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Bebidas

Um brinde à qualidade

Marcas querem criar proximidade com o consumidor e investem também nos pequenos varejos

Ser a marca mais lembrada quando o assunto é bebida não é uma tarefa fácil. Aqui, o contato quase direto com o consumidor, através de canais de atendimento, presença em pontos de venda, pequenos e grandes, e uma comunicação eficiente podem fazer toda a diferença. As marcas projetam um futuro de expansão para outros mercados e cenários de avanço na sustentabilidade sem sair de perto dos próprios consumidores.

CLÁUDIA ROMARIZ - novembro 13, 2022

Água Mineral

Crystal, da The Coca-Cola Company, é a marca mais lembrada de água mineral em Londrina. Crystal se posiciona como uma marca conectada com ações positivas para minimizar impacto no meio ambiente e se comunica de forma transparente com o consumidor. Nas campanhas desenvolvidas pela marca, se destaca pelo uso da mídia regional em ferramentas como mídia OOH, ações PR Stunt e presença em eventos. Para seguir na jornada de fortalecimento e crescimento da marca, a empresa aposta ainda em ações diferenciadas e conectadas com a sazonalidade, sempre tendo como foco o visual das embalagens e em lançamentos que chamam a atenção pela inovação.
Crystal
26.8%
D'Fonte
8.3%
Ouro Fino
3.0%
Safira
2.3%
Lonrita
2.2%
Outros
12.1%
Não Lembra
45.3%

Café

O Café Itamaraty se consagra como a marca mais lembrada no segmento pelos londrinenses e segue invicto nos 27 anos da pesquisa local. “Avaliamos esta posição como fruto de um trabalho dedicado ao nosso cliente, sempre com foco no atendimento e na satisfação do consumidor final. Londrina tem um mercado muito competitivo no segmento de cafés, por isso acreditamos que estamos no caminho correto para o crescimento contínuo do grupo na região, colaborando também com o fomento de toda a cadeia produtiva, comercial e social”, afirma José Afonso Dias, gerente comercial da filial Londrina do Grupo 3 Corações. A visibilidade fica garantida com a atuação da marca em duas frentes: ativações com forte impacto no consumidor final nas grandes redes locais e regionais e o no aumento da distribuição nos pequenos varejos. Para a comunicação, o Grupo 3 Corações aposta no on trade e no online, com campanhas, promoções e eventos. “No curto prazo, o plano é a verticalização do volume onde já estamos presentes, com crescimento do share. No médio prazo, o planejamento está focado na continuidade da expansão compartilhada com o crescimento das redes e no aumento da base de atendimento direto dos pequenos varejos”, revela.
Itamaraty
27.8%
3 Corações
14.1%
Mineiro
11.8%
Melitta
7.8%
Café Pelé
7.7%
Outros
17.1%
Não Lembra
13.6%

Cerveja

Para a Ambev, o reconhecimento da marca Brahma como a cerveja mais lembrada pelos londrinenses é a prova de que iniciativas seguem acompanhando os anseios dos consumidores. “Queremos entregar para as pessoas toda a Brahmosidade de nossa cerveja, que não é apenas a cremosidade que a Brahma tem, mas também são os bons momentos e experiências inesquecíveis que passamos ao longo dos tempos”, afirma Luísa Dufour Eisenbach, gerente de marketing regional sul da empresa. A visibilidade, continua Eisenbach, vem da troca que hoje acontece principalmente nas redes sociais. “É dessa forma que crescemos como empresa e como pessoas. Buscamos sempre criar diálogos que sejam verdadeiros para nós e que nosso consumidor se identifique, porque em um mercado saturado de opções a marca que se destaca é aquela que traz os valores intangíveis. E para isso acontecer, precisamos ser genuínos em todos os nossos pontos de contato”, comenta. Uma nova fábrica da Ambev está sendo construída no Paraná, com inauguração prevista para 2025. O diferencial da unidade é a utilização de vidro reciclado na fabricação de novos cascos. O vidro reutilizado vem da parceria entre a Ambev, empresas de logística reversa e cooperativas de catadores.
Brahma
27.5%
Skol
26.6%
Heineken
14.6%
Amstel
6.7%
Budweiser
2.8%
Outros
16.5%
Não Lembra
5.3%

Cerveja londrinense

Entre as cervejas produzidas na cidade, a Amadeus é a mais lembrada pela população. Fundada em 2015, a cervejaria nasceu da paixão de dois irmãos, Amadeu e Oscar Bressan, pela boa música e cerveja de qualidade. O resultado de cada receita era compartilhado com os amigos e, o que começou como um hobby, foi se transformando em um modelo de negócio. A busca por cervejarias especializadas trouxe uma bagagem de conhecimento na produção para os irmãos Bressan, apostando no nicho de pessoas interessadas em beber menos e melhor, apreciando cervejas mais elaboradas. O clássico compositor Mozart sempre fez parte da marca: o nome completo é Wolfgang Amadeus Mozart. Desta forma, a criação do slogan “inspirados pela arte” foi o caminho natural para a busca de posicionamento na lembrança do consumidor. A linha clássica de estilos de cervejas deu espaço para rótulos personalizados em parcerias com bandas e eventos de Londrina. Os produtos são encontrados também em lojas físicas no Mercado da Prochet e Shangri-la.
Amadeus
4.2%
Spoller
3.7%
Fábrica 1
3.7%
Skol
3.5%
Mega Bear
1.8%
Outros
12.0%
Não lembra
71.2%

