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Varejo

Mais próximas do cliente

Embora tenham ficado distantes dos clientes em alguns períodos da pandemia, empresas do varejo estreitaram a relação com os consumidores pelos canais digitais

Manter-se presente na memória dos londrinenses em um período em que a circulação de pessoas no comércio ficou restrita, exigiu das empresas do varejo a adoção de estratégias de venda remota. Aquelas que mantinham os canais de vendas online em segundo plano tiveram de rever e acelerar a implantação de lojas virtuais. Para superar as adversidades e prestar atendimento de qualidade ao consumidor, varejistas mais lembrados mo Top de Marcas adotaram soluções inovadoras que se tornaram referência no mercado.

CLÁUDIA ROMARIZ - novembro 10, 2021

Floricultura

A tradicional floricultura Shangri-lá, localizada no bairro de mesmo nome há 40 anos, tem conquistado a simpatia dos londrinenses com sua grande variedade de flores, trazidas direto das cooperativas de Holambra (SP). O atendimento próximo cativa não só os moradores dos arredores, mas também londrinenses de todas as regiões, que vão ao estabelecimento em busca de flores para presentear ou para deixar a casa mais alegre. A floricultura com endereço nas proximidades do Mercado Shangri-lá oferece flores e plantas, e também tem opções de arranjos, buquês, cestas de presentes e coroa de flores. Nas redes sociais, compartilha informações sobre diferentes espécies de flores e dicas para o cuidado. O atendimento é presencial, por telefone ou WhatsApp.

Shangri-lá
15.2%
Beija-Flor
8.2%
Acácia Flor
8.0%
Paraíso
4.3%
Garden King
2.3%
Outros
10.2%
Não lembra
51.8%

Loja de Esportes

Há 40 anos no mercado, a Centauro viu a demanda nos seus canais digitais aumentar no ano de 2021. “Temos uma forte presença no meio on-line que, nesse período, foi ainda mais intensificada”, disse Gustavo Milo, gerente executivo de marketing da empresa. Diante da alta demanda, a marca investiu ainda mais nas vendas e serviços online, com lançamentos, conteúdos e promoções especiais. Durante a pandemia, lançou o movimento #TreineEmCasa, disponibilizando uma série de treinos diários ao vivo e gratuitos nos seus canais. “As transmissões eram apresentadas por diversos profissionais formados em educação física, incentivando a prática de exercícios mesmo dentro de casa”, conta Milo. Sendo uma empresa omnichannel, a Centauro mantém o seu posicionamento de contribuir para a democratização do esporte e para a construção de um ecossistema que atenda mais e melhor a comunidade esportiva no Brasil.

Centauro
35.4%
Decathlon
24.9%
Bolivar
9.7%
Karilu
3.6%
Adidas
2.5%
Outros
7.6%
Não lembra
16.4%

Loja de Calçados

Mesmo com o isolamento social, a Casas Ajita manteve a comunicação com os seus clientes durante toda a pandemia, e ofereceu formas de atendimento a distância com o envio e retirada de produtos. Foi nesse período que a loja de calçados também colocou o seu e-commerce em operação. Tudo isso sem perder a essência de manter os consumidores atualizados com as tendências da moda e bem atendidos pela sua equipe de colaboradores. “A Casas Ajita tem seu posicionamento ancorado na entrega da promessa de agitar seus passos com a moda. Para isso oferece total dedicação da equipe no atendimento, facilitadores de compras com rapidez no processo e disponibilização de formas de pagamento diversas, e ações de comunicação on-line e off-line que integram o planejamento de marketing”, reforça Fabio Ajita, diretor da Casas Ajita.

Casas Ajita
29.2%
Bolivar
14.6%
Mocassim
8.0%
Centauro
6.4%
Pé Quente Calçados
5.2%
Outros
29.7%
Não lembra
6.9%

Shopping Center

O slogan “Catuaí completo pra você” foi reforçado neste ano com as medidas que o empreendimento adotou para que o consumidor não deixasse de fazer suas compras no mais tradicional shopping da cidade. Para continuar sendo um ambiente de lazer e de compras seguro para as famílias, o Catuaí desenvolveu totens inteligentes que monitoram a entrada de clientes mediante o uso correto da máscara e a medição de temperatura sem contato físico. Além disso, lançou o projeto Catuaí Online, que permite fazer compras de forma remota, com a ajuda de uma assistente. A ideia deu tão certo que foi implantada em outras 14 unidades do grupo BRMalls, administrador do Shopping. “Com o Catuaí Online passamos a levar o shopping a toda a região Norte do Paraná sem a necessidade de o cliente sair de casa”, comemora o centro de compras.

