x
×
Siga o Top de Marcas nas redes sociais

Comunicação

Avanço de tecnologias torna comunicação mais acessível e interativa

Não tem como negar, a tecnologia tem forçado a todos a repensar o jeito de se comunicar, inclusive as gigantes de notícias. Com a internet mais acessível, em especial via smartphone, ficou mais fácil, rápido e interativo enviar, acessar e receber informações. O desafio passou a ser separar fake de fato. Uma pesquisa recente da Opinion Box revelou que os meios mais confiáveis entre usuários de internet são portais de notícias on-line, televisão e redes sociais de veículos jornalísticos.

CLÁUDIA ROMARIZ - junho 25, 2023

Emissora de Rádio AM

A cobertura jornalística na hora e no local dos fatos é uma característica marcante da Rádio Nova AM, a mais lembrada no segmento. No ar desde 1994, o gerente da emissora Dreyer Soares Pinga Fogo Oliveira, garante que a equipe de comunicadores está sempre a postos para se deslocar onde os fatos acontecem. “O nosso foco é a cobertura do noticiário local. Para isso, disponibilizamos veículos rádio Vhf para link ao vivo e celular”. O conteúdo da Rádio Nova AM é voltado principalmente para o público adulto e chega a todos os municípios da região. Ao todo, a emissora conta com uma equipe de 30 colaboradores que já se preparam para a migração para a frequência FM.

Nova AM
36.8%
Jovem Pan AM
9.3%
Rádio Cultura AM
8.3%
Outros
0.0%
Não lembra
45.6%

Emissora de Rádio FM

Mesclando músicas atuais com notícias sob medida, a 98 FM mantém a marca de emissora mais lembrada entre os apucaranenses. Com transmissão ao vivo nas redes sociais, a conexão com o público aumenta, conquistando um espaço diferenciado na mente dos ouvintes. “Trabalhamos com uma equipe de 16 profissionais buscando atender o que o público procura e gosta de ouvir”, diz o diretor-geral da rádio, Valmor Ignácio Giavarina. A Rádio 98 FM, que nasceu em 2007 substituindo a 93 FM, conquistou seu próprio espaço em pouco tempo. Para se manter na liderança, Valmor revela que, além da própria rádio, investe nas redes sociais para a fixação da marca, além de promoções de rua em datas importantes para o varejo e participação ativa em eventos culturais.

Rádio 98 FM Apucarana
47.8%
Jovem Pan FM
15.0%
Rádio Cultura
5.0%
Rádio Pinga Fogo FM
3.8%
Rádio RDR Apucarana 94.5 FM
3.3%
Outros
3.1%
Não lembra
22.0%

Emissora de TV

Há 53 anos no ar em Apucarana como TV Tibagi, a emissora faz parte da história da cidade e integra hoje o Grupo Rede Massa (SBT), sendo a emissora mais citada pelo apucaranense quando pensa em TV. Além de retransmitir a programação nacional do SBT, a emissora faz links diários da cidade inserindo Apucarana na telinha. “A Rede Massa garante espaço para as notícias regionais com assuntos relevantes e de interesse da comunidade. As notícias são bem apuradas e têm o comando de apresentadores com a credibilidade já conhecida pelo telespectador”, avalia Késsia Salzano, responsável pela área de marketing. Além da própria emissora, o público se conecta com a marca através de ações nas redes sociais. “Em maio atingimos mais de 4 milhões de views no Youtube e mais de 1 milhão de acessos no Facebook e Instagram”, exemplifica.

Rede Massa / SBT)
36.3%
RPC TV (Globo)
33.5%
RTV/Canal 38
15.5%
RIC (Record)
4.0%
Tarobá (Bandeirantes)
1.8%
Outros
1.9%
Não lembra
7.0%

Jornal

Com 32 anos de circulação ininterrupta, o Jornal Tribuna do Norte assegura o título de marca mais lembrada no segmento jornal. “A Tribuna do Norte tem vários diferenciais que nos mantêm ativos no papel impresso, como tiragem auditada pelo Instituto Verificador de Comunicação que audita os maiores jornais do país como O Globo, Folha de S.Paulo e Estado de S.Paulo. Além disso, o nosso conteúdo é voltado exclusivamente para Apucarana e região, circulando por quase 40 municípios. Temos ainda o patrimônio mais importante que é a credibilidade construída ao longo de mais de três décadas”, pontua o diretor do Jornal Tribuna, André Luís Marçal de Oliveira. Para ele, a liderança da marca acontece em face da linha editorial que o jornal adotou, que tem por base a apuração correta e verdadeira dos fatos, bem como a defesa dos interesses dos leitores. “A melhor forma de comunicação é por meio de um conteúdo de alta relevância para a cidade e região, defendendo boas causas e buscando sempre lutar pela melhoria dos serviços públicos”, avalia.

Tribuna do Norte
53.5%
Folha de S. Paulo
5.3%
Folha de Londrina
4.5%
Gazeta do Povo
3.3%
O Estado de S. Paulo (Estadão)
2.5%
Outros
1.4%
Não lembra
29.5%

Programa local de TV

O Jornal 38, programa exibido pelo Canal 38, é o programa de TV local mais lembrado entre os apucaranenses. Para o diretor comercial da emissora, Mário Juliano Kazuo Tamiya Filho, o posicionamento é resultado do trabalho diferenciado, com notícias ao vivo, reportagens independentes e denúncias. “A população gosta desse jeito independente de trabalhar e fazemos o que o apucaranense quer ver”, diz. Há 25 anos no mercado, o diretor comercial comenta que o Canal 38 está sempre se reinventando. “Procuramos inovar tanto no canal de tv, quanto no portal de notícias, com coragem, credibilidade e verdade. Acredito que isso faz com que os consumidores acreditem cada vez na seriedade do nosso trabalho”, afirma. No Youtube o veículo possui cerca de 130 mil inscritos.

Jornal 38
28.8%
Meio Dia Paraná
8.0%
Tribuna da Massa
7.0%
Patrulha da Cidade
2.3%
Fala Cidade
1.3%
Outros
5.3%
Não lembra
47.3%

Site de Notícias Local

O portal de notícias do Grupo Tribuna, o TNOnline, conquista a cada ano mais espaço entre os apucaranenses. Para o diretor, André Luís Marçal de Oliveira, o crescimento do portal se deve principalmente à credibilidade alcançada e pela qualidade do conteúdo produzido pela equipe de jornalistas. “São todos profissionais experientes e com compromisso de produzirem conteúdos com credibilidade e apuração rigorosa dos fatos”, afirma. Em 2022, o TNOnline foi um dos 100 portais brasileiros escolhidos pelo Google para participar do programa Local Lab, que incentiva o crescimento sustentável de empresas jornalísticas do Brasil. Recentemente, também foi selecionado pelo Google para participar do projeto Google News Showcase, denominado no Brasil como “Google Destaques”, que remunera organizações jornalísticas pela curadoria e licenciamento de notícias. Além do próprio site, o TNOnline tem presença ativa no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter.

TNOnline
57.3%
38 News
11.0%
G1
7.3%
RTV
1.0%
Blog do Berimbau
0.5%
Outros
2.1%
Não lembra
20.8%

Conheça as outras marcas vencedoras

Selecione as categorias abaixo e descubra quais são as marcas mais lembradas pelo consumidor em 2020 em 10 segmentos relevantes do mercado.

Pesquisa
Realização