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Top de Valor

A. YOSHII É TRICAMPEÃ

Ranking reconhece marcas guiadas por um propósito, que têm valores pautados no desenvolvimento das pessoas e da sociedade, e os compartilham na comunicação com colaboradores e comunidade

 

Já se foi o tempo em que se fazia compras puramente por necessidade, preço e produto. Hoje as empresas precisam se comprometer com a sociedade, posicionando produtos ou serviços a favor do desenvolvimento socioambiental. Na outra ponta estão os consumidores que passaram a valorizar marcas que têm a oferecer mais do que daquilo que é visível. Os valores por trás de cada companhia se tornaram fatores decisivos de compra e estão mais do que presentes na experimentação e na percepção do consumidor.

 

Há três anos, o Top de Marcas promove a categoria Top de Valor, ranking que tem como objetivo premiar as marcas que são guiadas por propósitos e que compartilham seus valores na comunicação com colaboradores e com a comunidade. Nas três edições do Top de Valor, a construtora A.Yoshii alcançou a maior pontuação entre as marcas pré-selecionadas, atribuída por uma comissão formada por profissionais que atuam na área publicitária em Londrina.

 

Na primeira fase do ranking, os jurados indicaram, com base na relação das marcas mais lembradas pelo consumidor em 2017, aquelas em que observaram propósitos e ações voltadas ao desenvolvimento das pessoas e das comunidades. Foram indicadas seis marcas: A.Yoshii, RPC, Super Muffato, Unimed, Unopar e Viação Garcia.

 

Na segunda fase, e com base no envio de informações das marcas pré-selecionadas, os profissionais avaliaram aspectos como propósitos e valores; a maneira como são comunicados interna e externamente; os canais de comunicação utilizados; como as marcas põem em prática os seus valores corporativos; e como a comunicação dos valores tem impactado o negócio e a reputação da empresa.

 

Para cada item, foram atribuídas notas de 1 a 5. A.Yoshii conquistou 164 pontos dos 180 possíveis e ficou com a primeira colocação; Unimed obteve 157 pontos; RPC, 144 pontos; Viação Garcia, 133 pontos; Super Muffato, 131 pontos; e Unopar, 107 pontos.

 

Respeito ao consumidor

Qualidade, pontualidade e respeito absoluto pelo cliente. Esses são os valores que acompanham a A.Yoshii desde a sua fundação, em 1965, e que fizeram a marca vencedora do Top de Valor nos três anos consecutivos em que o ranking foi realizado. Seus valores são compartilhados internamente através do Portal do Colaborador, e com a comunidade externa por meio de campanhas institucionais e de produtos nos meios de comunicação on-line e off-line, como jornais e revistas, rádio, TV e internet, e-mail marketing, jornal institucional, campanhas de outdoor, ações no showroom, panfletagem e patrocínios a eventos que traduzam a filosofia da empresa.

 

O consumidor pode vivenciar os valores da construtora em seus empreendimentos, que utilizam tecnologia de ponta para auxiliar na qualidade e na velocidade do processo construtivo e garantir a entrega das obras no prazo. Pesquisas com os clientes buscam a melhoria contínua e a satisfação dos compradores, e são realizadas em três etapas do relacionamento com o cliente, da assinatura do contrato ao momento posterior à entrega da obra.

 

Cooperação e transparência

Com o propósito de oferecer soluções de promoção e assistência à saúde, os valores corporativos da Unimed – ética, cooperação, transparência, efetividade, liderança, visão sistêmica, gestão profissional, inovação e responsabilidade social – estão presentes nas ações e processos da cooperativa como na tomada de decisões pautadas pela ética, no código de conduta, nas ações de Responsabilidade Social, na divulgação de informações significativas para cada público, na efetividade das ações táticas e estratégicas, em treinamentos para a liderança, nas práticas de governança corporativa e na implantação de uma cultura mais inovadora.

 

Estes valores se tornam conhecidos pelo público interno e externo através do site da Unimed Londrina e da intranet, e também são abordados na publicação anual do Balanço Social e do Balanço de Gestão. O Relatório de Sustentabilidade da cooperativa também é disponibilizado em forma de vídeo no site da cooperativa e nas redes sociais.