Catuaí
53.6%
Boulevard
20.0%
Norte Shopping
17.9%
Royal Plaza
3.9%
Aurora
3.1%
Outros
0.8%
Não lembra
0.7%

Ótica

Com oito lojas em Londrina, a Óticas Diniz enfrentou com otimismo o desafio de manter contato com os clientes mesmo com lojas fechadas ou com horário reduzido em alguns momentos da pandemia. Na visão de Alex Lombardi, responsável pelo marketing da ótica, esses desafios serviram para colocar a empresa ainda mais próxima do consumidor por meio de estratégias de comunicação pelos canais digitais ou de serviços de delivery, por exemplo. “Se o cliente não podia comparecer na loja, fomos até ele. Tivemos mais contato via WhatsApp, telefone, ferramentas que temos disponíveis para nos mantermos sempre presentes na vida do cliente. Essa aproximação maior com o cliente deve ser mantida para que possa cuidar mais da visão, ter mais qualidade de vida e ao mesmo tempo renovar o visual”, destaca Lombardi.

Diniz
42.5%
Carol
7.2%
Visão
6.2%
Matsumoto
4.6%
Visolux
3.6%
Outros
25.2%
Não lembra
10.7%

Pet Shop

Ao observar o aumento da demanda e a transformação dos hábitos de consumo, a Petz concentrou ainda mais esforços nos seus canais digitais e potencializou sua estratégia omnichannel, conta o CEO, Sergio Zimerman. Todas as 156 lojas da rede foram transformadas em “mini CDs (centros de distribuição)”, ao disponibilizar para entrega os produtos adquiridos pelos consumidores na internet. A medida reduz os custos logísticos e diminui os prazos de entrega, que podem chegar a uma hora em algumas regiões. Zimerman diz acreditar que o olhar apurado para a excelência, priorizando soluções e serviços relevantes na jornada dos clientes, estão entre as razões para o reconhecimento da marca, que pretende se consolidar como o melhor ecossistema do segmento pet até 2025.

Petz
9.0%
Cobasi
7.7%
Agro Tettus
5.9%
Pet Shop Com Tour
2.8%
Fort Dog
2.5%
Outros
20.2%
Não lembra
52.0%

Colchão

A marca de colchões Castor se manteve na liderança nesta edição do Top de Marcas após um trabalho que envolveu participação especial em programas de TV aberta, presença em feiras online, webinares e entrevistas virtuais. Além disso, buscou melhorar seus canais de atendimento via redes sociais, ferramentas e estratégias de vendas remotas e no e-commerce, afirma Hélio Antônio Silva, CEO da Castor. “Os desafios foram muitos, tivemos que nos adaptar a uma nova realidade e planejar novas estratégias. Um deles foi remodelar a comunicação para manter a relação mais próxima ao consumidor em um momento em que o distanciamento era necessário”, ele pontua. Assim, a marca pôde manter seu posicionamento de oferecer produtos de qualidade sempre prezando pela satisfação do cliente.

Castor
51.6%
Ortobom
26.9%
Gazin
3.6%
Anjos
3.4%
American Flex
1.0%
Outros
3.4%
Não lembra
10.0%

Loja de Móveis

Aceleração do digital, mas sem perder o foco no presencial. Assim a Móveis Brasília enfrentou este ano de pandemia, que a empresa encerra com bons resultados. Antes atuando de forma tímida no mercado digital, a loja de móveis resolveu acelerar os negócios no on-line, assim como as suas mídias digitais, sem deixar de lado a presença na mídia tradicional. “Com o atendimento online, muitos concorrentes perdem o foco no presencial, que exige mais atenção ao cliente. E nós continuamos atentos a tudo isso”, observa Fernando Moraes, diretor comercial da Móveis Brasília. A estratégia deu certo e deve ser mantida. “Para o futuro entendemos que vamos continuar com o mercado físico, mas potencializando o on-line. Então a gente tem que estar com o pé nas duas canoas. Ser um player híbrido, tanto no mercado on-line, como no físico.”

Móveis Brasília
41.3%
Casas Bahia
14.1%
Magazine Luiza
12.1%
Tok&Stok
3.4%
Móveis Santos
0.8%
Outros
14.8%
Não lembra
13.4%

Conheça as outras marcas vencedoras

Selecione as categorias abaixo e descubra quais são as marcas mais lembradas pelo consumidor em 2020 em 10 segmentos relevantes do mercado.

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