x
×
Siga o Top de Marcas nas redes sociais

Serviço

Serviços em transformação

Empresas apostam em adaptabilidade e cuidado com o cliente para se manter relevantes

Relacionamento próximo, capacidade de se reinventar e entender profundamente as necessidades dos clientes. Essas são só algumas das características das empresas de serviço que se destacaram no último ano e conseguiram conquistar um lugar especial na memória do consumidor. Impactado diretamente pela crise da Covid-19, o setor precisou investir em inovação para se manter de pé. Marcas que repensaram suas formas de vender, com pacotes de serviços adaptados para a realidade do momento, conseguiram estabelecer uma comunicação eficiente com seu público. Uma relação que só tende a melhorar.

CLÁUDIA ROMARIZ - novembro 10, 2021

Salão de Cabelereiros

Uma verdadeira revolução em seu modelo de negócio foi feita pelo Studio One para se adaptar aos impactos provocados pelo combate ao coronavírus. Uma das principais ações foi o lançamento de seu e-commerce, com a oferta de serviços com a possibilidade de parcelamento e com prazo de até quatro meses para utilizar o voucher. “A estratégia deu tão certo que resolvemos manter até hoje esse novo método de vendas”, conta a empresária e hair designer Micheli Pessoto. Mesmo em meio ao período turbulento, a empresa investiu na construção de um novo espaço na Avenida Adhemar Pereira de Barros, na Bela Suíça. Com uma gestão inteligente, foi possível ajustar custos, manter o quadro de funcionários e até mesmo contratar. Nosso objetivo é mostrar aos clientes que o salão é um local seguro e higienizado, e que oferece total segurança aos seus clientes”, conclui.

Studio One
5.1%
Fátima Martins
4.6%
Diogo Guerra
3.4%
Lincoln Tramontini
3.1%
Ana Mota
2.5%
Outros
48.5%
Não Lembra
32.8%

Autoescola

Formar novos motoristas significa repassar conhecimento e responsabilidades, mas também é preciso oferecer as ferramentas corretas, nesse caso, os veículos. Foi essa a leitura da Autoescola Paraná, que, em vez de se retrair com a crise, decidiu investir. “Fizemos uma grande renovação da frota no ano de 2021, inclusive com novos ônibus e carreta zero quilômetro. Também construímos mais uma pista coberta para aulas para motociclistas na Região Norte”, detalha Angela Maria Fudolli, diretora de ensino. Outra aposta foi na ampliação dos serviços de forma digital. A ideia é agilizar o atendimento dos clientes via WhatsApp, para oferecer comodidade para os serviços básicos relacionados à Carteira Nacional de Habilitação. “Após o susto e a insegurança que vivemos, a empresa buscou se adequar, atendendo às novas normas”, garante Fudolli, conectada à realidade.

Paraná
42.6%
Pratika
8.0%
Santana
4.1%
Silva
3.9%
Ômega
3.9%
Outros
19.3%
Não Lembra
18.0%

Barbearia

Quarto maior mercado da indústria de beleza no mundo, o Brasil vem desfrutando de um crescimento expressivo no ramo de barbearias. A Caballeros, localizada no Aurora Shopping, ganhou o coração dos londrinenses nesse último ano. Com sua decoração industrial e arejada, o time literalmente faz barba, cabelo e bigode com competência. Tudo sem perder a atenção com as necessidades que o momento exigia. “Fizemos questão de comunicar intensamente que o nosso trabalho atende as mais rigorosas regras sanitárias”, explica a proprietária Waldineia de Afonseca. Mesmo com parte da operação interrompida devido ao distanciamento social imposto pela Covid-19, o ânimo do trabalho foi mantido. “Tivemos o discernimento em entender que era um problema global e que poderíamos sair na frente com o compromisso de atender a confiabilidade de nossos clientes”, garante a empresária.

