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Valores e propósitos como diferenciais

Profissionais de comunicação apontam as marcas que melhor se posicionam entre as mais lembradas da cidade

Novos tempos exigem um novo posicionamento das marcas, e a construção de reputação percebida se torna estratégica e um ativo de valor fundamental. Os consumidores estão mais exigente e, além da qualidade dos produtos e serviços, pedem comprometimentos da empresa com a sociedade através de propósitos genuínos capazes de contribuírem efetivamente com a transformação social. Um time de especialistas em comunicação em Londrina analisou as marcas líderes em 2022 para eleger as cinco que melhor comunicam seus valores e propósito, em mais uma edição do Top de Valor.

“Estar presente nesse ranking tem um significado muito relevante. Todas as ações de comunicação das marcas objetivam visibilidade e conexão com consumidores e sociedade. Contudo, conseguir chamar a atenção das pessoas para ações que repercutem valores e propósito significa construir reputação, o que também repercute no valor do negócio para o mercado”, destaca Cláudia Romariz, jornalista e diretora da CRCOM Comunicação, responsável pela premiação Top de Marcas Londrina.

Segundo ela, empresas que constroem boa reputação chamam a atenção pelas suas entregas e pela sua contribuição com o bem-estar da sociedade. “As marcas que se mantêm relevantes na sociedade são as que conseguem compreender o espírito do tempo em que vivem e se pautam sob a visão de longo prazo na construção de legados”, afirmou.

As cinco marcas eleitas pelos especialistas do Top de Valor 2022 foram Unimed Londrina em primeiro, A.Yoshii e Super Muffato empatadas em segundo, Sercomtel em terceiro e Catuaí Shopping em quarto lugar.

CLÁUDIA ROMARIZ - novembro 9, 2022

Unimed Londrina

A Unimed Londrina, que se mantém invicta na pesquisa Top de Marcas, se apresenta com a melhor e mais completa comunicação com o mercado, segundo Marco Kumura, da Marketscape. “Uma empresa que sabe como agregar a sua visibilidade no conjunto global de percepção de marca”, comenta. A publicitária Patrícia Hemerly, da Egg Comunicação, destaca projetos e ações realizados pela empresa junto ao público londrinense capazes de manter a força do propósito e dos valores da organização. “A Unimed está envolvida não apenas com saúde, mas com a promoção da cultura”, diz.

Para Spartaco Puccia, da SPB Comunicação, a marca tem feito um esforço para consolidar uma preocupação com as pessoas e o bem-estar delas, mantendo uma comunicação constante. “Nos planos corporativos a comunicação trata da importância de a empresa prover um plano reconhecido para seus colaboradores e familiares. Todas as ações são coerentes ao objetivo de se posicionar como um plano para a vida e não somente um plano de saúde. A comunidade é impactada pelo propósito corporativo e valores da empresa”, analisa

A.Yoshii

As ações da Construtora A.Yoshii estão alinhadas ao propósito da empresa, de acordo com Puccia. “Os valores corporativos estão sempre presente nas ações internas e externas, com uma forte preocupação com a entrega de suas promessas. Qualificação da equipe, sistematização de processos, coerência entre comunicação e vendas, formatos inovadores e utilização todos os canais e plataformas de relacionamento com o público são exemplos”.

A existência do Instituto Atsushi Yoshii também é um ponto relevante para a Hemerly. “A A.Yoshii consegue transferir o resultado das suas ações sociais para a comunicação de marca, construindo assim uma reputação positiva perante a sociedade. Os clientes percebem, entendem, se atrelam a esses valores e passam a ser defensores da marca, como se ela fizesse parte deles também. Somos aquilo que acreditamos, vestimos, somos nossas posturas e queremos, como consumidores, que a nossa voz ganhe repercussão através do poder das marcas”, comenta.

Super Muffato

Rodrigo Guerra, da Guerra Propaganda, destaca a marca Super Muffato como uma empresa que investe constantemente em seu posicionamento e sempre busca inovar em suas ações, em especial as de marketing direto, com investimentos constantes e contínuos. “Entendo que as marcas eleitas no Top de Valor têm a sua essência muito bem definida e se comunicam de forma eficiente com seu público, com uma linguagem adequada e escolhas inteligentes dos principais meios de comunicação. Além disso, possuem um grande ecossistema e é notável que se preocupam com a evolução da cultura de seus clientes, colaboradores e parceiros”, afirma o publicitário.

Kumura destaca ainda a comunicação sistemática adotada pela empresa com campanhas promocionais, e os canais de atendimento aos clientes como forma de facilitar as conexões. Puccia evidencia ainda a experiência de marca unificada através de multicanais Omni-Channel, com a constante atualização, modernização e inovação dos pontos de venda presenciais, além da qualificação de equipe. “É perceptível a comunicação humanizada. A meia maratona Muffato Fresch Run 2022, por exemplo, representa um novo momento da atenção da marca com a saúde da comunidade”, destaca.

