x
×
Siga o Top de Marcas nas redes sociais

Tops Especiais >Top Marcas Corporativas

Superioridade reconhecida

Nova categoria do Top de Marcas traz a percepção do consumidor sobre as empresas londrinenses em sete quesitos

Nesta edição, a pesquisa do Top de Marcas traz uma nova categoria que mostra a percepção dos londrinenses a respeito das empresas locais em sete quesitos. Por meio dela, além de descobrir qual é a marca mais lembrada da cidade e qual a mais amada, é possível saber quais são aquelas que, na percepção do consumidor local, mais representa a cidade, é admirada para trabalhar, incentiva a cultura, investe em práticas ambientais e inova.

“Criamos a categoria Marcas Corporativas para que pudéssemos entender como os londrinenses conseguem captar e reconhecer valores e propósito das organizações. Investimento em meio ambiente, cultura, inovação, clima de trabalho fazem parte da governança corporativa e estão sendo cada vez mais percebidos e valorizados pela sociedade. Ser uma marca afetiva, representativa da cidade, mais lembrada entre todas, reconhecida pela reputação e pelo avanço nos percentuais de lembrança integram o nosso olhar nesta categoria para evidenciar sentimentos, percepções e reações dos londrinenses em relação às empresas locais”, avalia Cláudia Romariz, realizadora o Prêmio Top de Marcas.

Segundo ela, fica perceptível que há um caminho a ser trilhado pelas organizações em relação à sua comunicação com a cidade e com a população para que os valores sejam percebidos como impulsionadores da transformação social. “Não há mais espaço para vivermos sem propósito. As pessoas querem saber como os líderes atrás das empresas pensam e como as empresas poderão realizar transformações que facilitem a vida do cidadão e contribuam com a sua qualidade de vida das comunidades”, destacou.

Rede de supermercado acumula quatro títulos

O Super Muffato ficou em primeiro lugar como a empresa mais lembrada de Londrina, mais amada, a que mais representa a cidade e está entre as que mais inovam, dividindo a liderança com a empresa de serviços de tecnologia Atos e com a construtora A.Yoshii.

Sendo uma empresa paranaense, cujo maior investimento em lojas e em contratação de pessoas se concentra em Londrina, a rede de supermercados é vista e reconhecida como “pé-vermelha”. “Por muitos anos, patrocinamos o LEC e estivemos presentes em vários outros apoios culturais, educativos, sociais e esportivos dos londrinenses. Nós vivenciamos a cidade, suas conquistas e suas dificuldades, interagindo com o público e atuando em conjunto para construir uma Londrina melhor”, declara Everton Muffato, diretor do Grupo Muffato.

Para retribuir a preferência dada pelo consumidor londrinense, a rede de supermercados realiza doações em programas como a Corrente do Bem, que atende famílias em situação de vulnerabilidade, e a Mesa Brasil (Sesc), para onde são direcionadas toneladas de alimentos por mês. O grupo também se envolve em causas diversas como o autismo e o meio ambiente.

CLÁUDIA ROMARIZ - novembro 12, 2021

Rede de supermercado acumula quatro títulos

O Super Muffato ficou em primeiro lugar como a empresa mais lembrada de Londrina, mais amada, a que mais representa a cidade e está entre as que mais inovam, dividindo a liderança com a empresa de serviços de tecnologia Atos e com a construtora A.Yoshii.

Sendo uma empresa paranaense, cujo maior investimento em lojas e em contratação de pessoas se concentra em Londrina, a rede de supermercados é vista e reconhecida como “pé-vermelha”. “Por muitos anos, patrocinamos o LEC e estivemos presentes em vários outros apoios culturais, educativos, sociais e esportivos dos londrinenses. Nós vivenciamos a cidade, suas conquistas e suas dificuldades, interagindo com o público e atuando em conjunto para construir uma Londrina melhor”, declara Everton Muffato, diretor do Grupo Muffato.

Para retribuir a preferência dada pelo consumidor londrinense, a rede de supermercados realiza doações em programas como a Corrente do Bem, que atende famílias em situação de vulnerabilidade, e a Mesa Brasil (Sesc), para onde são direcionadas toneladas de alimentos por mês. O grupo também se envolve em causas diversas como o autismo e o meio ambiente.

