x
×
Siga o Top de Marcas nas redes sociais

Bebidas

Diferenciação para paladares exigentes

O cardápio de bebidas disponível é amplo para atender os diferentes momentos do dia. O consumo de água na versão mineral, com ou sem gás, e saborizada, tem aumentado no Brasil nos últimos anos. Depois da água, o café aparece como o mais consumido. Por dia, o consumo varia de 3 a 4 xícaras por pessoa. O queridinho é o tradicional expresso. Na sequência, aparecem as versões capuccino, macchiato e mocha. Já quando o assunto é bebidas alcoólicas, a cerveja assume a liderança. Assim como em qualquer setor, as marcas estão atentas ao comportamento dos consumidores, que estão mais exigentes e abertos a novas experiências e a consumir produtos diferenciados.

CLÁUDIA ROMARIZ - junho 27, 2022

Água Mineral

‘Levar água por aí sem deixar resíduos’. Com essa premissa, a água Crystal, que faz parte da Coca-Cola Brasil, tem se aproximado dos consumidores e conquistado um lugar especial na mente dos apucaranenses. Em um ano, a marca não só alcançou o topo, mas obteve uma distância percentual de 20% da segunda colocada. A água Crystal tem se colocado no mercado com forte pegada verde. Tanto é que 100% das embalagens são feitas de outras garrafas, não gerando novos resíduos. A marca também apoia a Fundação Amazonas Sustentável, devolvendo toda água usada para o meio ambiente desde 2013. A água Crystal, que vai da convencional às saborizadas, vem de várias fontes no Brasil, nos estados do Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Maranhão e Alagoas.

Crystal
36.5%
Maceratti
14.3%
D'Fonte
6.5%
Nestlé
5.5%
Bonafont
2.3%
Outros
7.0%
Não lembra
28.0%

Café

O café é a bebida mais consumida pelos brasileiros depois da água, segundo dados da Organização Internacional do Café (OIC) e Dieese. E, para os apucaranenses, o café mais lembrado é o Jandaia, que está há 30 anos no mercado. “A marca Jandaia é líder em Apucarana e região graças ao trabalho que vem se consolidando ao longo desses 30 anos, sempre com o mesmo padrão de qualidade, excelência no atendimento aliada à ética e respeito aos clientes”, avalia Sidney Fávaro, diretor comercial da Café Jandaia. Outro fator, segundo ele, que contribui com a permanência da marca no topo é o investimento contínuo em meios de comunicação, como rádio, televisão, mídia digital e pontos de vendas.

Café Jandaia
30.3%
Três Corações
21.5%
Melitta
8.0%
Pilão
5.5%
Café Itamaraty
4.8%
Outros
20.0%
Não lembra
10.0%

Cerveja

Desde 1888, a Brahma vem conquistando o paladar dos brasileiros e, claro, dos apucaranenses nos últimos anos, como constata o Prêmio Top de Marcas. “Esse reconhecimento é positivo e, também, a prova de que nossas iniciativas acompanham os anseios dos consumidores apucaranenses. Nos traz satisfação e muito orgulho saber que Brahma tem um espaço de carinho na memória de Apucarana”, revela Luísa Dufour Eisenbach, gerente de Marketing Regional Sul. Luíza observa que a Brahma aposta em duas plataformas muito fortes e que são paixões dos brasileiros, assim como a Brahma Duplo Malte: o futebol e o sertanejo. “Queremos dar às pessoas toda a ‘brahmosidade’ de nossa cerveja, que não é apenas a cremosidade que a Brahma tem, mas reflete os bons momentos e experiências inesquecíveis que passamos ao longo dos tempos”, complementa.

Brahma
31.0%
Skol
23.3%
Heineken
18.0%
Amstel
6.3%
Eisenbahn
3.0%
Outros
16.8%
Não lembra
1.8%

Leite

Consumido de diferentes maneiras, o leite está presente na mesa dos brasileiros desde o café da manhã. Já a Leite Líder, empresa com uma história de 42 anos de mercado, é a mais lembrada entre os apucaranenses. “Receber o Top Marcas demonstra que estamos no caminho certo, conquistando mercado e alcançando a mesa do consumidor”, diz Alexandre Bento de Souza, gerente de vendas. A Leite Líder dispõe de uma ampla e diversificada linha de produtos lácteos. Para manter o título de mais lembrada, o gerente revela que a marca mantém o foco na qualidade dos produtos, ao mesmo tempo, que investe em mídia, dos meios tradicionais às plataformas digitais.

Líder
34.3%
Polly
14.8%
Tirol
9.3%
Parmalat
9.3%
Ninho
6.5%
Outros
16.5%
Não lembra
9.5%

Refrigerante

A maior marca de refrigerantes do mundo, a Coca-Cola também reina isolada entre os apucaranenses. Em solo brasileiro, o Sistema Coca-Cola Brasil é o maior produtor de bebidas não alcoólicas do país e tem mais de 200 produtos de nove segmentos. Ouvir as pessoas e criar produtos que atendam às suas necessidades é a paixão da marca. A Coca-Cola é reconhecida mundialmente por suas sacadas criativas e inovadoras de comunicação com o público. Sempre atenta ao comportamento dos consumidores, a marca aposta em diferentes plataformas para conversar com os consumidores, que vai do tradicional ao digital. Nos últimos anos, a Coca-Cola tem apostado na divulgação das iniciativas sociais da marca e ações de marketing regionalizadas.

Coca - Cola
68.5%
Guaraná Antártica
13.0%
Fanta
5.5%
Pepsi
4.5%
Sprite
1.8%
Outros
4.0%
Não lembra
2.8%

Conheça as outras marcas vencedoras

Selecione as categorias abaixo e descubra quais são as marcas mais lembradas pelo consumidor em 2020 em 10 segmentos relevantes do mercado.

Pesquisa
Realização