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Na disputa pela atenção do consumidor, marcas comunicam o propósito de existir

Entre as mais lembradas, especialistas em comunicação apontam empresas que se esforçam em mostrar o porquê existem antes do que fazem e vendem

Ser uma marca bem posicionada no mercado a ponto de ser lembrada pelo consumidor é um dos maiores desafios do tempos atuais. Com a imensidão de informações e conexões do mundo virtual que passou a se inserir no cotidiano real das pessoas, a disputa pela atenção, necessária para as marcas se tornarem relevantes e percebidas, vem demandando muito mais do que a divulgação da qualidades e dos benefícios oferecidos por produtos e serviços. 

No Top de Valor de 2023, os especialistas em comunicação convidados pelo prêmio Top de Marcas, analisaram, entre as empresas líderes na pesquisa, aquelas que se esforçam para comunicarem o propósito de existir, dentro de uma narrativa que busca a conexão com o consumidor a partir de significados e valores imbuídos no que oferecem e entregam ao mercado.

O objetivo deste ranking é ressaltar para as empresas a importância da comunicação pautada em atender as expectativas dos públicos interessados e não somente em realizar a conversão de vendas e a expansão de consumo. As cinco marcas destacadas no Top de Valor de 2023 foram escolhidas com base na percepção dos profissionais em relação à construção de enredos que contam histórias conectadas com propósitos, a única forma das organizações alcançarem reputação e sustentabilidade ao longo do tempo.

CLÁUDIA ROMARIZ - novembro 18, 2023

Unimed, no top do ranking

A Unimed Londrina foi a que alcançou o primeiro lugar na avaliação dos profissionais de comunicação. A marca, segundo eles, tem feito um esforço para consolidar a atenção ao bem-estar das pessoas, com ações coerentes ao oferecer um plano para a vida. 

“A Unimed Londrina mantém uma estratégia sólida e contínua que demonstra uma reputação genuína através de suas ações de responsabilidade social. Além disso, apoia causa locais como educação, cultura, bem-estar e saúde que é seu foco principal. A marca adota uma postura de prática sustentável que se aproxima dos valores da sociedade”, afirma Mario Seki, da Wiz Propaganda.

O que também chama a atenção dos profissionais em relação à marca é a comunicação humanizada em conteúdos diversos. “A Unimed sempre se posiciona com o mote “Quem tem faz bem”, além de todas as ações que realiza com seus diferentes públicos”, ressalta Marco Kumura, da Marketscape. Uanderson Luiz, da Y2, também destacou o tratamento humanizado com o grande diferencial da marca.

A.Yoshii, postura de confiança

A construtora A. Yoshii, de acordo com os especialistas, é uma marca que comunica valores por meio de ações refletidas em uma postura de confiança com o mercado, construída com o propósito focado em práticas relacionadas ao acolhimento das pessoas, à cultura e à sustentabilidade ambiental.

“Todas as ações da construtora são alinhadas ao propósito da marca. Os valores corporativos se evidenciam na concepção dos empreendimentos, nos projetos para a comunidade, na capacitação e qualificação da sua equipe e na sistematização de processos de comunicação e vendas com base em formatos inovadores que entregam a promessa de marca em múltiplos canais”, destaca Spartaco Puccia, da SpB Comunicação. 

Rodrigo Guerra, da Guerra Propaganda, corrobora na análise percebida pelos profissionais de que a A.Yoshii é uma marca que transmite segurança e confiança ao seu público através de uma comunicação eficiente. “A construtora tem inovado em suas ofertas ao mercado por meio de empreendimentos com design e arquitetura diferenciada que atendem aos desejos das pessoas”.

Sicredi, facilidades e conexões

O Sicredi em Londrina, com o modelo Dexis, se destaca na avaliação dos comunicadores como um hub de negócios e conexões. “A marca explora bem o conceito de cooperativismo e realmente coloca estes valores em prática”, afirma Kumura. 

Patrícia Hemerly, da Egg Comunicação, ressalta ainda o oferecimento pela cooperativa de crédito de espaços democráticos onde as pessoas podem trabalhar e receber clientes, por exemplo. “O Sicredi constrói um trabalho de proximidade e pertencimento com as pessoas que são a essência do cooperativismo, oferecendo experiências inovadoras”.

