x
×
Siga o Top de Marcas nas redes sociais

Varejo

Tecnologia com atendimento humanizado é desafio do setor

O varejo em todo o mundo está em meio a uma revolução para acompanhar as mudanças e continuar relevante no mercado. Além do constante aprimoramento às novas mídias digitais – o e-commerce cresceu 244% em confecções durante as fases mais restritivas da pandemia no Brasil –, o contato direto com os clientes tem feito ainda mais diferença: pesquisa da Adyen publicada no Relatório Varejo 2022 mostrou que 70% dos consumidores não voltarão a comprar de uma marca após um atendimento insatisfatório. Por isso, o grande desafio é conciliar a tecnologia com o atendimento humanizado.

CLÁUDIA ROMARIZ - junho 27, 2022

Colchão

No ano que completa seis décadas de existência, a marca Castor tem um motivo a mais para comemorar: com 38,5%, foi a mais lembrada da cidade no segmento colchão. A empresa, com indústria localizada em Ourinhos/SP, possui 1.200 funcionários. “Estar presente, mais um ano, entre os vencedores do prêmio Top de Marcas Apucarana, é de grande importância e notoriedade. São 60 anos de tradição, sempre evoluindo para oferecer aos clientes qualidade e inovação”, afirma Hélio Antônio Silva, CEO do Grupo Castor. Para manter a visibilidade e a liderança no segmento, a marca produz constantes estudos na área do sono, agregando tecnologia e a inovação aos seus produtos. “Sempre acompanhamos as tendências mundiais e buscamos entregar aos nossos clientes um produto que ofereça um sono reparador”, afirma.

Colchões Castor
38.5%
Ortobom
19.3%
Gazin Colchões
8.0%
Colchões Confort Flex
3.8%
King Konfort Colchões
2.8%
Anjos Colchões
2.8%
Outros
2.3%
Não lembra
22.8%

Fábrica de Bonés

Comprometimento, pontualidade, atualização, ampliação e o foco na qualidade dos produtos. Valores construídos ao longo de 32 anos e que tornaram a Bonelli Bonés sinônimo de tradição em um setor reconhecidamente apucaranense. A marca foi lembrada por 7,5% dos entrevistados no segmento Fábrica de Bonés. “Temos certificado de qualificação ABVETEX, atendimento rápido e ágil, matéria prima de boa qualidade, modelagens exclusivas, além de equipe específica para desenvolvimentos e pilotagens”, afirma João Begalli Neto, proprietário e administrador da empresa que, hoje, conta com 90 colaboradores.

Bonelli Bonés
7.5%
Itália Milano Bonés
6.8%
Cris Bonés
5.8%
Boneon
4.0%
Boneleska Bonés
3.8%
Outros
23.0%
Não lembra
49.3%

Floricultura

Vejo flores em você! É mais ou menos isso que acontece com os apucaranenses quando pensam na Floricultura Flor & Arte. A floricultura, mais uma vez, se consagra como a mais lembrada da cidade. No mercado há 28, a Flor & Arte tem inovado no atendimento digital sem se esquecer do bom relacionamento com os clientes nas diferentes plataformas, além da variedade de opções para presentear, que vão das tradicionais rosas e orquídeas às cestas exclusivas e chocolates gourmet. “O reconhecimento é resultado do trabalho sério, comprometido e de qualidade, prestado por toda a equipe da Flor & Arte. Procuramos inovar com serviços digitais, mas sem perder a sutileza e o carinho com nossos clientes e colaboradores”, afirma Aída Santos Assunção, proprietária.

Flor e Arte
34.3%
Floricultura Channel
17.5%
Primavera
3.8%
Azaléia Flores
3.0%
Estação das Flores
1.0%
Acácia Floricultura
1.0%
Outros
3.3%
Não lembra
36.3%

Loja de Brinquedos

Há mais de 17 anos no mercado apucaranense, a Carrossel oferece a maior variedade de brinquedos da cidade. A marca foi novamente a mais lembrada no segmento. São inúmeras marcas oferecidas aos clientes, com oportunidades para todos os tipos de presentes, além de constantes promoções. “Nosso objetivo é preencher o universo infantil de magia e sonhos, e o nosso atendimento reflete o carinho e compromisso em oferecer as melhores opções de presentes para crianças de várias idades”, destacam os proprietários. A Carrossel está há 19 anos no mercado, localizada na região central de Apucarana.

Carrossel Brinquedos
28.5%
Giga
17.0%
Tapete Mágico
11.8%
Lojas Americanas
7.8%
Loja da Banana
3.5%
Outros
10.0%
Não lembra
21.5%

Loja de Calçados

O setor calçadista brasileiro deve crescer entre 1,8% e 2,7% em 2022, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). Em Apucarana, a loja mais lembrada pelo consumidor no segmento é a tradicional Karlos Calçados, com mais de três décadas de mercado. Localizada em uma das equinas mais movimentadas de Apucarana, a marca agrega o diferencial de estar sempre antenada com as tendências do setor nas opções de calçados masculinos, femininos e infantis, e bolsas para várias idades e ocasiões.

