Serviço
Interação com o cliente
Empresas ampliam atuação a comunicação on-line
O ano de 2020 está sendo um atípico por causa da pandemia de Covid-19. O setor de Serviços precisou repensar e adotar novas estratégias de comunicação com os clientes. Novos canais online, aplicativos, contatos telefônicos foram algumas das soluções encontradas pelas empresas para se manter próximo do consumidor.
CLÁUDIA ROMARIZ - novembro 26, 2020
Agência de Turismo
A CVC é uma marca de vanguarda e segue se renovando para conquistar novos consumidores, seja ampliando o seu portfólio de destinos e produtos, facilitando as formas de pagamento ou reforçando diferenciais em campanhas promocionais e de branding. “A evolução precisa ser continua para que sejamos sempre a marca de turismo mais lembrada entre os consumidores de Londrina”, afirma Thiago Quilici, CVC Interior Paraná. Desde o início da pandemia, a CVC adotou um pacote de medidas para passar pela crise que exigiu uma adaptação rápida no atendimento e na assistência dos seus clientes que estavam no exterior. A marca também aproveitou a pandemia para lançar alguns produtos digitais como o orçamento dinâmico em que o cliente pode acompanhar, em tempo real, a variação de tarifas da viagem desejada no futuro, podendo aproveitar o melhor preço e fechar a reserva da viagem.
CVC
50.5%
Albatroz
5.5%
Valentin Turismo
2.0%
Garcia Tur
1.7%
Strick Turismo
1.7%
Outros
13.8%
Não Lembra
24.8%
Autoescola
A Autoescola Paraná está há quase cinco décadas em funcionamento e é líder absoluta no segmento. Inaugurou este ano mais uma unidade localizada na região dos Cinco Conjuntos, na zona Norte. A Paraná está capacitada para habitar motorista de todas as categorias, conta com uma equipe experiente de instrutores e estrutura com três pistas de motos, centro prático e teórico e locais fechados para treinamento de baliza. A frota de veículos é composta por motocicletas, carros, ônibus, carreta e caminhão. Na comunicação, a autoescola aposta em mídias sociais para se manter conectada com os clientes. “Procuramos melhor servir o cliente com atendimentos pelo WhatsApp, preenchimento dos processos e agendamentos de aulas pelo WhatsApp”, afirma Angela Maria Fudolli, diretora de ensino.
Paraná
44.2%
Pratika
7.5%
Silva
4.3%
Central
4.0%
Ômega
3.7%
Outros
18.0%
Não Lembra
18.3%
Banco Cooperativado
A Sicredi União PR/SP é a maior cooperativa do sistema Sicredi do país. Possui 110 agências, cerca de 400 mil associados e atua no norte e noroeste do Paraná e leste e centro-leste paulista. Possui R$ 6,9 bilhões em ativos e patrimônio líquido de R$ 518 milhões. “Esses números dizem muito sobre como construímos nossa visibilidade. Enquanto muitas instituições financeiras fecham agências, nós abrimos. Inovamos e criamos espaços de relacionamento. A nossa palavra-chave sempre foi relacionamento”, afirma Wellington Ferreira, presidente da cooperativa de crédito Sicredi União PR/SP. A marca é a mais lembrada em Londrina no segmento. O banco lançou este ano a campanha “Eu coopero com a Economia Local” e disponibilizou o aplicativo Conecta, permitindo que os associados anunciem e vendam produtos e serviços entre si. Para estar mais próximo dos clientes neste período de pandemia, a Sicred realizou lives e estreitou os contados por telefone, WhastApp.
Sicredi
47.2%
Sicoob
28.5%
Uniprime
2.8%
Itaú
2.8%
Banco do Brasil
1.8%
Outros
6.8%
Não Lembra
10.0%
Barbearia
Com o slogan barba, chopp, cabelo e bigode, a Barbearia Prado é a marca mais lembrada pelos londrinenses quando o assunto é barba. O proprietário Rodrigo Prado, atribui o resultado na pesquisa à competência ao time de profissionais. “A nossa equipe é muito bem qualificada e está sempre buscando conhecimentos para satisfazer os nossos clientes”, afirma Prado. Para conquistar mais clientes, a marca aposta no “boca a boca”. “A nossa divulgação é apenas com cartão de visita. Estamos sempre melhorando os cortes e o ambiente para que os clientes nos indiquem sempre”, explica o proprietário. Neste período de pandemia, a Prado passou a fazer atendimento em domicílio para que os clientes ficassem mais à vontade e se sentissem mais seguros.
