x
×
Siga o Top de Marcas nas redes sociais

Educação e Cultura

Educação virtual

Instituições de ensino se adaptam a realidade das aulas on-line

O segmento da Educação foi um dos mais impactados pela pandemia de Covid-19. De um dia para outro, as salas de aula precisaram migrar para a tela do computador e as instituições de ensino se adaptar à nova realidade da educação à distância e aos desafios de entreter os alunos e gerar aproveitamento do conteúdo ensinado.

CLÁUDIA ROMARIZ - novembro 26, 2020

filho estudando com suporte da mãe

Colégio Particular

Este ano foi desafiador para as instituições de ensino, que precisaram suspender suas atividades presencias por causa da pandemia de Covid-19. O Colégio Maxi enfrentou as adversidades da pandemia sem interromper o planejamento estratégico da escola. Os contratempos provocados pelo distanciamento social e a interrupção das aulas presenciais foram sendo superados. “Enfrentamos o momento com tecnologia e afetividade. A pandemia deixou ainda mais evidente o que sempre fez parte da nossa cultura: afetividade, inovação e comprometimento dos professores com os alunos”, afirma Débora Durães, diretora pedagógica.
Para manter o contato com a comunidade escolar, foram realizadas lives e rodas de conversas, e lançado um aplicativo para favorecer o diálogo entre a escola e a família. “Estamos lançando também o Maxi International Learning, um programa bilíngue pautado nos currículos IEYC e Cambridge Assessment International Education que contemplará os alunos da educação infantil ao ensino médio. Destaque também para o curso MaxiMed Premium voltado aos vestibulares de Medicina”, conta Débora.

Maxi
30.5%
Marista
19.0%
Londrinense
11.5%
Universitário
11.5%
Adventista
2.3%
Outros
23.5%
Não Lembra
1.7%

Cursinho Pré-Vestibular

Há mais de duas décadas, o Sigma vem se consolidando como referência em curso pré-vestibular de Londrina, sendo líder em aprovações em diversas universidades públicas e privadas do país. Segundo a diretor comercial Fernanda Hatti, o bom desempenho dos estudantes reflete a qualidade do ensino e faz com que o Sigma se mantenha líder na lembrança do londrinense. Segundo ela, o curso pré-vestibular do Sigma oferece benefícios que alinham qualidade no ensino com custo-benefício. “Buscamos sempre inovar para melhorar o aprendizado do aluno e a experiência que levará para a vida profissional”, destacou.

Sigma
29.5%
NEODNA
18.3%
Maxi
10.2%
Uel
9.2%
Universitário
4.2%
Outros
16.2%
Não Lembra
12.5%

Educação Infantil

A escola O Peixinho, nome mais lembrado no segmento, já faz parte da história de Londrina, estando em atividade há cinco décadas. “Buscamos inovar lançando linhas de conteúdo em nossas páginas do Instagram e Facebook, no canal do YouTube e em nosso blog. Entre as várias propostas que temos conduzido, destaco a produção semanal de matérias com temas pensados especialmente para pais e a publicação de contações de história para as crianças aos sábados”, conta Daniele Zoéga Della Barba, diretora educacional. Neste tempo de isolamento social, a escola lançou o informativo virtual (enviado periodicamente às famílias por e-mail) com as principais notícias e intensificou o uso do aplicativo da escola para envio de avisos e orientações. “Disponibilizamos um espaço de escuta aos alunos por meio de plantões psicológicos e lançamos o projeto de habilidades socioemocionais, além de oficinas pedagógicas e plantões com as professoras”, cita a diretora.

O Peixinho
18.7%
Maxi Junior
8.3%
Londrinense
4.2%
Marista
4.0%
Educativa
3.5%
Outros
46.7%
Não Lembra
14.7%

Ensino à Distância

A Unopar confirma a sua posição como instituição de vanguarda acadêmica, inovadora e que investe em atualização do ensino, pesquisa e extensão. “Somos a maior universidade de ensino a distância do país. Trabalhamos para que o EAD contribua cada vez mais com a democratização da educação, levando o ensino a lugares em que as unidades presenciais não estão presentes”, afirma Flávia Pellissari Pomin Frutos, reitora da Unopar. Está em Londrina toda a estrutura de operações de Ensino à Distância (EAD) para que os professores ministrem aulas ao vivo via streaming. São 960 transmissões semanais direto da cidade para todo o país, de forma síncrona. Recentemente, a Unopar ampliou a capacidade dos estúdios de 18 para 84 espaços individuais, com toda a tecnologia e segurança para que professores possam lecionar com alta eficiência.

Unopar
46.8%
Unifil
10.2%
Unicesumar
6.8%
Pitágoras
3.8%
Positivo
2.7%
Outros
11.5%
Não Lembra
18.2%

Escola de Dança

O Espaço Latino, escola de dança mais lembrada em Londrina, aposta nas redes sociais para construir uma relação sólida com o seu público, produzindo conteúdos relevantes e de qualidade. Em 2020 a escola precisou se reinventar. “Tivemos que inovar, utilizando novas formas para mantermos o vínculo com nosso cliente”, conta Daianne Maria Gonzales, sócia proprietária. O Espaço Latino apostou em aulas on-line e, aos poucos, começou a retomar as aulas individuais, trabalhando conteúdos de forma inovadora, sem contato físico, mas desenvolvendo um método de aprimoramento da técnica e da consciência corporal do aluno. “Demos total importância à relação individual com cada cliente. Começamos a conhecer melhor as expectativas e necessidades do nosso cliente com a escola, procurando atendê-lo de forma mais eficaz”, explica a proprietária.

