TOP DE MARCAS 2019

Prêmio

VISIBILIDADE, CREDIBILIDADE E RENTABILIDADE

No mundo atual, em que a tecnologia deixou tudo transparente e conectado, alcançar a lembrança espontânea do consumidor, e de forma positiva, passou a ser uma vantagem competitiva ainda mais relevante. Ser lembrado pelo esforço simples da memória e conseguir estabelecer vínculos emocionais provenientes de experiências inesquecíveis do consumidor com a marca, deve ser a meta de todas as empresas para alcançarem, verdadeiramente, visibilidade associada à credibilidade. 

Mas, sem a primeira, não se chega na segunda. Sem estar visível, não será possível estabelecer laços de confiança necessários para a marca alcançar a terceira premissa que é a rentabilidade. Com tanta informação disponível, chamar a atenção das pessoas para as mensagens e conectar o seu conteúdo a um significado que estimule a memorização e o movimento em direção às experiências, demanda ações estruturadas de comunicação e emersão de propósitos que façam sentido para as pessoas.

A pesquisa Top de Marcas, que criou ao longo de 24 anos um rico conteúdo sobre o movimento no posicionamento das marcas em Londrina, evidencia que somente a tradição e a comunicação não são mais suficientes para estimular a reação positiva do consumidor e a lembrança espontânea das marcas. As pessoas querem estar ao lado de marcas cativantes, que ofereçam mais do que produtos e serviços. Querem compartilhar suas experiências aliadas ao significado de suas escolhas. 

Estar no topo da mente continua a ser mais do que relevante para as marcas terem a chance de participarem das decisões de consumo. Mas para estar lá é preciso fazer mais do que se fez até agora. É preciso construir reputação e disseminar propósitos que contribuam com o desenvolvimento da sociedade, com a qualidade de vida das pessoas e com o meio ambiente sustentável. 

 

Cláudia Romariz
Jornalista e Founder of Top de Marcas Londrina