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Firmes em suas causas

Top de Marcas destaca, entre as vencedoras, as empresas que melhor comunicaram seus valores e propósito à sociedade, apontadas por especialistas em comunicação e posicionamentos de marcas

Dentre as marcas mais lembradas em todos os segmentos do Top de Marcas 2021, quais são aquelas que mais geram valor à sociedade? São transparentes ao entregar a experiência prometida e se esforçam para facilitar a vida dos consumidores? Quais são as empresas que melhor comunicam valores e propósito e que, de fato, ajudam a transformar a sociedade em que estão inseridas?

Essas são as perguntas que sete jurados especialistas em marketing, publicidade e propaganda de Londrina responderam para eleger as marcas líderes do Top Valor de 2021. Os vencedores dessa edição foram cinco: na primeira posição Unimed Londrina, na segunda empatados Super Muffato, A. Yoshii e Viação Garcia, e na terceira Sicredi União PR/SP.

CLÁUDIA ROMARIZ - novembro 8, 2021

Propósito em primeiro lugar

A pandemia causou uma reviravolta em todos os setores da economia, mas na saúde as mudanças necessárias se fizeram ainda mais urgentes e críticas. A Unimed Londrina conseguiu, na avaliação dos jurados, manter o seu propósito mesmo na pior crise sanitária já enfrentada. Implantou o teleatendimento e facilitou o acesso a prontuários, atestados e receitas médicas para que seus usuários pudessem ter acesso a mais recursos sem precisar sair de casa. “Todo o processo de atendimento e relacionamento com o cliente foi alterado e muito bem direcionado”, elogiou Marco Kumura, da Marketscape.

Além disso, a cooperativa continuou promovendo a saúde e a qualidade de vida com suas tradicionais corridas e desafios de bikes virtuais, inovando a maneira como as pessoas podem participar dessas ações. “A Unimed Londrina vem se destacando pelo propósito muito bem definido que busca inspirar e mover as pessoas através da busca pela saúde de qualidade, além de proporcionar momentos e experiências para a comunidade em geral. É uma demonstração e um exemplo de comunicação alinhada à sua essência”, destacou Mário Seki, da Wiz Propaganda.

Engajamento com a comunidade

Com um negócio sólido e comprometido com o cliente, a A. Yoshii é considerada pelos jurados uma empresa alinhada com o seu propósito e engajada com a comunidade à sua volta. Ao longo deste ano, a construtora ampliou a estratégia de comunicação online, como o tour virtual 360º, com imagens dos empreendimentos em 3D, para que o cliente pudesse conhecer os imóveis da marca do conforto de sua casa. Por meio do Instituto A. Yoshii, a empresa também realizou campanhas de doação de alimentos, sangue e agasalhos, ações culturais e ambientais e campanhas de prevenção voltadas à saúde.

“Sempre alinhada ao seu propósito a A.Yoshii conseguiu se manter na mesma linha superando as dificuldades de mercado, isto devido a uma estratégia construída e transparente”, diz Mário Seki, da Wiz Propaganda. Patrícia Hemerly, da Egg Comunicação, destaca o engajamento da construtora com projetos culturais e sociais. “A empresa está sempre envolvida em projetos culturais e de cuidado com o ser humano, além de oferecer produtos de qualidade e manter a comunicação o ano todo.”

Novas experiências para o consumidor

A modernização da sua frota de ônibus e a implantação de medidas que tornassem as viagens mais seguras durante a pandemia fizeram com que a Viação Garcia saltasse aos olhos dos jurados do Top Valor. Nesse período, a companhia adquiriu uma nova frota de ônibus com modelos que trazem mais segurança, tecnologia, conforto e sustentabilidade ambiental. A cada nova viagem, os ônibus passam por um processo de desinfecção com várias etapas.

“Eles estão sempre investindo em novos ônibus. Durante a pandemia, criaram processos de limpeza e incluíram as cortinas de separação de passageiros, facilitando as viagens aproximando distâncias”, disse Patrícia Hemerly, da Egg Comunicação.

Uanderson Luis, da Agência Y2, apontou ainda que, embora a empresa seja bastante tradicional, sua comunicação foi modernizada nos últimos anos. “Investiram em peças publicitárias com uma pegada mais moderna e atual. Além da mídia tradicional, apostaram em ações de relacionamento com influenciadores digitais e na experiência do cliente.”

Proximidade inovadora

A inovação nas formas de comprar, pagar e na estrutura de suas lojas colocaram o Super Muffato em destaque entre os jurados. Durante a pandemia, a rede de supermercados rapidamente adaptou sua estrutura para garantir que os consumidores tivessem mais segurança e conforto ao fazer suas compras.

