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Eventos corporativos híbridos e presenciais marcam retomada no pós-pandemia

A falta do contato físico impactou empresas que agora prezam por encontros totalmente presenciais em eventos corporativos

Eventos corporativos

A promoção de eventos de todos os tipos foi uma das áreas mais afetadas pela pandemia da Covid-19. Os números demonstram que o setor teve 97% das suas atividades atingidas pelas medidas preventivas em 2020, um impacto ainda mais expressivo se pensarmos que o setor de Eventos é responsável por cerca de 4,32% do Produto Interno Bruto do Brasil. 

De acordo com a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), ao todo são R$ 270 bilhões movimentados anualmente em mais de 590 mil atividades promovidas no país. O impacto no segmento também foi sentido pelo mercado corporativo que se viu impedido de realizar encontros, confraternizações, convenções comerciais e outros eventos fundamentais para as estratégias de relacionamento, comunicação e marketing. 

O meio online foi a melhor e única opção nesse período de contato físico limitado. Mas apesar das restrições, foi possível pensar fora da caixa e criar eventos de grande magnitude e potência totalmente virtuais. Outros caminhos surgiram e a criatividade guiou diversos eventos corporativos para uma verdadeira experiência inovadora e tecnológica para o participante. 

Realizar eventos em meio à pandemia foi um grande desafio para os organizadores. Desafios que ainda continuam com a retomada das atividades e a alta de eventos híbridos ou totalmente presenciais, já que para eventos físicos, por exemplo, é necessário manter apenas 50% da ocupação do lugar, assim como manter o uso de máscaras e álcool gel. 

Maria Angela Ferraz é diretora da Âncora Comunicação e Eventos, empresa londrinense especializada na organização e planejamento de eventos corporativos e sociais, com mais de 32 anos de experiência no mercado. Para ela, os eventos online realizados durante a pandemia romperam barreiras. “Vimos que tudo é possível, principalmente por possibilitar trazer palestrantes de outros lugares do país e até do exterior para participarem dessa experiência”, destaca. 

Já no planejamento de eventos corporativos no formato híbrido, o principal desafio é proporcionar uma experiência relevante para o participante que estiver presencialmente e para o participante online. Por isso a importância do organizador ouvir e mapear os desejos de quem fará parte do evento. “A garantia de uma experiência de sucesso em eventos híbridos se dá mapeando o participante e entendendo o que ele quer”, pontua Maria Angela. 

Demanda reprimida de eventos corporativos

Assim como nós, as empresas também sentiram a falta do contato físico. Seja para motivar e reconhecer a equipe, seja para se relacionar com seu público consumidor. Neste período de retomada do setor, muitas empresas estão optando pelo formato 100% presencial, mesmo com a possibilidade do modelo híbrido. 

“Estamos vivenciando essa demanda reprimida. Para clientes que irão realizar convenção de vendas, estamos procurando locais com o dobro da capacidade e alguns hotéis já não tem mais vagas para o próximo ano”, afirma a especialista em organização de eventos. 

A força da retomada dos eventos corporativos presenciais também pode ser sentida no desejo das empresas em realizar encontros com a própria equipe interna neste período de final de ano, como era habitual. Os gestores querem reunir o time e reconhecer o trabalho realizado durante a pandemia, mesmo com todos os obstáculos impostos por ela. 

O que é possível notar, é que a pandemia deixou ainda mais claro a importância e a força dos eventos corporativos dentro das empresas. “O evento é uma ferramenta de marketing fundamental. Um espaço para sanar dúvidas e alinhar expectativas”, completa Maria Angela Ferraz.

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