Viação Garcia, presença consolidada

Rodrigo Guerra destaca a forte presença da marca Viação Garcia na região e a busca contínua da empresa por conexão com a cidade e pelo cuidado com as pessoas. Para Mario Seki, a marca deixa muito claro o seu propósito através de ações que conduzem história, sonhos e conexões humanas. 

“A empresa posiciona sua importância na vida das pessoas e desempenha um papel essencial nesta construção de imagem. Suas ações percorrem as conexões, bem-estar, família e viagens. Sempre compromissada com confiabilidade da sua marca perante o público”, sinaliza. 

Super Muffato, inovação percebida

O investimento em ferramentas e em inovação que criam facilidades para o consumidor é um dos destaques do Super Muffato no Top de Valor. “A empresa atua em diversas região do Brasil e, para cada lugar, absorve a cultura local com ações e práticas que se aproximam do público daquele entorno. A marca promove bem-estar com seu posicionamento de rede e contribuí com a comunidade através de programas e ações de comunicação”, enfatiza Seki.

Spartaco Puccia também destaca a experiência que o Super Muffato oferece ao público, unificada em multicanais Omni-Channel. “Percebemos uma constante atualização, modernização e inovação dos pontos de venda presenciais. A qualificação da equipe é outro ativo perceptível, com foco em oferecer um atendimento humanizado dos consumidores”.

TOP PERFORMANCE

MAIOR CRESCIMENTO DE 2022 PARA 2023

Crescer na lembrança do consumidor significa ampliar a visibilidade da marca e alcançar mais oportunidades de conversão na rentabilidade do negócio. Nesta categoria, são comparados os percentuais obtidos pelas marcas líderes de 2022 com os alcançados por elas em 2023. Neste ano, o maior crescimento ficou com a Rádio Paiquerê FM (98.9) no segmento Rádio de Notícias, que saltou de 18,6% para 40,8% na lembrança espontânea, aferindo crescimento de 22,2%. Em segundo lugar está o Móveis Brasília, uma das mais tradicionais da Cidade, com aumento de 11,1% de um ano para outro no segmento Loja de Móveis. E em terceiro a Ajita, outra empresa bastante tradicional no comércio londrinense e que cresceu 10,2% na memória do londrinense como Loja de Calçados.

Paiquerê 98,9
22.2%
Móveis Brasília
11.1%
Ajita
10.2%

TOP MAIS

AS MARCAS COM MAIORES LEMBRANÇAS

Entre os 68 segmentos de consumo pesquisados em 2023, o Top Mais afere as marcas que obtiveram os maiores percentuais de lembrança, o que revela marcas que possuem uma grande abrangência na memória da população. Em primeiro lugar, seguindo invicta nesta categoria desde que começou a ser analisada, está a Viação Garcia que neste ano foi lembrada por 66,2% da população como líder no segmento Ônibus Rodoviário. Em segundo lugar está a Coca-Cola que alcançou o índice de 59,8% no segmento Refrigerante e em terceiro a Folha de Londrina, com 59,2% no segmento Jornal Impresso.

Viação Garcia
66.2%
Coca-Cola
59.8%
Folha de Londrina
59.2%

TOP PÚBLICOS ESPECÍFICOS

MARCAS MAIS LEMBRADAS EM SEGMENTOS

A metodologia de pesquisa também permite analisar quais as marcas mais lembradas pelos consumidores de acordo com sexo, faixa etária e região de moradia, apontando como as empresas marcam presença na vida dos londrinenses e como ocorre a variação da lembrança dependendo da segmentação do público-alvo.

Top Masculino

Nike
3.5%
Homem S/A
2.8%
O Boticário
2.1%

Top Feminino

Marisa
10.6%
O Boticário
5.5%
Léo Cosméticos
3.5%

Top Jovem

Nike
7.0%
Folks
4.7%
iPhone
3.5%

Top Adulto

Riachuelo
2.0%
O Boticário
1.8%
Adidas
1.8%

Top Sênior

Pernambucanas
5.0%
Riachuelo
5.0%
Havan
1.7%

Top Região Norte

Super Muffato
4.7%
Londrina Norte
4.7%
Super Golff
2.0%

Top Região Sul

Tonhão
9.1%
Super Muffato
7.1%
Plaenge
2.0%

Top Região Oeste

Plaenge
3.4%
Max Atacadista
3.4%
Super Muffato
3.4%

Top Região Centro

Super Muffato
8.0%
Pernambucanas
4.4%
Móveis Brasília
3.5%
Pesquisa
Realização