Espaço Latino
8.8%
Funcart
4.5%
Augusto Bogo
3.0%
Casa da Dança
3.0%
Gesto’s Ballet
2.3%
Outros
18.2%
Não Lembra
60.2%

Escola de Idiomas

A Wizard by Pearson, marca que vem em primeiro lugar na lembrança do londrinense quando pensa em escola de idiomas, já estava em um processo de transformação digital e que foi acelerado pela pandemia. O Wiz.me, um assistente pessoal de ensino de idiomas que usa inteligência artificial, foi o destaque da rede de escolas presente em várias partes do país. “Com o início da pandemia, não apenas reforçamos nosso compromisso com a inovação, como também adaptamos as aulas físicas para modelos à distância, com aulas síncronas, e criamos um produto novo, o Wizard On. É a primeira escola de idiomas totalmente digital e que permite que novos estudantes se matriculem diretamente no formato à distância”, explica Fernando Cesário, diretor de Marketing e Trade Marketing da Pearson Brasil. Em Londrina, a marca possui cinco franqueados locais.

Wizard
26.2%
Cultura Inglesa
14.5%
Fisk
12.7%
Cultural
10.3%
CCAA
6.5%
Outros
20.2%
Não Lembra
9.7%

Escola de Modelo

O Studio Desirée Soares, novamente a marca mais lembrada no segmento, sempre se preocupou em contar com uma equipe qualificada de profissionais nas áreas de passarela, fotografia, teatro, comportamento social e profissional.
O distanciamento social forçou a escola a criar uma relação mais virtual, oferecendo ao aluno diversas plataformas para que tenha acesso aos conteúdos. “Corremos atrás da tecnologia”, comentou Desirée Soares Galvão Bueno, diretora do Studio Desirée Soares. A partir de agora, a escola vai continuar com aulas presenciais e on-line, proporcionando ainda mais dinamismo aos cursos.

Studio Desirée Soares
47.3%
Fórum Model
3.3%
Studio CDI
2.5%
Maxi
0.7%
Marista
0.5%
Outros
4.5%
Não Lembra
41.2%

Escola Internacional

A St. Jame´s International School é o primeiro nome que vem à memória quando o londrinense quer se lembrar de uma instituição de ensino focada no estudo internacional. A escola foi pioneira no segmento em Londrina, trazendo a educação bilíngue para a cidade há mais de duas décadas. O projeto pedagógico na instituição está alicerçado em três pilares: formação de valores e princípios, relacionamento e inovação. “Sempre investimentos na parceria escola e família com os pais tendo contato direto com a direção e coordenadores. Já a inovação está presente na metodologia do ensino bilíngue, com aulas de empreendedorismo e educação emocional”, enfatiza a diretora Márcia Kobayashi. Para 2021, o desafio será adaptar a instituição ao ensino híbrido, com aulas presenciais e remotas, e trabalhar com o emocional dos alunos. “Daremos ênfase ao Yale RULER, da Yale University, método da educação infantil e ensino fundamental de nomear sentimentos e saber expressá-los de forma adequada. O LIV (Laboratório Inteligência de Vida), focado no ensino fundamental e médio, também terá atenção no próximo ano”, diz a diretora.

St James'
23.3%
Maxi High School
6.8%
Haward
4.8%
Wizard
4.0%
Cultural
3.5%
Outros
22.3%
Não Lembra
35.2%

Escola Profissionalizante

A pandemia fez com que o Senai, nome de escola profissionalizante mais lembrado na cidade, antecipasse algumas tendências já para 2020. A escola já tinha a plataforma EAD para alguns cursos, mas acelerou o desenvolvimento de novos materiais e planos de aprendizado para as disciplinas e cursos que eram ofertados apenas no formato presencial. “Realizamos treinamento dos professores e equipe pedagógica para essa nova forma de interação. Foi um grande desafio, pois nem tudo é possível de ser realizado no formato EAD, principalmente em formação profissional, que exige muita prática, mas nos superamos. Conseguimos entregar de forma bastante satisfatória os conteúdos teóricos e programamos a parte prática para data futura”, explica Henry Carlo Cabral, gerente do Senai.
O cenário atípico de 2020 obrigou a escola a se comunicar por redes sociais, telefone ou por aplicativos de mensagens. “Isso nos ensinou muito. Agora acredito que estamos preparados para atender principalmente essa nova geração”, afirma Cabral.

Senai
39.0%
Senac
14.8%
Sesc
9.5%
Sesi
4.5%
Cebrac
4.2%
Outros
18.7%
Não Lembra
9.3%

Universidade Particular

A Unopar é também a universidade particular mais lembrada em Londrina, sendo que o diferencial tecnológico também se tornou destaque no ensino presencial. A instituição oferece um modelo acadêmico com conteúdo voltado para a formação integral do indivíduo e com ênfase na sua empregabilidade. “O modelo permite que a experiência do aluno possa ser personalizada de acordo com seus interesses de carreira”, afirma Flávia Pellissari Pomin Frutos, reitora da Unopar. Em meio à pandemia, surgiram também oportunidades como a realização de Ciclos de Palestras e Semanas Acadêmicas Online que contaram com a participação de profissionais de destaque em nível nacional e internacional. Outra iniciativa da Unopar Londrina é a Feira de Empregabilidade Online, um evento gratuito que reúne vagas de emprego e estágio para empresas de diferentes setores da cidade.

Unopar
30.8%
Unifil
27.2%
PUC
22.2%
Pitágoras
7.5%
Positivo
5.2%
Outros
4.0%
Não Lembra
3.2%

Conheça as outras marcas vencedoras

Selecione as categorias abaixo e descubra quais são as marcas mais lembradas pelo consumidor em 2020 em 10 segmentos relevantes do mercado.

Pesquisa
Realização