Leite

Uma marca tradicional, regional e de qualidade superior. Assim é que Christina Larroude, diretora de marketing da Lactalis define a Cativa, marca de leite mais lembrada pelos londrinenses, invicta nas 27 edições da pesquisa Top de Marcas. Uma imagem construída ao longo da história e que mais recentemente se fortaleceu com ampliação da presença nos pontos de venda. “O Paraná é um mercado prioritário para nossa empresa e temos muito orgulho de ser a marca mais lembrada de leite na cidade de Londrina. Esse reconhecimento é o resultado do nosso compromisso diário de entregar produtos saborosos e de qualidade para o nosso consumidor”, afirma. Para a marca, o mais importante é que o consumidor encontre o produto no ponto de venda. “Por isso nossas ações têm sido direcionadas para distribuição e visibilidade junto aos parceiros que atuamos. Nossa missão é prover produtos de qualidade para nossos consumidores e o Paraná, em especial a região de Londrina, é um foco estratégico para nossa empresa”, comenta.
Cativa
36.1%
Polly
12.6%
Tirol
11.6%
Lider
9.0%
Parmalat
5.8%
Outros
13.1%
Não Lembra
11.6%

Refrigerante

A marca Coca-Cola é reconhecida no Top de Marcas não só pela tradição, mas também pela sua capacidade de se renovar constantemente. No ano em que completa 80 anos de atuação no Brasil, a companhia reforça as iniciativas de sustentabilidade focadas em três grandes frentes: economia circular, preservação e acesso à água e empoderamento econômico, sobretudo para mulheres. Patrocinadora de sete edições do Rock in Rio, a empresa garantiu a reciclagem dos copos de plástico da marca e, junto com o Festival e outros parceiros, encaminhamos todas as mini pets comercializadas e distribuídas para cooperativas de reciclagem para se transformarem em matéria-prima para outras garrafas. A empresa tem por objetivo engajar todos os seus públicos para, a partir de ações conjuntas, contribuir com a construção de um futuro sustentável.
Coca-Cola
58.9%
Refriko
16.6%
Guaraná Antarctica
9.0%
Fanta
2.7%
Guaratuba
1.7%
Outros
7.2%
Não Lembra
4.0%

Suco

Há dez anos no mercado, o Suco Prat´s comemora a liderança e os bons resultados dos investimentos em marketing. A empresa também vem apostando na incrementação da tecnologia na produção com o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade do produto. “Também investimos na excelência do atendimento aos nossos clientes”, revela o diretor Alexandre Janene Costa. “Estamos seguindo um caminho de expansão do produto para atingir um maior número de estabelecimentos, adquirindo excelentes resultados. Tudo com muito esforço e dedicação ao nosso trabalho”, continua. Outro ponto de muito interesse da marca é a atuação no digital e, para tanto, a empresa investe numa equipe de consultores em marketing para chegar ainda perto dos consumidores. Os planos para o futuro são ambiciosos, de acordo com Margot do Espírito Santo, diretora. “Destaco o investimento da indústria na tecnologia de última geração, o quer proporcionará, em um futuro breve, a apresentação do nosso produtos ao mercado internacional”, diz.
Prats
31.9%
Natú
13.0%
Tang
12.8%
Del Valle
7.2%
Tampico
3.5%
Outros
8.7%
Não Lembra
23.0%

Vinho

Um brinde a uma marca que tem forte ligação com o nosso próprio território! Com vinhedos na Serra Gaúcha, a Vinícola Guaravera é uma empresa da família Gazzi, tradicionais produtores de vinho da região. Para Julio Cesar Gazzi, diretor de marketing, o vinho Guaravera consegue aliar excelente qualidade a um custo acessível e isso faz com que a marca se posicione de forma estratégica, para servir a todo tipo de consumidor. “Permanecemos na mente dos consumidores através de boas parcerias comerciais com as melhores redes de supermercados e atacadistas. Também investimos nos pontos de venda e nas mídias sociais, principalmente Instagram, Facebook e Whatsapp”, comenta. Para o futuro, a marca pretende lançar novos produtos, sempre de olho nas tendências de consumo. “Investimos continuamente em tecnologias de produção da uva e vinho, garantindo um produto de alta qualidade e preço justo”, afirma Gazzi.
Guaravera
33.4%
Campo Largo
6.3%
Sangue de Boi
2.3%
Concha y Toro
2.2%
Vinho Aurora
1.2%
Outros
16.0%
Não Lembra
38.6%

Conheça as outras marcas vencedoras

Selecione as categorias abaixo e descubra quais são as marcas mais lembradas pelo consumidor em 2020 em 10 segmentos relevantes do mercado.

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