Karlos Calçados
22.0%
Serallê Calçados
14.5%
Aracalce
7.0%
Edu Calçados
5.5%
Hard Skate Shop
4.5%
Outros
34.3%
Não lembra
12.3%

Loja de Esporte

Há mais de 30 anos no segmento de artigos esportivos, a loja Esportes Camisa 10 credita o sucesso da marca à tradição e à confiabilidade, atributos conquistados junto do público apucaranense ao longo do tempo. Segundo a proprietária da empresa, Nilsa Christ, o investimento da empresa em capacitação e atendimento é constante. O relacionamento com o mercado também é realizado por meio das mídias sociais e patrocínios a eventos esportivos como campeonatos de futebol de campo, futsal masculino, futsal feminino, vôlei e handebol.

Esportes Camisa 10
43.5%
Sport Center
14.0%
GRG Sport
8.0%
Centauro
4.8%
Hard Skate Shop
3.3%
Outros
6.5%
Não lembra
20.0%

Loja de Informática

Após 15 anos de mercado, a iHard Informática – especializada em atendimento, assistência técnica e revenda de produtos eletrônicos das maiores marcas de tecnologia do mundo – colhe os frutos de ter se readaptado no momento certo diante da pandemia. A empresa se reinventou, apostou no atendimento técnico remoto e no fortalecimento da comunicação através das mídias digitais. “Foi uma grande mudança. Fizemos de tudo para atender o nosso cliente de lado e hoje estamos voltando à normalidade e sentindo que o mercado da tecnologia está mais aquecido”, revela Fernando Martinez de Freitas Júnior, responsável pela empresa. “Não medimos esforços para manter uma boa qualidade de atendimento, com o nosso cliente sempre em primeiro lugar”, afirmou.

iHard
24.3%
Max Informática
5.5%
Kairos Informática
2.3%
CCI Informática
1.8%
JL Informática
1.8%
Outros
9.0%
Não lembra
55.5%

Loja de Roupa Feminina

Localizada no Shopping Centro Norte, a Jolly é a marca mais lembrada pelo consumidor quando ele pensa em uma loja de roupa feminina. As belas vitrines são o ponto alto da marca que refletem as coleções sintonizadas com as tendências mundiais. Com forte presença nas redes sociais, a Jolly traz para o mercado o que há de mais atual no mundo da confecção, e com preços acessíveis, segundo a empresa. A marca faz parte de um grupo que está presente em Apucarana desde 1989.

Jolly
13.8%
Bonny Boutique
13.0%
B1
9.3%
For Boys For Girls
6.8%
Pernanbucanas
5.8%
Outros
34.3%
Não lembra
17.3%

Loja de Roupa Infantil

Em 2022, a Pimpolho completa 20 anos de história em Apucarana, e é a mais lembrada há 14 anos consecutivos, desde o início da pesquisa Top de Marcas. “Contamos com uma identidade visual atrativa, presença marcante nas redes sociais e relacionamento próximo aos clientes. Fazemos o possível para atender às necessidades de todos, tanto ao que se refere aos produtos quanto às formas de pagamento”, salienta Maria Elena Ceranto Faria, proprietária. No último ano, a empresa ampliou a seção bebês. “Temos uma equipe comprometida e dedicada em sempre realizar o melhor atendimento”, afirmou.

Pimpolho
20.3%
Loja João e Maria
7.8%
Bebê Chic
5.3%
O Doidão
5.0%
Bambolê
4.5%
Carinha de Anjo
4.5%
Outros
21.0%
Não lembra
31.8%

Loja de Roupa Masculina

A Bonny Sport Wear foi a loja de roupa masculina mais lembrada pelos apucaranenses em 2022. A marca está há 18 anos no mercado e possui forte presença nas redes sociais, oferecendo looks atrativos para homens de todas as idades, entre eles estilos apropriados para passeio, trabalho ou eventos, em trajes modernos e arrojados, que garantam conforto e personalidade. Segundo os administradores, a velocidade da mudança da moda é sempre um desafio para o setor, trazendo um consumidor cada vez mais exigente. “Bom atendimento e atenção aos detalhes é o que faz a diferença”, afirmaram.

Bonny Sport Wear
14.0%
B1
9.8%
For Boys For Girls
8.8%
Cartola Men Store
8.8%
Loja A1 Mens Wear
7.8%
Outros
39.0%
Não lembra
12.0%

Ótica

Produtos de qualidade, cuidado no pós-venda, relacionamento próximo com o cliente e a preocupação em promover saúde visual, e não apenas em vender óculos. Essas são as chaves do sucesso apontadas pela Ótica Diniz. Atuando há 30 anos no mercado nacional e 15 no Norte do Paraná, a maior rede de varejo óptico do país possui 100 colaboradores diretos na região, seis deles em Apucarana – o suficiente para permanecer na mente dos consumidores locais como referência em sua área de atuação. “Todos os produtos diferenciados que existem no Brasil vêm para Apucarana. Então, todos os modelos estão disponíveis na nossa loja”, afirma Alex Lombardi, responsável pelo setor de Marketing da Ótica Diniz no norte do Paraná.

Óticas Diniz
29.5%
Ótica Especializada
13.5%
Caracol
10.5%
Perfil
5.0%
Iris
4.8%
Juarez Ótica
4.8%
Outros
20.3%
Não lembra
11.8%

Conheça as outras marcas vencedoras

Selecione as categorias abaixo e descubra quais são as marcas mais lembradas pelo consumidor em 2020 em 10 segmentos relevantes do mercado.

Pesquisa
Realização