x
×
Siga o Top de Marcas nas redes sociais

Construção

Atentos às novas necessidades

O isolamento social fez com que os consumidores passassem a olhar para os seus lares com mais carinho e atenção, despertando mais e novas demandas no setor de imóveis

O aumento dos custos de insumos e dos preços de produtos foram alguns dos desafios enfrentados pelo setor de construção neste último ano. Mas o fato de a crise sanitária obrigar as pessoas a ficarem em casa fez com que elas passassem a olhar para os seus lares com mais atenção, despertando novas necessidades e desejos no consumidor e beneficiando empresas do setor.

CLÁUDIA ROMARIZ - novembro 10, 2021

Imobiliária

Atendimento humanizado, olho no olho com o cliente, é um dos valores da Imobiliária Santamérica, segundo a head de Marketing, Beatriz Tavares. “Quando a pandemia surgiu, foi um misto de dores. Tivemos de implantar ações de distanciamento social, mas em nenhum momento pensamos em desumanizar nosso atendimento.” De acordo com ela, por meio das ferramentas digitais, a empresa conseguiu encontrar um equilíbrio entre o respeito aos protocolos sanitários e a manutenção do atendimento personalizado. “Sempre valorizamos as relações humanas e sentimos muito ao ter que reduzir o nosso atendimento presencial”, afirma. Neste período, a imobiliária investiu para melhorar a experiência digital dos clientes. “Entendemos o quanto pode ser frustrante para um usuário perder tempo em sites por conta de filtros que não funcionam direito. Desenvolvemos um novo portal que tornou a busca pelo imóvel ainda mais rápida e eficiente.”

Santamérica
10.3%
Veneza
6.9%
Mônaco
6.7%
Inglaterra
5.2%
Perez
4.9%
Outros
39.5%
Não Lembra
26.4%

Loja de Material de Construção

Para cumprir o isolamento social, as pessoas passaram a ficar mais tempo dentro de casa e sentiram a necessidade de tornar seus ambientes mais funcionais. Como não podiam ou não se sentiam seguras para irem às lojas físicas, recorreram a outras formas de consumir. “Com o aumento das compras em canais digitais, percebemos grandes oportunidades para o crescimento de vendas para além das nossas lojas físicas, como o e-commerce, marketplace, aplicativos, televendas e WhatsApp”, conta o diretor da Leroy Merlin em Londrina, Samuel Bergamaschi. A empresa, que é a mais lembrada do segmento, ampliou sua equipe de logística para atender às novas necessidades dos clientes. No último ano, a rede também apostou em Environmental, Social and Corporate Governance (ESG). “Desejamos não gerar mais consumo de plástico ou papelão, além do que é estritamente necessário. O objetivo para 2021 é reciclar, pelo menos, 85% dos resíduos que geramos.” A Leroy Merlin também vem buscando fomentar a indústria local, colocando em suas prateleiras cada vez mais produtos feitos nas cidades onde atua.

Leroy Merlin
16.7%
Telhanorte Bordignon
12.6%
Todimo
10.0%
São Marcos
10.0%
Alvorada
4.1%
Outros
26.2%
Não Lembra
20.3%

Construtora

A construção civil, especialmente o mercado imobiliário de luxo, teve bom desempenho durante a crise. O fato de passar mais tempo recolhido em casa despertou no cliente novas necessidades, segundo a construtora A.Yoshii, a mais lembrada na cidade. “Se por um lado, a pandemia trouxe consequências para o relacionamento presencial com o cliente, por outro, fez com que as pessoas sentissem a necessidade de apartamentos maiores, ambientes integrados e aconchegantes”, explica a gerente de marketing da empresa, Maria Fernanda Beneli Vicente. A construtora aperfeiçoou seus canais digitais de modo a permitir que o cliente pudesse visitar os apartamentos decorados sem sair de casa. “O tour virtual 360º, as imagens dos empreendimentos em 3D, e os vídeos foram ferramentas fundamentais.” Com ações de responsabilidade social, ambiental e projetos culturais, a empresa manteve o engajamento com a comunidade.

A. Yoshii
29.0%
Plaenge
19.2%
MRV
10.7%
Yticon
8.0%
Vectra
2.8%
Outros
11.1%
Não Lembra
19.2%

Loja de Materiais Elétricos

Atravessar os piores momentos da pandemia não foi fácil para o segmento de material elétrico, que sofreu com a escassez de insumos como cobre, aço e papelão e a alta de preços de boa parte dos produtos. “Ainda enfrentamos proibição de funcionamento, diminuição de pessoas dentro da loja, limitação de horários para trabalhar”, recorda o gerente da Eletroluz, Alexandre Grubisich. A empresa abriu as portas em Londrina em fevereiro de 2020, pertencente a um grupo fundado em 1995 e que atua hoje com oito filiais nas regiões norte e noroeste do Paraná. Com uma loja ampla e moderna localizada na Avenida Rio Branco, a marca assume a liderança como a mais lembrada pelo consumidor. Durante a pandemia, a empresa desenvolveu uma série de ações para superar os desafios. “Mudamos estratégias de compras, aumentamos nosso estoque, buscamos novos fornecedores e novos canais de venda, aumentamos o número de entregadores”, conta. A marca também investiu em novas mídias e fortaleceu as atividades de televendas e pós-venda. Além disso, promoveu ações de responsabilidade social. “Realizamos várias campanhas de doação de cesta básica e não dispensamos e nem reduzimos carga horária e salário de nenhum funcionário”, afirmou.

Eletroluz
13.9%
Leroy Merlin
7.4%
Eletrotrafo
6.6%
Condoluz
3.0%
Ecolonux
2.1%
Outros
24.7%
Não Lembra
42.3%

Conheça as outras marcas vencedoras

Selecione as categorias abaixo e descubra quais são as marcas mais lembradas pelo consumidor em 2020 em 10 segmentos relevantes do mercado.

Pesquisa
Realização