x
×
Siga o Top de Marcas nas redes sociais

Varejo

Quase 95% dos lojistas têm canal de vendas digital

Presença no ambiente digital não é mais considerado uma tendência, mas um fator fundamental diante dos novos hábitos de consumo. Tanto é que um levantamento do Índice de Produtividade Tecnológica de Varejo, realizado pela TOTVS em parceria com a H2R Pesquisas Avançadas, e divulgado em 2022, apontou que 94% dos comerciantes possuem pelo menos um canal de vendas digital. O varejo apucaranense acompanha as mudanças na criação de novos canais de vendas agregados ao negócio com uso de aplicativos próprios, WhatsApp e redes sociais, além de plataformas de e-commerce para fortalecer e incrementar as vendas. O uso de tecnologias como QR Code, Chatbots e pagamentos em PIX estão mais que consagrados no varejo.

CLÁUDIA ROMARIZ - junho 25, 2023

Colchão

Desde 2004 com loja em Apucarana, a Colchões Castor ocupa um lugar especial na mente do apucaranense. Para o CEO do Grupo Castor, Hélio Antônio Silva, o diferencial da empresa é uma soma de tradição, qualidade e inovação, que vem desde 1962. “Nos destacamos por utilizar tecnologias avançadas na produção de nossos colchões, garantindo conforto, durabilidade e bem-estar sempre”, afirmou. A marca também investe em várias ações de visibilidade para alcançar a memória do consumidor como a participação em feiras e eventos do setor, patrocínios, publicidade em diferentes mídias como televisão, rádio, internet e redes sociais, além de parcerias estratégicas. “As redes sociais estreitaram muito o relacionamento com o público, e isso é ótimo pois podemos ter um contato muito mais ágil e eficiente”, destacou.

Colchões Castor
32.5%
Ortobom
16.8%
Gazin Colchões
11.3%
Anjos Colchões
5.8%
Colchões Confort Flex
1.8%
Outros
6.3%
Não lembra
25.5%

Fábrica de Bonés

Com o nome entre os pioneiros do polo boneleiro de Apucarana, o maior do Brasil, a Bonelli é mais uma vez a marca mais citada pelos apucaranenses quando pensam em fábrica de bonés. A empresa, certificada desde 2000 pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), fabrica bonés para grandes magazines, linhas esportivas e private label. Segundo João Begalli Neto, proprietário e administrador da Bonelli, a empresa é uma das poucas do setor que é inteiramente verticalizada, contando com corte computadorizado, bordado, corte a laser, silk, sublimação, lavanderia, costura, acabamento, expedição e uma equipe altamente qualificada. “A empresa está sempre investindo em tecnologia e capacitação para o acompanhamento do dinamismo do mercado”, revela.

Bonelli Bonés
6.5%
Ondas Bonés
6.0%
Cris Bonés
6.0%
Boneleska Bonés
5.5%
Showa Bonés
4.5%
Outros
31.0%
Não lembra
40.5%

Floricultura

Prestes a completar 30 anos de história, a Floricultura Flor & Arte é a mais lembrada pelo apucaranense. A marca se destaca com opções para presentear em datas especiais. As cestas temáticas são mais do que celebradas. No dia a dia a marca também chama atenção pela variedade de opções para decorar ambientes e presentear com atenção e carinho. Após uma longa trajetória em decoração de festas, casamentos e eventos corporativos, a marca se dedica exclusivamente hoje ao atendimento ao cliente. A proprietária Aída Assunção, avalia que o prêmio resulta de uma longa história embasada em respeito e trabalho voltado para atender as reais necessidades do cliente, feito com muita seriedade e compromisso. A Flor & Arte investe ainda em meios de comunicação para projeção da marca, além de participar de eventos e ações beneficentes.

Flor e Arte
28.0%
Channel
18.5%
Azaléia Flores
3.8%
Primavera
2.5%
Acácia Floricultura
2.5%
Outros
4.0%
Não lembra
40.7%

Loja de Esporte

A Esportes Camisa 10 é a marca mais lembrada pelos apucaranenses quando pensa em Loja de Esportes. A empresa está invicta na pesquisa, tendo vencido como líder da memória do consumidor por 15 anos consecutivos. Localizada na Rua Ponta Grossa, a loja oferece artigos esportivos para diferentes modalidades. A proprietária Nilsa Christ está há mais de 30 anos no ramo. “Estamos sempre presentes com ações de comunicação e relacionamento com o consumidor, incluindo a participação em eventos esportivos. Somado a isso, acredito que o reconhecimento da população simboliza a tradição da loja, mas também a confiança que o cliente deposita em nosso trabalho”, diz.

Esportes Camisa 10
35.3%
Sport Center
16.8%
GRG Sport
9.0%
Centauro
6.3%
Hard Skate Shop
4.3%
Outros
8.3%
Não lembra
20.0%

Loja de Brinquedos

A Carrossel é a loja que vem primeiro à memória quando chega a hora de escolher brinquedos para os pequenos. Situada no coração de Apucarana, a Carrossel está há mais de 20 anos no mercado e dispõe de variedade de produtos, diferentes faixas de preço e atendimento personalizado segundo o sócio proprietário Bruno Manzato. Além da localização privilegiada, que facilita o acesso dos clientes, Bruno credita a lembrança também às ações de marketing digital com perfis ativos no Instagram e Facebook para publicação das novidades. A presença em rádio também contribui para despertar o interesse dos apucaranenses.