Caballeros
2.0%
Don Leon
1.8%
Prado
1.0%
Babuggia
0.8%
Jacob´s
0.8%
Outros
37.0%
Não Lembra
56.6%

Hotel

O hotel Bourbon tem como desafio aliar a tradição de quase seis décadas de existência à inovação. Com profunda ligação com Londrina, o conhecido endereço no centro da cidade está conectado com as riquezas que a região oferece. Aos seus hóspedes, oferta a qualidade e o conforto de seus quartos, assim como aponta a variedade de opções turísticas disponíveis, como a produção de cachaças artesanais, a proximidade de mais de 300 cachoeiras, de vinícolas e de um campo de lavanda. A rede, que hoje conta com 26 unidades – inclusive na Argentina e no Paraguai –, nasceu em Londrina, em outubro de 1963, a partir do trabalho do casal Caetano e Angelina Vezozzo. Entre o melhor dos serviços de hotelaria, o grupo também tem dois resorts, todos com o mesmo padrão de qualidade, mantido sob valores como a cordialidade, o compromisso, a qualidade e o desenvolvimento de pessoas.

Bourbon
24.9%
Blue Tree
12.0%
Sumatra
6.9%
Crystal
6.4%
Bristol
4.4%
Outros
25.4%
Não Lembra
20.0%

Instituição Financeira Cooperativa

Manter o relacionamento com os associados olho no olho. Foi esse o principal objetivo do time do Sicredi União PR/SP no último ano. A tradição de um atendimento personalizado e humanizado foi o foco da instituição que buscou reagir rapidamente às mudanças necessárias. O resultado foi o lançamento de programas como “Eu coopero com a Economia Local”, incentivando a realização de negócios na própria comunidade. “Agimos e continuamos presentes na vida e nos negócios de nossos associados, colaboradores e da sociedade”, afirma Carla Sonoda, gerente de desenvolvimento regional. Parte de um sistema de 110 cooperativas no Brasil, a Sicredi União PR/SP é a maior dentro de seu sistema e a segundo maior repassadora de crédito rural do país. A instituição afirma, orgulhosa, que atingiu a marca de R$ 2 bilhões de crédito comercial e R$ 4 bilhões de crédito total.

Sicredi
35.9%
Sicoob
26.1%
Itaú
8.0%
Banco do Brasil
6.7%
Bradesco
3.8%
Outros
12.0%
Não Lembra
7.5%

Ônibus Rodoviário

O desafio da Viação Garcia foi enorme. No início da pandemia, 90% de sua operação foi paralisada com a decisão de reduzir a circulação de pessoas, o que poderia ser uma dura sentença para a companhia que, há 87 anos, serve a cidade. Atender a todas as necessidades de segurança sanitária foi a ordem para proteger seus passageiros. A cada viagem, uma operação de guerra se instala nos ônibus: desinfecção por ozônio, pulverização com quaternário de amônia, limpeza interna com álcool 70% e lavagem dos filtros de ar-condicionado com jato d’água. “Não medimos esforços para monitorar os pontos de contato e implantar procedimentos seguros, incluindo a aquisição da nova frota de ônibus, com modelos que trazem ganhos em segurança, tecnologia, conforto e sustentabilidade ambiental”, aponta o vice-presidente, Estefano Boiko Junior, que afirma, com orgulho, que sua equipe operacional está 100% vacinada.

Viação Garcia
76.1%
Grande Londrina
7.7%
Brasil Sul
2.8%
TIL
2.5%
Expresso Nordeste
1.6%
Outros
5.1%
Não Lembra
4.3%

Gráfica

A adaptação às necessidades do mercado garantiu à Midiograf enfrentar as mudanças do último ano. Com o crescimento do serviço do delivery, a empresa aumentou a produção em embalagens. “Para a utilização de insumos, foi reforçada a criatividade e a busca de novos fornecedores que atendem os pré-requisitos de qualidade do grupo para trazer novas soluções, talvez mais viáveis”, aponta a empresa. A gráfica aumentou o quadro de funcionários e implantou treinamento para aumento da produtividade. Outra novidade foi a criação do centro tecnológico Kortex, que conta com diversos benefícios, em sua maioria, gratuitos para clientes. “A Midiograf sempre se posicionou como uma grife do setor gráfico, mas hoje, mais do que nunca, queremos nos posicionar como uma marca inovadora”, aponta a gráfica dirigida por Nivaldo Benvenho.