Prado
2.3%
Caballeros
2.0%
Jacob's
1.3%
Dom Pedro
1.2%
Big Barbearia
0.8%
Outros
29.7%
Não Lembra
62.7%
Clube Social
Para se manter no topo como o clube social mais lembrando pelos londrinenses, o Iate Clube de Londrina investe na presença nas mídias digitais e conta com uma estrutura física que se tornou cartão postal na cidade, tendo sido sede de importantes eventos esportivos, sociais e culturais, além de corporativos e festivos. O clube tem em seu quadro social cerca de 8 mil associados e oferece atividades como natação, hidroginástica, futsal, basquete, volêi, tênis, beach tênis, judô, yoga, náutica, canoagem, remo, além de restaurante. Em 2021 ganhará energia fotovoltaica.
Iate Clube
33.0%
Arel
17.8%
Country Club
11.7%
Grêmio
5.5%
AABB
3.5%
Outros
12.0%
Não Lembra
16.5%
Consórcio
Fundada em 1977, o Consórcio União, que tem sede em Londrina e atuação em quatro estados no país, se mantém na liderança da memória do londrinense. No total, são 10 unidades de negócios instaladas em capitais e cidades polo do Paraná e Minas Gerais. A empresa tem investido em produtos diferenciados como o My Place, que possibilita aos clientes comprarem imóveis no exterior; o CONDOFAZ, o consórcio para condomínios que atende necessidades como reformas e aquisições de equipamentos; e o My Church, crédito voltado às instituições religiosas para construção de novos templos. “A empresa manteve os investimentos em marketing online e offline mesmo neste período da pandemia. O nosso diferencial foi nos aproximarmos ainda mais nossas equipes de nossos clientes de forma que os consorciados percebessem a proximidade, apesar do isolamento social”, diz Rafael Augusto Carraro, gerente regional.
União
61.2%
Servopa
2.2%
Norpave
1.8%
Metronorte
1.2%
BV
1.2%
Outros
12.7%
Não Lembra
19.8%
Escritório de Marcas e Patentes
A London Marcas e Patentes é pioneira na região na prestação de serviços de assessoria administrativa e jurídica na área da propriedade intelectual (marcas, patentes, desenhos industriais, direitos autorais, elaboração de pareceres, averbação de contratos, registro de software). Este ano a empresa completa 30 anos e assume a liderança no primeiro ano em que o segmento é pesquisado. A London possui equipe qualificada, capaz de prestar informações ágeis a partir do próprio banco de dados do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) e de softwares especializados, distinguindo-se pela experiência e atendimento personalizado. “A qualidade e eficiência de nossos serviços, a lisura, transparência, respeito e seriedade com que atuamos no mercado são os nossos diferenciais”, afirma Karen Sinnema, proprietária e diretora executiva da London.
London
8.0%
Tillvitz
0.5%
Umbrella
0.3%
Diplomata
0.3%
GGP
0.3%
Outros
4.0%
Não Lembra
86.5%
Gráfica
A Midiograf é hoje o nome que vem em primeiro lugar na memória do londrinense quando pensa em gráfica. Fundada em 1992, a empresa construiu sólida estrutura, alcançando premiações nacionais. Um dos diferenciais neste ano foi a aposta no setor de embalagens, intensificado neste período de pandemia com o aumento do delivery em vários segmentos. A Midiograf também aposta em outbound marketing, inbound marketing, mídias sociais, parcerias estratégicas e networking do seu time para ampliar o mercado. Este ano, a empresa está atuando com mais força nas mídias sociais, buscando manter a proximidade com os atuais e futuros clientes por meio de vídeos-conferências, e aumentando a produtividade por meio de inside sales. Para o ano que vem, Nivaldo Benvenho, diretor presidente, destaca que a empesa pretende potencializar a produção de conteúdo com foco no inbound marketing, oferecendo maior suporte e espaço de aprendizado e estudo para clientes e parceiros, e profissionais de criação das artes gráficas.
