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Bebidas

De olho no consumidor

Marcas de bebidas investem em ações de aproximação com os clientes para permanecerem entre as mais lembradas

Para manterem-se na preferência dos consumidores durante a pandemia do novo coronavírus, as marcas de bebidas realizaram uma série de ações no último ano. Aproximação com o cliente, investimentos em marketing, lançamento de novos produtos e cuidado com os colaboradores foram algumas das providências tomadas. Inovação e qualidade estão no planejamento dessas empresas para o futuro próximo.

CLÁUDIA ROMARIZ - novembro 10, 2021

Leite

O Paraná é considerado um mercado prioritário para a Lactalis do Brasil, que produz a marca de leite Cativa. “Temos muito orgulho de ser a marca mais lembrada de leite na cidade de Londrina. Esse reconhecimento é o resultado do nosso compromisso diário de entregar produtos gostosos e de qualidade para o nosso consumidor”, afirma o CEO da empresa, Roosevelt Junior. Em junho deste ano, a cooperativa londrinense Cativa teve os ativos incorporados pela Lactalis do Brasil, pertencente ao grupo de laticínios francês Lactalis. A Cativa foi fundada em 1964 e é uma das líderes de captação e processamento de leite no Estado do Paraná. Em 2020, o seu faturamento foi de R$ 1,1 bilhão e a captação anual de leite de 360 milhões de litros. O projeto de incorporação da cooperativa pela Lactalis do Brasil deve desenvolver ainda mais a bacia leiteira da cooperativa e da região.

Cativa
48.4%
Polly
11.0%
Tirol
9.8%
Parmalat
9.7%
Lider
6.6%
Outros
11.6%
Não Lembra
3.0%

Água Mineral

A Crystal, da Coca-Cola Company, é a mais lembrada marca de água mineral em Londrina. Em 2020, a marca passou por transformações que a colocaram em posição de destaque quanto à sustentabilidade ambiental. No ano passado, a Coca-Cola Femsa Brasil lançou a primeira garrafa de água mineral Crystal feita com 100% de resina plástica reciclada. Além disso, toda a água utilizada na produção é devolvida à natureza por meio do projeto de neutralidade hídrica da empresa. O projeto desenvolve ações para preservar e aumentar a capacidade de recarga e infiltração de água dos mananciais, no caso, o Médio e Alto Rio Tietê. Também realiza ações de ampliação do acesso à água, higiene, saneamento e educação ambiental para uso consciente da água. A fábrica de Mogi das Cruzes também foi a primeira a ser operada 100% por pessoas com deficiência.

Crystal
20.8%
D' Fonte
12.5%
Ouro Fino
5.2%
Nestlé
4.8%
Safira
3.3%
Outros
19.6%
Não Lembra
33.9%

Vinho

Cultivadas em vinhedos da Serra Gaúcha, as uvas da vinícola Guaravera é que dão origem ao vinho mais apreciado pelos londrinenses, da marca Guaravera. Embora a vinícola tenha origem gaúcha, o processo de envase e distribuição do vinho Guaravera é paranaense, e se dá na cidade de mesmo nome desde 1994. A Vinícola Guaravera é uma empresa da família Gazzi, tradicionais produtores de vinho da cidade de Flores da Cunha, próxima a Caxias do Sul (RS). Mesmo que no ano passado a empresa tenha passado por um difícil cenário de escassez de insumos e necessidade de antecipação da compra de matérias-primas e adequação das linhas de produção, a marca ampliou investimentos em mídias sociais e de massa como a televisão. Assim, pôde manter o planejamento estratégico e o foco no custo-benefício dos produtos, e agora busca ampliar sua área de atuação.

Guaravera
27.4%
Campo Largo
7.9%
Concha y Toro
6.2%
Sangue de Boi
3.0%
Quinta do Morgado
2.1%
Outros
23.1%
Não Lembra
30.3%

Cerveja

O isolamento social foi um dos desafios para as marcas de cerveja Skol e Brahma, preferidas pelos londrinenses. As duas marcas são líderes no mercado de cerveja no Brasil e possuem uma conexão muito forte com a região norte do Paraná, reforçada pela plataforma de Sertanejo. As lives tornaram-se uma das principais ferramentas de aproximação entre a Ambev e os clientes. “O Circuito Brahma Live, por exemplo, trouxe artistas como Jorge&Mateus e bateu recordes de visualizações. A ligação com a música sertaneja reforça a identidade das marcas com o Norte do Paraná, onde o gênero musical é bastante difundido”, justifica a empresa. O lançamento da Brahma Duplo Malte foi outro trunfo da Ambev. “A nova cerveja nasceu do desejo expresso dos consumidores por uma bebida mais cremosa.” A empresa segue apostando na diversificação das plataformas e eventos para se comunicar com os clientes.