Carrossel Brinquedos
30.0%
Giga
11.8%
Tapete Mágico
10.8%
Loja da Banana
7.8%
Lojas Americanas
2.0%
Outros
8.0%
Não lembra
29.6%

Loja de Informática

Especializada em atendimento, assistência técnica e revenda de produtos eletrônicos, a iHard Informática se mantém como líder na memória dos apucaranenses no segmento. Com uma equipe de 14 colaboradores, a marca investe em treinamento de pessoal e aposta na internet para ganhar visibilidade e referência. “Investimos na criação de sites e ferramentas de buscas no Google, produzindo conteúdos de qualidade para nos relacionarmos com o mercado por meio de vídeos institucionais e posts sobre produtos e novidades da loja”, destaca Fernando Martinez de Freitas Júnior, responsável pela empresa. O atendimento qualificado, tanto na loja física quanto na prestação de serviços técnicos, é outro diferencial que garante o bom posicionamento da marca.

iHard Tecnologia
26.5%
Max Informática
6.3%
JL Informática
3.0%
Nativa Informática
2.5%
Kairos Informática
1.5%
Outros
7.5%
Não lembra
52.7%

Loja de Roupa Feminina

A Bonny é a loja de roupa feminina mais lembrada pelo apucaranense. Localizada em uma das esquinas mais movimentadas da cidade, na Avenida Curitiba com a Rua Oswaldo Cruz, a loja é referência em moda, destacando seus produtos nas vitrines e nas ações de marketing digital da marca. O perfil da Bonny nas redes sociais é atualizado diariamente com dicas de moda e estilo, o que gera grande conexão com o público. Para o proprietário, Alex Paulo Abe, o diferencial dos produtos está no oferecimento de multimarcas que estão em evidência no mercado. “Sempre temos novidades e oferecemos um atendimento diferenciado ao cliente”, avalia. A Bonny está também está presente nas cidades de Arapongas, Londrina e Maringá.

Bonny
17.3%
Jolly
9.8%
B1
8.5%
Pernambucanas
5.0%
For Boys For Girls
5.0%
Outros
34.8%
Não lembra
19.6%

Loja de Roupa Infantil

A Loja Pimpolho, pelo 15º ano consecutivo, é a marca mais lembrada no segmento de loja de roupa infantil. “Só temos gratidão pelos nossos clientes, colaboradores, fornecedores e amigos”, afirma Antônio Carlos Faria, sócio proprietário da marca. A Pimpolho completa 21 anos de história neste ano, oferecendo hoje cerca de 60 marcas diferentes no mercado que privilegiam preço, estilo e conforto. “O nosso objetivo é continuar sempre com foco no atendimento personalizado e buscar continuamente o que há de melhor nas coleções”, destacou. A loja conta com uma equipe de 10 colaboradores e aposta no marketing digital para ampliar conexões com o mercado.

Pimpolho
23.5%
Loja João e Maria
5.8%
Carinha de Anjo
4.8%
Bambolê
3.5%
Mundo Encantado
3.3%
Outros
26.3%
Não lembra
32.8%

Loja de Roupa Masculina

A Bonny também foi o nome mais lembrado como loja de roupa masculina em Apucarana. “É uma grande satisfação saber que nosso trabalho é lembrado de forma positiva. Na Bonny, nós prezamos sempre pela qualidade, diversidade de produto e preço. Nos preocupamos também em deixar nosso espaço mais confortável para a promoção do melhor atendimento ao cliente. Na Bonny Men trabalhamos com marcas que estão em total evidência no mercado”, pontua o proprietário, Alex Paulo Abe. A comunicação com o público masculino é potencializada com a postagem de conteúdos digitais em redes sociais.

Bonny
14.3%
Cartola Men Store
8.8%
Loja A1 Mens Wear
8.5%
For Boys For Girls
7.5%
B1
7.3%
Outros
38.0%
Não lembra
15.6%

Ótica

A Ótica Diniz é o nome mais lembrado pelos apucaranenses no segmento. Em Apucarana, a marca se mudou recentemente para a Rua Ponta Grossa, onde recebeu o novo layout da franquia com foco em aplicar o conforto do cliente. Com mais de mil lojas físicas por todo o Brasil e atuação em e-commerce, a Ótica Diniz oferece um diversificado mix de produtos e soluções ópticas, alta tecnologia para lentes e óculos de grau e de sol, e as principais grifes de óculos e lentes de contato. Alex Lombardi, responsável pelo setor de Marketing da Ótica Diniz no norte do Paraná, ressalta alguns requisitos da marca que a diferenciam no mercado como atendimento personalizado na venda, produtos, preços e formas de pagamento. Lombardi cita que, além das ações de marketing nacional, a divulgação da ótica em emissora de televisão local gera grande conectividade com a população de Apucarana e Vale do Ivaí.

Óticas Diniz
29.3%
Ótica Especializada
12.5%
Ótica e Relojoaria Caracol
10.3%
Juarez Ótica
5.8%
Ótica Iris
4.3%
Outros
23.5%
Não lembra
14.3%

Conheça as outras marcas vencedoras

Selecione as categorias abaixo e descubra quais são as marcas mais lembradas pelo consumidor em 2020 em 10 segmentos relevantes do mercado.

Pesquisa
Realização