Midiograf
21.2%
Ipê
5.8%
Mc Cópias
4.0%
Líder
3.7%
Imprima Plus
1.5%
Outros
20.8%
Não Lembra
43.0%
Hotel
Com mais de cinco décadas de atuação no ramo hoteleiro, o Bourbon é o primeiro hotel que vem à lembrança do londrinense há 25 anos consecutivos. Localizado na área central de Londrina, é reconhecido pela excelência no atendimento, qualidade, respeito e cordialidade. A empresa está sempre focada no desenvolvimento da sua equipe de colaboradores para que possa realizar o melhor atendimento e garantir a melhor experiência dos clientes. O Bourbon foi fundando em 1963 e investe continuamente em inovações para estar no topo do setor e ser reconhecido como uma marca com estilo próprio.
Bourbon
29.0%
Blue Tree
12.8%
Sumatra
8.2%
Ibis
6.8%
Crystal
6.5%
Outros
27.7%
Não Lembra
9.0%
Lavanderia
Líder no segmento de lavanderias, a 5àsec é uma rede de lojas especializadas no tratamento de roupas e produtos têxteis. Há mais de 25 anos no Brasil, a 5àsec possui mais de 400 lojas garantindo a liderança no segmento de lavanderias. Em Londrina mantém a liderança como a marca que primeiro vem à memória do londrinense. A marca constrói a sua visibilidade apostando no e-commerce e ferramentas como e-mail marketing, promoções e pacotes. A empresa vem repensando a forma de se comunicar com os seus clientes neste período de pandemia. “Estamos escutando as novas necessidades dos clientes que estão ficando mais em casa. Os nossos planos é continuar investindo no e-commerce e nas mídias digitais”, afirma o franqueado local Carlos Alberto Cestari.
5àsec
42.2%
Bolha de Sabão
4.0%
Cisne
1.2%
Itamarati
1.0%
Lux's Lavanderia
0.8%
Outros
7.0%
Não Lembra
43.8%
Ônibus Rodoviário
Um dos principais valores da Viação Garcia é a inovação. Com 85 anos, a marca é top of mind no seu segmento de atuação. A empresa está constantemente em busca de novas tecnologias e em funcionalidades e serviços que possam trazer aos clientes uma melhor experiência de viagem. Recentemente adquiriu veículos com uma nova configuração de assentos e com maior quantidade de poltronas individuais para atender à demanda de distanciamento e privacidade. “Temos uma forte presença nas mídias sociais que nos permitiu comunicar todos os cuidados de biossegurança aos clientes, bem como informações atualizadas de linhas e horários em operação”, comenta Estefano Boiko Junior, vice-presidente. A empresa pretende manter o investimento em tecnologia e em tendências que tragam cada vez mais conforto e praticidade aos seus clientes, além de investir na aquisição de novos veículos para continuar sendo a empresa de transporte rodoviário com a frota mais nova do país.
Viação Garcia
78.7%
Grande Londrina
5.3%
Brasil Sul
4.7%
TIL
1.2%
Guerino Seiscentos
1.2%
Outros
6.2%
Não Lembra
2.8%
Salão de Cabeleireiro
O salão Fátima Martins Cabeleireiros, presente em shoppings centers em Londrina, é a marca mais lembrada pelo londrinense no segmento. A marca precisou se reinventar durante os meses de fechamento dos shoppings, mantendo a comunicação com os clientes. No retorno das operações, o foco foi nos protocolos de biossegurança. “Não basta divulgar, é preciso informar, garantir sensação de segurança antes do atendimento. A cobrança por melhoria contínua na prestação de serviços também aumentou, o que gerou o movimento de busca por mais qualificação da equipe”, afirma Mirian Ariyoshi, sócia-proprietária. A qualificação da equipe, de acordo com ela, é constante, assim como os investimentos para garantir o bem-estar dos clientes. “Nossa filosofia é desenvolver ações dentro de nossos propósitos e valores, com atenção exclusiva ao próprio negócio”, destacou.
Fátima Martins
5.8%
Lincoln Tramontini
5.0%
Studio One
4.0%
Diogo Guerra
3.7%
Fábio Farias
3.5%
Outros
49.0%
Não Lembra
29.0%
Conheça as outras marcas vencedoras
Selecione as categorias abaixo e descubra quais são as marcas mais lembradas pelo consumidor em 2020 em 10 segmentos relevantes do mercado.