Sercomtel

Cuidar da reputação e deixar os propósitos evidentes se tornou um mantra para manter as marcas vivas e conectadas com os valores do seu público. É o que afirma o publicitário Mario Seki, da Wiz Propaganda e Comunicação. Os novos tempos, segundo ele, exigem uma nova reconfiguração das ações estratégicas, trazendo o consumidor para o centro das atenções. “As marcas mencionadas no Top de Valor conseguiram, de alguma forma, se sobressair através de mudanças significavas e de entregas de uma percepção mais apurada de seus valores para a sociedade. A Sercomtel mantém a força na comunicação e amplia as ações de proximidade com os londrinenses com novos projetos e inovações”, sublinhou.

Kumura também destaca a mudança nos vértices da empresa que ajudaram a alavancar a comunicação e garantiu agilidade no mercado. “A empresa conseguiu retomar o seu caminho do crescimento, tanto na telefonia fixa quanto como provedor de internet”, comenta.

Catuaí Shopping Center

Para Luciano Filho, da London Vídeo, reforça que as marcas precisam se preocupar em divulgar seus valores porque são com eles que os consumidores se identificam. “O Catuaí Shopping é percebido como sendo muito mais que um shopping center. Se posiciona como um conjunto de tudo o que há por trás da empresa, sempre buscando levar conteúdo ao seu público. É o que as campanhas publicitárias também transmite. Isso firma o posicionamento e cria uma identidade junto aos consumidores”, analisa.

O time de publicitários ainda destaca as estratégias de promoção de eventos da marca que aliam cultura e diversão, e que conseguem conquistar ainda mais o público, ampliando espaços de visibilidade e lembrança de marca. “Com suas estratégias de eventos e ações perante o público, o Catuaí conquista um espaço de visibilidade e lembrança de marca pelo seu propósito muito bem definido”, destacou Seki. Hemerly reforça a presença contínua na mídia. “Comunicação é fundamental para alcançar visibilidade e memorização”.

TOP PERFORMANCE

O maior crescimento de 2021 para 2022

O Top Performance evidencia as marcas que mais cresceram na memória do consumidor de um ano para o outro, ou seja, aquelas que mais ampliaram o seu percentual de lembrança considerando o indicador obtido em 2022 comparado ao atingido em 2021. O vencedor nesta edição foi o programa de rádio Bom Dia Londrina, exibido pela Paiquerê 98.9, com índice de 7% de crescimento. Em segundo lugar está o vinho Guaravera, com 6,1% de crescimento, e em terceiro a água mineral Crystal, com 6% de aumento no percentual de lembrança de um ano para outro.

Bom dia, Londrina (Paiquerê 98,9)
7.0%
Guaravera
6.1%
Crystal
6.0%

TOP MAIS

Os maiores percentuais de lembrança

Anualmente, o Top de Marcas ressalta as marcas que alcançaram os maiores percentuais de lembrança da população, os maiores índices na memória do consumidor considerando todos os segmentos pesquisados. E novamente, desde que essa premiação foi instituída, a maior lembrança do londrinense é da Viação Garcia com 76,1%, vencedora do segmento Ônibus Rodoviário. O segundo lugar é da Unimed Londrina, com 71%, marca mais lembrada no segmento Plano de Saúde, e o terceiro da Folha de Londrina, com 70,2%, líder no segmento Jornal.

Viação Garcia
58.7%
Coca-Cola
58.5%
Unimed Londrina
57.7%

TOP PÚBLICOS ESPECÍFICOS

Os mais lembrados em segmentos

A pesquisa Top de Marcas evidencia as marcas que mais se destacam entre públicos específicos como homens e mulheres, jovens, adultos e sêniores, e moradores das regiões Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro. O mapeamento identifica as marcas mais lembradas espontaneamente pelo londrinense por sexo, idade e região de moradia.

Top Masculino

Nike
3.3%
For Boys For Girls
2.9%
Londrina Esporte Clube
2.9%

Top Feminino

Marisa
5.5%
For Boys For Girls
3.4%
Riachuelo
2.7%

Top Geração Z

Super Muffato
3.5%
Zara
2.1%
Folks - Pub Sertanejo
2.1%

Top Adulto

Havan
2.5%
Super Muffato
2.1%
Bar Valentino
1.7%

Top Região Norte

Super Muffato
8.4%
Londrina Norte Shopping
5.6%
Havan
3.5%

Top Região Sul

Super Muffato
5.7%
Sercomtel
3.8%
Catuaí Shopping Londrina
2.9%

Top Região Oeste

Super Muffato
10.5%
Plaenge
4.0%
Aurora Shopping
4.0%

Top Região Leste

Super Muffato
4.0%
Lacoste
2.4%
Cacique
2.4%

Top Região Centro

Super Muffato
5.8%
Viscardi
2.9%
Iate Clube de Londrina
2.9%

Top Sênior

Pernambucanas
2.8%
Super Muffato
1.8%
Cacique
1.4%
Pesquisa
Realização