TOP MAIS AMADA

Super Muffato
5.7%
Catuaí Shopping Londrina
3.8%
Cacique
3.0%
UEL
2.3%
Arnaldo's
1.8%
Outros
46.7%
Não Lembra
36.7%

TOP DO TOP LONDRINA

Super Muffato
20.0%
Grande Londrina
7.6%
Cacique
6.2%
Sercomtel
5.2%
A. Yoshii
3.1%
Outros
49.8%
Não Lembra
8.0%

TOP MARCA LONDRINA

Super Muffato
13.9%
Grande Londrina
9.5%
Cacique
8.5%
Sercomtel
7.5%
Viação Garcia
2.6%
Outros
30.7%
Não Lembra
27.2%

A empresa mais admirada para trabalhar

Líder do segmento de transporte vertical, a Atlas Schindler é, segundo a pesquisa do Top de Marcas, a empresa onde os londrinenses mais gostariam de trabalhar. A companhia é parte do Grupo Schindler, de quase 150 anos e que atua em mais de 100 países em todos os continentes. No Brasil, o grupo tem mais de 100 anos de atuação e 5.500 colaboradores.

Em Londrina, a Atlas mantém uma unidade industrial há 23 anos que atende o mercado nacional e internacional. “O gosto pelo desenvolvimento, pela inovação, está em nosso DNA, talvez por isso fomos reconhecidos pelo londrinense”, diz a empresa. A unidade local abriga hoje o novo Centro de Soluções Integradas (CSI) da companhia, uma espécie de “hub” especializado em serviços administrativos baseado no conceito global de Shared Services, que para os colaboradores representa novas oportunidades de desenvolvimento profissional.

A transferência de algumas atividades de São Paulo para Londrina proporcionou cerca de 400 novas vagas de emprego no município. “E essas oportunidades podem aumentar ainda mais no futuro”, anuncia a companhia.

TOP TRABALHO

Atlas Schindler
3.3%
Cacique
2.8%
Adama
2.1%
A. Yoshii
2.1%
Plaenge
1.6%
Outros
50.8%
Não Lembra
37.2%

A empresa que mais incentiva a cultura

No mesmo ano em que completa seu cinquentenário, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) foi considerada aquela que mais contribui para o cenário cultural londrinense. “Ao longo das últimas décadas, a UEL ficou marcada como pioneira no desenvolvimento de atividades artísticas e culturais, na promoção ou apoio aos diversos festivais, mostras e projetos, além de peças consagradas de grupos que se apresentaram pelo Brasil”, ressalta a universidade fundada há 51 anos.

Estão sob a responsabilidade da UEL alguns dos principais centros de cultura e arte de Londrina, como o Teatro Ouro Verde, as Divisões da Casa de Cultura (Artes Plásticas, Artes Cênicas, Música e Cinema) e o Museu Histórico. Também estão vinculados à Casa de Cultura da UEL a Orquestra Sinfônica (Osuel) e o Centro de Documentação e Referência, o terceiro maior acervo bibliográfico cultural do Paraná.

Para 2022, um dos novos projetos previstos é uma programação representativa da história do Cine Teatro Universitário Ouro Verde. É que em dezembro do ano que vem, o Ouro Verde completa 70 anos de existência, dos quais 44 sob a gestão da UEL.

TOP CULTURA

UEL
2.6%
SESC
2.3%
Funcart
2.1%
A. Yoshii
2.1%
Sercomtel
2.0%
Outros
27.5%
Não Lembra
61.3%

A empresa que mais investe em práticas ambientais

Empresa londrinense que realiza a coleta, o tratamento e a destinação de resíduos sólidos, a Kurica Ambiental é vista pelos moradores de Londrina como a líder no segmento de cuidados com o meio ambiente. Todo material coletado pela Kurica é levado para a sua Central de Tratamento, localizada no município de Londrina, que conta com uma área de 1,3 milhão de metros quadrados.

Neste espaço, todo o resíduo passa por estações de recebimento e tratamento, onde cada produto tem um cuidado específico e destino adequado, de acordo com suas características. Para a Kurica, o reconhecimento é fruto do trabalho desempenhado no dia a dia na cidade, e que incentiva a população a cuidar mais do meio ambiente em que vive. “Os serviços que realizamos são sentidos cotidianamente pela população. Sermos reconhecidos pelo nosso esforço e dedicação para a sustentabilidade ambiental é de fato uma enorme gratificação”, diz Camilo Kemmer Vianna, diretor jurídico da empresa.

