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Perfil dos entrevistados

Lembrança espontânea sofre impacto com o grande compartilhamento de informações

Índices de memorização estão cada vez mais alinhados ao significado das marcas para os consumidores

A grande quantidade de informações e pontos de contato que buscam atrair a atenção das pessoas vem construindo um efeito de memória seletiva em que os consumidores começam a focar o seu interesse de acordo com os significados que são compartilhados pelas marcas no mercado.

Esta tendência vai exigir das empresas não só conhecimento sobre as estratégias de engajamento, mas a adoção de ações relacionadas ao propósito de existir e contribuir com a sociedade. As pessoas querem cada vez mais se relacionar com marcas que têm boa reputação, são transparentes no que comunicam e se esforçam verdadeiramente para trazer melhorias e facilidades para a vida do cidadão.

A pesquisa Top de Marcas Londrina completa 27 anos em 2022, tendo aferido a trajetória de percepção de marcas pelo londrinense ao longo de quase três décadas. Em todos esses anos, a tradição que era algo muito relevante no passado para a memorização do consumidor, foi abrindo espaço para o diálogo de novas marcas, realizado hoje por muitos canais. Contudo, a comunicação que não tiver focada na coerência entre o dizer e o fazer, perde a oportunidade de estabelecer conexões verdadeiras para a fidelização do consumidor.

Nesse ano, a apuração das informações aconteceu entre os meses de agosto e setembro, envolveu 10 categorias de negócios e 69 segmentos de consumo, além da Categoria Marcas Corporativas que avalia a relação de lembrança do londrinense com as empresas atuantes na cidade em sete segmentos.

Ao total foram ouvidos 600 moradores de Londrina nas cinco regiões – Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro em cotas proporcionais ao número de habitantes de cada localidade. E de acordo com o perfil da população de Londrina segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, foram determinadas as cotas por sexo, idade e escolaridade. As cotas por renda social são definidas com base nas indicações do IPC Maps que aponta o potencial de consumo das cidades. A estratificação permite assegurar um nível de confiança de 95%.

Todos os entrevistados responderam à uma única pergunta sobre cada um dos segmentos abordados: “Qual a marca você mais se lembra quando pensa em…?”. As respostas são espontâneas e não são apresentados referências de marcas. A pesquisa registra o percentual de lembrança que a marca conseguiu atingir na memória dos consumidores e qual o grau de retenção alcançou com suas ações de comunicação na atualidade, além de posicioná-las frente à concorrência com a vantagem competitiva de se tornar uma opção real de consumo.

O que faz você admirar uma marca?

Neste ano, a pesquisa Top de Marcas Londrina perguntou aos entrevistados quais os atributos que os levam a admirar uma marca. Os cinco mais relevantes foram:

  1. Qualidade dos produtos e serviços
  2. Atendimento e rápido retorno ao consumidor
  3. Boa experiência na hora da compara
  4. Compromisso com questões socioambientais
  5. Preço de produtos e serviços
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