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Perfil dos entrevistados

Indicadores refletem percepção do consumidor

Índices de lembrança mostram que captar a atenção e a memória do consumidor é um desafio crescente

Construir lembrança nos tempos atuais não é uma tarefa para amadores. Exige essência verdadeira sobre fazer o que as pessoas valorizam aliada ao profissionalismo sobre como estabelecer relacionamentos por meio da comunicação capazes de chamar a atenção das pessoas e provocar a interação com as marcas. Só assim o cérebro consegue construir sinapses que farão com que a lembrança possa ser acionada quando precisamos consumir um produto, um serviço ou realizar uma indicação.

A experiência com uma marca, atraída pela comunicação e pelas ações de interação com o consumidor, provocará a percepção positiva ou negativa, e desencadeará a inclusão ou o descarte na memória, o que facilitará ou dificultará a lembrança espontânea quando pensamos nos diferentes segmentos de consumo.

“A pandemia acelerou a velocidade dos meios de comunicação e aumentou o compartilhamento de informações nos meios digitais. Chamar a atenção do consumidor nesses novos tempos dependerá do que as marcas já construíram de relevante e do posicionamento que assumiram durante esse momento em que a humanização das relações passou a ser o foco. Ser lembrado se trata hoje de ser relevante para a sociedade no sentido de beneficiá-la com ações transformadoras”, afirma Renato Rocha Neto, diretor da Litz Estratégia, instituto que coordena a aplicação da pesquisa Top de Marcas Londrina.

A apuração das informações sobre as marcas mais lembradas espontaneamente pelo consumidor londrinense aconteceu entre os meses de agosto e setembro, envolvendo 10 categorias de negócios e 69 segmentos de consumo, além da Categoria Marcas Corporativas que foi iniciada nessa edição com o objetivo de entender a relação de lembrança do londrinense com as empresas atuantes na cidade.

Ao total foram ouvidos 610 moradores de Londrina nas cinco regiões – Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro em cotas proporcionais ao número de habitantes de cada localidade. E de acordo com o perfil da população de Londrina segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, foram determinadas as cotas por sexo, idade e escolaridade. As cotas por renda social são definidas com base nas indicações do IPC Maps que aponta o potencial de consumo das cidades. “A estratificação permite assegurar, em um nível de confiança de 95%, que os resultados serão os mesmos se as entrevistas fossem aplicadas em toda a população”, destaca Rocha Neto.

Todos os entrevistados responderam à uma única pergunta sobre cada um dos segmentos abordados: “Qual a marca você mais se lembra quando pensa em…?”. As respostas são espontâneas e não são apresentados qualquer tipo de referência. “As pessoas se lembram ou não de marcas. E a pesquisa registra exatamente isso: qual o percentual de lembrança que uma marca conseguiu atingir na memória dos consumidores e qual o grau de retenção alcançou com suas ações de comunicação e relacionamento com o mercado, além de posicioná-las frente à concorrência”, avaliou.

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