TOP MEIO AMBIENTE

Kurica Ambiental
3.0%
Sanepar
2.1%
A. Yoshii
2.0%
Plaenge
1.8%
CMTU
1.6%
Outros
30.5%
Não Lembra
59.0%

As empresas que mais inovam

Neste quesito Atos, A.Yoshii e Super Muffato obtiveram o mesmo percentual de lembrança quando o londrinense pensa em inovação, segmento que possui íntima relação com a experiência do consumidor.

 Já era esperado que a multinacional francesa Atos, responsável por fornecer o aparato tecnológico para os Jogos Olímpicos, seria considerada pelos londrinenses uma das que mais inovam na cidade. Quando se instalou na cidade, em 2013, a companhia trouxe consigo ares de um futuro promissor para Londrina. Com a pandemia e a necessidade de transformação digital das empresas, a importância da Atos se tornou ainda mais proeminente.

“Na Atos temos uma área dedicada que impulsiona esse tema e nos permite aplicar soluções de ponta em benefício da sociedade e dos nossos clientes”, conta Patrícia Estima, gerente de Recursos Humanos. Um exemplo é o MySeat, uma solução que permite que os colaboradores das empresas escolham antecipadamente o seu local de trabalho. Imediatamente, a ferramenta reserva as posições ao lado para garantir o distanciamento mínimo indicado nesse momento. Ao fazer o check out, o time administrativo é avisado para higienizar o local. Este ano, a Atos também inaugurou o primeiro Centro de Excelência em Computação Quântica dedicado ao setor empresarial, com o simulador Quântico mais poderoso do mundo em parceria com o Senai Cimatec.

A construtora A. Yoshii preza pela sustentabilidade em todos os seus empreendimentos e a inovação é a ferramenta para chegar a este objetivo. A maioria dos seus projetos conta, por exemplo, com reuso de água da chuva nas áreas comuns; carregador para carros elétricos; biofilia, que é o uso de plantas que primam pelo aproveitamento de luz natural; uso eficiente de energia; projetos de redução de resíduos sólidos, como alvenaria racionalizada, entre outros.

A inovação também pode ser vista nas etapas de projetos estruturais e arquitetônicos, na busca pelo conforto acústico e térmico, pelo design moderno, por projetos arrojados e, ao mesmo tempo, aconchegantes. “Para isso usamos o que existe de melhor e mais moderno no mercado. Tecnologias inovadoras como BIM (Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção), softwares, drones, ajudam a tornar as obras mais eficientes e promovem segurança também para nossos colaboradores”, detalha Maria Fernanda Vicente, gerente de Marketing da construtora.

 Ao revolucionar a maneira como as pessoas compram, o Super Muffato não poderia deixar de ser citado como uma das empresas que mais inovam. O slogan “do seu jeito” expressa bem a estratégia da rede de supermercados: oferecer aos consumidores possibilidades para que eles façam as compras da forma que preferirem. Hoje, a empresa ostenta inovações como o Shop&Go, que permite que o cliente faça as compras de forma autônoma, escaneando o código de barras dos produtos com o celular e pagando em um terminal próprio usando um QR Code.

O consumidor também pode passar suas compras de até 15 volumes sem o auxílio de um operador no Auto Caixa Rápido, ou as compras maiores no Auto Caixa Dinâmico. Ou então fazer pagamentos sem utilizar cartão ou dinheiro, por meio de reconhecimento facial. Se preferir, o consumidor pode ainda fazer suas compras pelos canais digitais em casa ou nos supermercados da rede e optar por pegar os produtos nos estabelecimentos ou receber em casa, em uma total integração dos canais online e offline. “Todas as ações focam a melhor experiência de compra num ambiente agradável, confortável e seguro”, ressalta Everton Muffato, diretor do Grupo Muffato.

TOP INOVAÇÃO

Atos
3.3%
Super Muffato
3.3%
A. Yoshii
3.3%
Plaenge
2.5%
Sercomtel
2.3%
Outros
31.3%
Não Lembra
54.1%
Pesquisa
Realização