Skol
24.4%
Brahma
24.4%
Heineken
19.2%
Amstel
4.4%
Budweiser
4.3%
Outros
20.7%
Não Lembra
2.6%

Refrigerante

A marca Coca-Cola é reconhecida no Top de Marcas não só pela tradição, mas também pela sua capacidade de se renovar constantemente. Em setembro, a Coca-Cola Company lançou sua nova plataforma global de marca, chamada de “A Magia Acontece”, que convida as pessoas a celebrarem a verdadeira magia da humanidade. Também revelou uma releitura do seu logotipo, batizada de “o Abraço”, e inspirada na forma que adquire quando aplicada nas embalagens da Coca-Cola. Dentre os pilares estratégicos de sustentabilidade da Coca-Cola Femsa Brasil, em 2020, a prioridade foram os colaboradores. A empresa afirmou ter sido uma das primeiras a decretar home office para o público do setor administrativo, e a divulgar ostensivamente os protocolos de segurança para os colaboradores da operação. Também apoiou as comunidades onde está presente com doações de água e transporte de doações de outras empresas, e ajudou a viabilizar a compra de testes RT-PCR.

Coca-cola
62.5%
Guaraná Antarctica
12.6%
Refriko
11.1%
Fanta
2.8%
Pepsi
2.0%
Outros
8.0%
Não Lembra
1.0%

Suco de Laranja

O suco Prat´s marca presença nos supermercados da cidade, que representam os seus principais pontos de venda. No último ano, a marca, que é a mais lembrada em Londrina, seguiu investindo em novos equipamentos e no desenvolvimento de pomares. Também foram feitos investimentos em marketing e na colocação de geladeiras nas sedes dos clientes. A inovação é ponto forte na empresa, que está em constante processo de aprimoramento do produto. “Nosso negócio sempre teve como objetivo não parar no tempo. Nunca deixamos nossa empresa no piloto automático. Sempre inovamos e estudamos formas para ter o melhor produto”, afirma o diretor e sócio da empresa Alexandre Janene Costa. O lançamento de novos sabores faz parte do planejamento do negócio para os próximos anos. “Também planejamos a expansão da indústria para atender o mercado externo”, explica a diretora e sócia Margot Espírito Santo Costa.

Prats
38.0%
Natú
16.7%
Tang
10.2%
Del Valle
7.4%
Tampico
4.9%
Outros
10.2%
Não Lembra
12.6%

Café

Marca mais lembrada pelos londrinenses, o café Itamaraty aumentou em 80% a equipe comercial em Londrina no último ano, e ampliou em 37% a base de atendimento de novos clientes. Durante a pandemia, a marca apostou numa grande estrutura médica e assistencial para garantir a segurança dos colaboradores. “A Três Corações, detentora da marca Itamaraty, montou um Comitê de Saúde para atendimento presencial e via telemedicina em todo o Brasil. Além de fornecer todos os equipamentos de proteção, a empresa realizou exames de detecção do coronavírus em 100% dos colaboradores que apresentaram algum sintoma relacionado à Covid-19”, informou a empresa. O Itamaraty segue como referência de qualidade e sabor para os londrinenses, e acredita que o crescimento da participação no mercado vem através do reconhecimento do consumidor final e do fortalecimento das parcerias comerciais na região.

Itamaraty
30.0%
3 Corações
18.4%
Melitta
9.5%
Mineiro
6.7%
Pelé
6.4%
Outros
24.7%
Não Lembra
4.3%

Cerveja Feita em Londrina

Entre as cervejas produzidas na cidade, a Amadeus é a mais lembrada pela população. O novo coronavírus teve forte impacto na relação da marca com os consumidores. Segundo a empresa, somente a atividade de delivery não foi paralisada no momento mais grave da pandemia, e a estratégia do negócio precisou se voltar às vendas online. “Participamos de lives e eventos beneficentes durante esse período, ajudando colegas artistas, levantando fundos para compra de alimentos e agasalhos, sempre com muito respeito e carinho pelo bem-estar dos clientes e parceiros”, informa a empresa. Com a volta do atendimento presencial, a Amadeus investiu na segurança e no bem-estar do cliente, evitando aglomerações. “Implantamos um formato de atendimento para o cliente sentir-se seguro e acolhido.” Para os próximos anos, a marca continua focada na qualidade do produto e dos serviços e na implantação de novas lojas.

Amadeus
6.1%
Spoller
4.8%
Fábrica 1
3.4%
Colina
1.8%
Mega Chopp
1.8%
Outros
12.9%
Não Lembra
69.3%

Conheça as outras marcas vencedoras

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