Midiograf
14.9%
Ipê
5.9%
Líder
3.9%
MC Cópias
3.3%
Gráfica Leal
1.3%
Outros
19.3%
Não Lembra
51.3%

Consórcio

Sabedoria e serenidade guiaram o Consórcio União para a tomada de decisões no último ano. O objetivo era bem claro: transmitir segurança aos colaboradores e clientes. Mesmo diante das adversidades, o caminho adotado permitiu a manutenção de investimentos previstos e a pandemia provocou um aumento na conscientização dos clientes para a necessidade de um maior planejamento financeiro e na busca de alternativas de construção de patrimônio através do sistema de consórcios. O resultado foi um aumento nas vendas. “Tivemos o aprendizado de que o consórcio é um produto moderno, pois reflete a economia compartilhada”, pontua Jose Roberto Luppi, diretor comercial da empresa. A União fortalece seu objetivo de oferecer ferramentas para a construção de um futuro financeiro mais sólido e seguro para enfrentar quaisquer desafios.

Consórcio União
50.7%
Norpave
2.1%
Hs Consórcios
2.1%
Servopa
2.0%
Honda
1.8%
Outros
12.8%
Não Lembra
28.9%

Agência de Turismo

Com o mundo de fronteiras praticamente fechadas por causa da pandemia, o desafio dos profissionais de turismo foi o de apoiar seus viajantes de forma mais próxima possível. Foi assim que a CVC encarou frontalmente a maior crise que o setor já enfrentou. Não é à toa que a rede de agências é a mais lembrada pelos londrinenses. O cenário inédito fez surgir novos serviços como a locação de casas, o transfer privativo e até seguro-viagem com cobertura para a Covid-19. Esses serviços apontam como é o perfil de viajantes brasileiros nesse momento em que se encontra a pandemia. A rede ainda ampliou o olhar voltado para a sustentabilidade, incluído na escolha de parceiros e fornecedores que seguem o mesmo propósito.

CVC
43.9%
Albratroz
3.6%
Garcia Tur
1.5%
123 milhas
1.1%
GH Candeias
1.1%
Outros
12.9%
Não Lembra
35.9%

Empresa de Marcas e Patentes

A London Marcas e Patentes promoveu uma verdadeira revolução tecnológica nos últimos dois anos e os resultados positivos dessas ações já estão sendo colhidos. Entre os métodos desenvolvidos internamente estão a automatização dos processos, a contratação de mentorias e consultorias e até mesmo o crescimento da equipe. “Já a inteligência artificial nos permite aumentar a qualidade de informações que nos auxilia a tomar melhores decisões, o que permite ajudar os clientes de forma mais eficiente e ágil”, aponta a diretora executiva da companhia, Karen Sinnema. O ambiente corporativo, no entanto, não impediu que a empresa deixasse de olhar para a comunidade, fator fundamental para se manter na memória dos londrinenses. “Participamos de diversas ações em prol dos menos favorecidos. Continuamos fortes, presentes, responsáveis e parceiros, pois segurança é um valor importante para todos nós”, ressalta.

London
3.3%
Beka
1.1%
Diplomata
0.5%
Vlinder
0.5%
Celite
0.3%
Outros
5.4%
Não Lembra
88.9%

Conheça as outras marcas vencedoras

Selecione as categorias abaixo e descubra quais são as marcas mais lembradas pelo consumidor em 2020 em 10 segmentos relevantes do mercado.

Pesquisa
Realização