“O Super Muffato tem buscado estar alinhado com o que há de mais moderno no segmento em termos de layout de lojas, integração on & off-line com soluções tecnológicas, pronta para as gerações que estão chegando”, destacou Spartaco Puccia, da SpB Comunicação. “Eles têm feito investimentos consistentes em suas lojas, como formas alternativas de pagamento”, complementou Marcos Leite, da M\Leite. Rodrigo Guerra, da Guerra Propaganda, ressaltou o programa de selos do Super Muffato, em que os clientes podem trocar por produtos. “É uma empresa que está sempre inovando em serviços e na própria comunicação de marketing direto”, avaliou

Pertencimento com inovação

As iniciativas inovadoras na oferta de serviços e de aproximação com o público do Sicredi União PR/SP foram fatores que pesaram na avaliação dos jurados, que consideraram a cooperativa uma das líderes do Top Valor. Marco Kumura, da Markescape, deu destaque à agência modelo da cooperativa, que não usa dinheiro e não tem portas de controle, na Av. Ayrton Senna. O Sicredi Conecta, na sua opinião, também tem se mostrado um diferencial e um hub de negócios interessante.

Para Spartaco Puccia, da SpB Propaganda, e Rodrigo Guerra, da Guerra Propaganda, a sensação de pertencimento que a cooperativa proporciona à cidade e aos cooperados é outra qualidade digna de nota do Sicredi União PR/SP. “Trazem um senso de cooperativismo muito bom para as ações aplicadas”, comenta Guerra. Puccia acrescenta: “apesar de ser uma cooperativa nacional, passa uma sensação de uma marca da cidade.” Essa conexão pode ser percebida, por exemplo, com o programa “Eu coopero com a Economia Local”, que incentiva a realização de negócios na própria comunidade.

TOP PERFORMANCE

O maior crescimento de 2020 para 2021

A avaliação anual do Top Performance mapeia as marcas que mais cresceram na memória do consumidor de um ano para o outro, ou seja, aquelas que mais ampliaram o seu percentual de lembrança considerando o indicador obtido em 2021 comparado ao atingido em 2020. A marca vencedora foi a Unifil – Centro Universitário Filadélfia, com índice de 8% de crescimento. Este foi o primeiro ano em que a Unifil atingiu a liderança no seu segmento de atuação, sendo apontada como a marca mais lembrada pelo londrinense quando pensa em Universidade Particular. Em segundo lugar está a Eletroluz, também estreante entre as marcas líderes da pesquisa Top de Marcas e a mais lembrada no segmento Loja de Materiais Elétricos, com 6,4% de crescimento, e em terceiro a Cativa, a mais lembrada no segmento Leite, com 6% de aumento no percentual de lembrança de um ano para outro.

Unifil
8.0%
Eletroluz
6.4%
Cativa
6.1%
Metronorte
5.0%
Petz
4.5%
Unipax
4.2%
Chimarrão
3.7%

TOP MAIS

O maior percentual de lembrança

Anualmente, o Top de Marcas ressalta as marcas que alcançaram os maiores percentuais de lembrança da população, os maiores índices na memória do consumidor considerando todos os segmentos pesquisados. E novamente, desde que essa premiação foi instituída, a maior lembrança do londrinense é da Viação Garcia com 76,1%, vencedora do segmento Ônibus Rodoviário. O segundo lugar é da Unimed Londrina, com 71%, marca mais lembrada no segmento Plano de Saúde, e o terceiro da Folha de Londrina, com 70,2%, líder no segmento Jornal.

Viação Garcia
76.1%
Unimed Londrina
71%
Folha de Londrina
70.2%

TOP PÚBLICOS ESPECÍFICOS

Os mais lembrados em segmentos

A pesquisa Top de Marcas também mapeia as marcas que mais se destacam entre públicos específicos como homens e mulheres, jovens, adultos, sêniors e moradores das regiões Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro. Desta forma, é possível identificar as lideranças das empresas de acordo com segmentos de públicos por sexo, idade e região de moradia.

TOP FEMININO

Lojas Marisa
3.9%
Léo Cosméticos
3.3%
For Boys For Girls
3.0%

TOP MASCULINO

For Boys For Girls
4.3%
Homem S/A
3.3%
Londrina Esporte Clube
3.0%

TOP GERAÇÃO Z

Catuaí Shopping
4.7%
Vitrola Bar
3.2%
Riachuelo
2.1%

TOP ADULTO

Nike
2.4%
Riachuelo
1.9%
Muffato
1.3%

TOP SÊNIOR

Catuaí Shopping
4.7%
Riachuelo
4.7%
Pernambucanas
2.3%

TOP REGIÃO NORTE

Shopping Norte
14.9%
Muffato
8.3%
Cativa
2.8%

TOP REGIÃO SUL

Catuaí Shopping
11.0%
Muffato
9.6%
Supermercado Tonhão
6.8%

TOP REGIÃO LESTE

Muffato
9.9%
Altas Horas
5.0%
Cativa
3.5%

TOP REGIÃO OESTE

Muffato
7.4%
Catuaí Shopping
6.5%
Plaenge
4.6%

TOP REGIÃO CENTRAL

Muffato
12.1%
Musamar
3.7%
Cativa
3.7%
Pesquisa
Realização