 

Desenvolvimento da nossa gente

O Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), a que pertence a RPC, se guia por convicções que expressam valores em suas atividades como a contribuição para uma sociedade melhor; a comunicação para disseminar diferentes interesses, problemas, sonhos e perspectivas; o servir pautado nas ações em olhar o outro; o favorecer do crescimento humano, do bem comum e da democracia; e o promover, através da comunicação, o desenvolvimento do Paraná e de sua gente. A gerência de Comunicação e Relacionamento da GRPCOM é a responsável por disseminar esses valores para os colaboradores por meio de sua comunicação interna.

No dia a dia, a emissora de TV leva suas convicções à comunidade cobrindo as diferentes culturas, tradições, curiosidades, belezas e dificuldades do Paraná. Os valores da RPC também são traduzidos em ações como o RPC na Praça, o Bem-Estar Global, o Bem Verão, em programas como o Meu Paraná, o Plug e o Estúdio C e o quadro jornalístico Desaparecidos. O Instituto GRPCOM também coloca a TV a serviço da comunidade escolar por meio de um projeto de comunicação e educação chamado “Televisando”.

 

Atendimento personalizado

“Nascemos para ir além.” Esse é o slogan da Viação Garcia, que expressa o propósito da empresa de ir além” do transporte rodoviário de passageiros no planejamento sustentável da companhia, na inovação e nas ações de responsabilidade socioeducacionais, tudo pautado pela ética, respeito, confiança, integração e eficiência. Os valores da empresa são divididos com os colaboradores por meio do relacionamento direto e com o público externo através de campanhas de comunicação.

 

Segundo a empresa, os propósitos corporativos estão expressos no atendimento de qualidade e na implantação de projetos como o Espaço Mulher, o transporte de pets e o Cabine-Cama. A aquisição constante de novos ônibus e o uso da tecnologia na compra de passagens e no check-in integram as facilidades planejadas para o melhor atendimento às necessidades do cliente. A responsabilidade socioeducacional pauta as ações sustentáveis que permeiam as atividades da empresa no dia a dia e em projetos sociais e ambientais.

 

Dedicação contínua

A rede de supermercados preserva até hoje os valores que seguem o Grupo Muffato em seus 43 anos: ética, honestidade, lealdade, comprometimento, dedicação contínua pela obtenção de resultados, respeito ao ser humano, responsabilidade social e inclusão social. Tudo isso dentro de um propósito, que é oferecer uma experiência única de compras aos clientes. Tais valores são compartilhados internamente através do Treinamento de Integração, Código de Conduta, cartazes nas lojas e envio de newsletter semanal. Também são enfatizados nos encontros semanais com os colaboradores e nos treinamentos e cursos de qualificação e capacitação gerenciados pela Uniffato, a universidade corporativa do Grupo.

 

Junto à comunidade externa, os seus valores podem ser vistos em ações como o Dia da Bondade, o Mais Saúde e a Estação Reciclar. A divulgação se dá em materiais de marketing e comunicação, nas redes sociais, em anúncios de mídia e na rádio interna das lojas. A promessa da marca, o “Faz bem feito”, é vivenciada pela empresa em tudo o que ela faz para oferecer aos clientes variedade, qualidade, preços justo e atendimento de excelência.

 

Respeito à diversidade

Com o desafio de transformar a vida das pessoas através de uma educação responsável e que tenha impacto direto sobre o crescimento e a ascensão profissional dos estudantes, a Unopar tem como propósito a “Paixão por Educar”. Para cumprir com esse papel, a universidade é pautada por valores como o respeito às pessoas e à diversidade, fazer acontecer, honestidade e responsabilidade, foco em geração de valor sustentável e trabalhar e aprender juntos.

 

Cursos na universidade corporativa, comunicações e ações internas ajudam a manter viva a prática do seu propósito entre os colaboradores. Ações de responsabilidade social, como os atendimentos gratuitos nas clínicas escola da universidade, são a maneira encontrada pela Unopar de externalizar os seus valores na prática. Para transmiti-los à comunidade, a instituição realiza ações para se manter sempre próxima dela praticando a transparência em suas atividades e buscando despertar o engajamento com a marca e o seu propósito.