x
×
Siga o Top de Marcas nas redes sociais

Comunicação com o cliente diferenciou Londrifel da concorrência e ampliou mercado

Ao procurar um serviço de locação de ferramentas e equipamentos durante a construção de uma casa, os sócios Pablo e Fábio encontraram um mercado amplo, mas que pecava na comunicação com o cliente

A Londrifel, loja especializada em locação de ferramentas e equipamentos para uso profissional e doméstico, completou 1 ano de atividade no último dia 7 de novembro. Os sócios Pablo Rodrigues e Fábio Leoni encontraram uma oportunidade de negócio quando, ao precisarem de um serviço de locação de equipamentos, se depararam com um mercado em potencial, mas com uma lacuna no quesito comunicação com o cliente. 

Os empresários estavam certos.  De acordo com dados da ANALOC (Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações Representantes dos Locadores de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas), só em 2019 o setor movimentou cerca de R$ 7,1 bilhões no país. Com a ajuda do Sebrae, Pablo e Fábio, desenvolveram um plano de negócios, criaram estratégias e deram início à nova empresa: Londrifel.  Atualmente cerca de 85% dos 460 equipamentos disponíveis estão alugados. E a empresa, que abriu as portas durante a pandemia, tem obtido um aumento contínuo no faturamento todos os meses. 

O foco maior é no setor da construção civil, onde o aluguel de equipamentos e ferramentas já é comum. Mas o próprio mercado segmentou a Londrifel também para prestadores de serviços e pessoas físicas. E, para atingir essa clientela que ainda está descobrindo a possibilidade de locar certos equipamentos ao invés de comprar, a comunicação com o cliente por meio do site e das redes sociais, principalmente o Instagram, tem sido fundamental.

“Entramos muito firmes no meio digital. Divulgando, informando e atendendo o nosso cliente. A maior parte do nosso fluxo não é aqui na loja física, mas online, principalmente no Instagram e no WhatsApp”, afirma o sócio proprietário Fábio Leoni. Além disso, no site, o cliente encontra à disposição um catálogo digital com todos os equipamentos disponíveis e tem a chance de fazer um orçamento com agilidade.

Presença online potencializa comunicação com o cliente na Londrifel. Instagram é um dos principais canais de atendimento

Leia também: Comunicação como estratégia traduz propósito da Vinho & Ponto Londrina

As locações podem ser feitas de maneira diária, semanal, quinzenal ou mensal. No caso da Construção Civil as locações costumam ser feitas por períodos mais longos. Mas para quem deseja, por exemplo, alugar uma parafusadeira para fazer algum reparo em caso, pode alugar o equipamento por R$25,00 ao invés de comprar por um valor que pode chegar em torno de R$400,00, e que será usado em situações pontuais. 

“O nosso desafio é comunicar para as pessoas que o nosso serviço existe, que elas podem alugar um equipamento e fazer com que elas entendam que essa é uma opção melhor. Nosso objetivo é trazer soluções e a locação e a nossa agilidade no atendimento e na comunicação com o cliente faz isso. A pessoa não precisa se preocupar com a manutenção, nem com onde guardar equipamentos”, destacam os sócios sobre o custo-benefício do serviço oferecido pela Londrifel. 

Além da comunicação com o cliente ser um grande diferencial competitivo para a empresa londrinense, é por meio das estratégias de relacionamento na internet e do conteúdo desenvolvido nas plataformas digitais que é possível desenvolver um trabalho educativo sobre o serviço oferecido, dialogando com a nova geração que está cada vez mais presente na internet e consumindo por lá. 

Os efeitos da pandemia na mentalidade do público consumidor também beneficiou, e muito, o setor de locações. “A pandemia trouxe a ideia do faça você mesmo, e incentivou as pessoas a fazerem manutenções em casa. Para algumas pessoas isso se tornou até um hobby”, destaca Pablo Rodrigues. O cliente também encontra no site um manual de utilização dos equipamentos e ferramentas. Não é como negar que esse é um mercado em expansão e que a comunicação com o cliente é de fato uma estratégia necessária e que dá ainda mais velocidade nesse processo de crescimento de empresas como a Londrifel.

Leia mais: Top de Marcas Londrina 2021 terá presença da Miss Brasil e a banda Sr. Bonifácio

Pesquisa
Realização