canal de delivery, intensificou o uso de soluções tecnológicas como a prateleira infinita no segmento de omnichannel, o sistema de shop-and-go para compras e pagamento pelo celular e os autocaixas.

Acesso a compras no varejo

Parte de um dos mercados mais afetados pela crise, o varejo, o Catuaí Shopping se reinventou para manter as vendas e a marca em evidência durante a pandemia. Os jurados do Top Valor destacaram ações como o Cine Drive-in, com sessões de cinema para assistir do carro no estacionamento do shopping, e o Catuaí Online, que conta com uma assessora de compras exclusiva para ajudar os consumidores no momento em que não poderiam estar presentes. Logo no início da pandemia, o Catuaí também implantou sistema de drive-thru e de locker – um armário com senha – para retirada das compras, e já anunciou o lançamento de uma plataforma completa de vendas on-line.

TOP DO TOP

Coca-Cola é primeira marca que vem à cabeça dos londrinenses

A centenária Coca-Cola é líder de lembrança entre os londrinenses, segundo a pesquisa do Top de Marcas. A marca foi citada por 16% dos respondentes da pesquisa quando perguntados sobre a primeira marca que lhes vem à cabeça, na categoria Top do Top. A Coca-Cola liderou a categoria com margem folgada em relação à segunda colocada, a Nike (10,3%). Em terceira posição, veio a Adidas, com 5,7% das respostas. A conquista mostra a força da marca, que investe na consolidação do portfólio com diversificação de bebidas, se posicionou nesse período de pandemia ao lado dos profissionais de saúde e do pequeno varejo com ações específicas, e veiculou campanhas na mídia para inspirar as pessoas a terem esperança e resiliência para superar este momento juntos.

Coca-Cola
16.0%
Nike
10.3%
Adidas
5.7%

TOP MAIS

Viação Garcia conquista maior índice de lembrança do Top de Marcas

Com 78,7% das citações em seu segmento, a Viação Garcia é a que teve o maior percentual de lembrança dentre as 78 marcas top de Londrina. Em busca de oferecer uma experiência melhor de viagem para seus clientes, neste período de pandemia a empresa adquiriu novos ônibus com configuração de poltronas mais adequada às exigências de distanciamento social. Também investiu em processos de higienização e desinfecção de veículos com aplicação de ozônio e amônia para garantir a segurança dos passageiros. A presença forte nas mídias digitais permitiu que a empresa pudesse comunicar aos seus clientes todos os cuidados que estava tomando para deixá-los seguros ao realizarem suas viagens.

Viação Garcia
79.7%
Folha De Londrina
78.2%
Unimed
73.7%

TOP PERFORMANCE

5àsec
22.7%
Lab Imagem
22.6%
Buffet Planalto
22.5%

TOP MEIO AMBIENTE

Kurica continua no páreo como marca mais associada ao meio ambiente

A empresa de gestão de resíduos sólidos e serviços de limpeza urbana é mais uma vez Top Meio Ambiente, com 5,2% das citações na categoria. Além de realizar serviços de coleta pública e privada de resíduos, de varrição, construção e operação de aterros sanitários, a Kurica Ambiental S.A. estimula projetos de educação ambiental realizando palestras e produzindo materiais que visam orientar a população para a correta separação dos resíduos. Fundada em 2007, a empresa está apta a coletar, tratar e dispor corretamente qualquer tipo de resíduo sólidos, como resíduos orgânicos, resíduos da construção civil, recicláveis, resíduos perigosos ou de saúde, por exemplo. No segmento dos efluentes, faz o tratamento de chorume através da tecnologia da AKWatech Gestão de Efluentes.

Kurica
5.2%
A. Yoshii
3.8%
Super Muffato
2.8%

TOP PÚBLICOS ESPECÍFICOS

Pesquisa reconhece mais lembrados em segmentos específicos de público

Para que o empresário tenha em mãos informações de diferentes segmentos de público londrinense, a pesquisa do Top de Marcas também identifica os nomes mais lembrados por gênero e em diferentes faixas etárias e regiões da cidade. O Super Muffato abocanhou a maior fatia de citações em três regiões da cidade: Sul (10,8%), Centro (10,2%) e Norte (8,8%). Na região Leste, o Boulevard Shopping foi o mais lembrado (12,5%). Já na região Oeste, venceu a lanchonete Big Dog (7,4%). No Top Feminino, a Léo Cosméticos foi a mais citada (9,5%), e no Top Masculino, a ganhadora é a Karilu (4,4%). Entre a Geração Z, a casa noturna Level 2 (7,8%) é a que veio antes na memória dos jovens. O Top Adulto ficou com o Catuaí Shopping (5,1%), e o Top Sênior é do Londrina Esporte Clube (3,3%).

Top Zona Sul - Super Muffato
10.8%
Top Centro - Super Muffato
10.2%
Top Zona Norte - Super Muffato
8.8%
Top Zona Leste - Boulevard Londrina Shopping
12.5%
Top Zona Oeste - Big Dog
7.4%
Top Feminino - Léo Cosméticos
9.5%
Top Masculino - Karilu
4.4%
Top Geração Z - Level 2
7.8%
Top Adulto - Catuaí Shopping
5.1%
Top Sênior - Farmácias Nissei
3.3%
Pesquisa
Realização