x
×
Siga o Top de Marcas nas redes sociais

Comunicação

Novas estratégias

Dê olho no comportamento do público

As empresas de comunicação estão cada vez mais presentes no cotidiano do londrinense, investindo em inovação e em soluções para as novas formas de negócios que surgem para estimular a conexão e a interação com as pessoas, favorecendo a visibilidade para estabelecer confiança e rentabilidade.

CLÁUDIA ROMARIZ - novembro 26, 2020

holograma de meios de conexão digitais

Emissora de TV

A RPC TV completou recentemente 60 anos no Paraná. A emissora se pauta em levar informação e entretenimento para estimular o telespectador a contribuir para o bem da sociedade. “Procuramos mostrar os bons exemplos e dar voz à população, evidenciando o que de mais relevante acontece em cada canto do Paraná, seja pela televisão ou acesso digital”, afirma Eduardo Boschetti, diretor-geral da RPC. Este ano a RPC promoveu campanhas e projetos como o “Em Casa Sim, Sozinho Nunca”, um movimento de conscientização, de solidariedade e de esperança que provocou interação com o público ao evidenciar os estabelecimentos ou serviços que estavam autorizados a funcionar e abertos em cada região do Paraná. “A nossa produção foi se adaptando com equipes nas ruas ou em home office para levar informações, contar histórias emocionantes e levar soluções de comunicação aos nossos clientes e parceiros”, diz Boschetti.
RPC/ Globo
45.0%
Massa/ SBT
19.0%
Tarobá/ Band
14.8%
RIC/ Record
11.0%
CNN
0.8%
Outros
5.2%
Não Lembra
4.2%

Jornal Impresso

A Folha de Londrina possui um dos mais altos percentuais de lembrança de marca em Londrina. Pertencente ao Grupo Folha de Comunicação, o veículo começou a circular há mais de sete décadas e tem distribuição em todo o Paraná. Uma das suas recentes campanhas está focada em esclarecer a população sobre a propagação de notícias falsas, criando o Folha Confere que rebate informações pesquisadas na Internet. A empresa está também iniciando um formato totalmente novo de gestão, priorizando as necessidades atuais de informação da população. Nesse novo cenário, projetos como Clube do Assinante tendem a ganhar força no relacionamento com os leitores.
Folha de Londrina
78.2%
Jornal de Londrina (JL)
5.7%
Folha de São Paulo
3.0%
Gazeta do Povo
1.7%
Estadão
0.8%
Outros
2.0%
Não Lembra
8.7%

Portal de Notícias Locais

Pertencente ao Grupo Folha, o portal Bonde é o mais lembrado pela população londrinense quando o assunto é portal local de notícias. Foi um dos primeiros portais em Londrina, surgindo na primeira década do século 21. O foco atual na produção de conteúdo do Portal Bonde aponta para a agilidade na publicação da notícia, redigida em um formato mais direto para facilitar a interação com a informação. “Trabalhamos fortemente nas redes sociais para fortalecer o Portal e o relacionamento com os internautas”, destaca Bruno Pirolo, responsável de Marketing do Grupo Folha.
Bonde
36.5%
Tarobá News
12.2%
G1
7.8%
Massa News
3.3%
Folha Web
2.7%
Outros
16.8%
Não Lembra
20.7%

Programa Local de TV

O Tribuna da Massa, principal programa da Rede Massa, afiliada ao SBT, é o mais lembrado pela população quando a pergunta é Programa Local de TV. Apresentado por Felipe Macedo, o Tribuna da Massa é exibido ao vivo e traz os acontecimentos mais relevantes do Paraná que podem afetar o cotidiano da população, além de uma completa cobertura policial da região. “A velocidade dentro do programa é um dos pontos mais importantes para fazer com que os nossos telespectadores fiquem sintonizados conosco”, afirma Maurício Diniz Emidio, diretor regional da Rede Massa em Londrina. Em 2020, o conteúdo do programa foi intensificado e a produção aprendeu a lidar cada vez mais com o on-line inserido na programação em tempo real.
Tribuna da Massa
15.7%
Meio Dia Paraná
9.5%
Tarobá Notícias
5.5%
Destaque
4.7%
Tempo Quente
3.8%
Outros
26.7%
Não Lembra
34.2%

Rádio

O rádio vem se transformando nos últimos tempos e deixando de ser apenas “rádio”. Em Londrina, o nome Paiquerê, tradicional no segmento, é o que vem primeiro à memória das pessoas quando pensam em rádio. A Paiquerê FM 98.9 vem se diversificando e usando outras plataformas de comunicação para estar mais próxima dos ouvintes. “Investimos na atualização do aplicativo que permite mais interação e estendemos a participação de nossas promoções para as redes sociais, gerando milhares de comentários e curtidas”, afirma Eder Balbino, diretor de marketing e artístico da emissora que, há cerca de um ano, lançou também um portal de notícias. No próximo ano, os planos são investimentos em novas tecnologias, com foco cada vez maior no digital. A Paiquerê 91.7 FM foi a primeira rádio local a realizar a comunicação transmedia e crossmedia de forma cotidiana, oferecendo oportunidades diferentes de negócios para os anunciantes. “Construímos nossa credibilidade há mais de 60 anos e a inovação sempre fez parte da nossa trajetória. O período de desgaste mental de 2020 com a pandemia também trouxe ao ouvinte a necessidade de relaxamento e nostalgia. Isto nos levou a adaptar a programação da emissora para este momento em que vivemos”, afirma JB Farias, diretor geral da emissora. Na área comercial, a empresa criou novas formas de negócios para as marcas locais continuarem a se comunicar no mercado, mesmo na situação de crise econômica gerada pela crise sanitária. “Não somos somente um veículo de comunicação, mas sim uma empresa que interfere no dia a dia de Londrina, e comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico da cidade”, diz JB Farias.
Paiquerê
30.2%
Jovem Pan
20.3%
Folha
14.2%
Massa
4.5%
Igapó
4.2%
Outros
22.5%
Não Lembra
4.2%

Conheça as outras marcas vencedoras

Selecione as categorias abaixo e descubra quais são as marcas mais lembradas pelo consumidor em 2020 em 10 segmentos relevantes do mercado.

Pesquisa
Realização