x
×
Siga o Top de Marcas nas redes sociais

Comunicação

Desafio da credibilidade impulsiona veículos

Jornais, rádios e emissoras de televisão inovaram nos últimos anos sem perder a credibilidade. Em tempos de incertezas, como o atual, permeado por notícias falsas, uma pesquisa feita pela Digital News Report, do Reuters Institute, apontou, no Brasil, que 54% da população acredita nas notícias publicadas pela imprensa. Para os brasileiros, as emissoras de TV são mais confiáveis ao lado do jornalismo local e jornais regionais. Já o relatório deste ano produzido pela We Are Social e Hootsuite, revela que o WhatsApp tem 165 milhões de usuários, YouTube 138 milhões e o Instagram 122 milhões. Com ambas as informações em mãos, as empresas de comunicação têm ganhado espaço nas plataformas digitais, com investimentos em tecnologia e em pessoal, adequando formatos de conteúdo para atenderem ao público, mas sem perder a credibilidade.

CLÁUDIA ROMARIZ - junho 27, 2022

Rádio FM

De ouvidos atentos para não correr o risco de ressoar ultrapassada, a rádio 98 FM se mantém na liderança entre os ouvintes. “Para estar no topo é preciso permanecer atento e entregar um produto criativo e de qualidade”, comenta o diretor-geral da rádio, Valmor Ignácio Giavarina. Uma das estratégias para assegurar a liderança, segundo ele, foi agregar as redes sociais no dia a dia da rádio. “As transmissões dos programas ao vivo com som e imagem pelas redes sociais, além de promover um acervo importante com acesso ilimitado a todos em qualquer parte do mundo, é um agregador de valores, tanto na programação musical quanto jornalística”, diz. Outra ação para marcar espaço na mente dos ouvintes é ir para as ruas com unidade móvel, infláveis, wind banners e apoiar eventos artísticos e esportivos.
Rádio 98 FM
47.5%
Jovem Pan FM
17.0%
Rádio Cultura
3.8%
Rádio RDR Apucarana 94.5 FM
3.5%
Rádio Pinga Fogo
1.5%
Outros
5.8%
Não lembra
21.0%

Rádio AM

Desde outubro de 1994 no ar, a rádio Nova AM, de forte veia jornalística, é conhecida na cidade por informar o ouvinte, em tempo real, dos principais fatos policiais da cidade e região. “Nossas equipes de repórteres contam com toda estrutura para ir em busca da notícia, o que inclui veículo, Vhf para link ao vivo e celular”, conta o gerente Dreyer Soares Pinga Fogo de Oliveira. Para Dreyer, a dedicação dos colaboradores resulta em informação de qualidade, com credibilidade e muito respeito aos ouvintes. “O nosso diferencial é falar a linguagem das pessoas que nos ouvem”, diz. Dreyer revela ainda que a emissora está em processo de migração para o FM e que será feito um grande investimento, principalmente na parte técnica.
Nova AM
40.5%
Jovem Pan AM
0.5%
Rádio Cultura AM
0.5%
Não lembra
58.5%

Emissora de TV

A Rede Massa (SBT) levou o troféu, mais uma vez, como a emissora queridinha dos apucaranenses, mas bem próxima da lembrança do concorrente. Há 52 anos no ar em Apucarana, como TV Tibagi, a empresa faz parte da história da cidade. Além disso, segundo a coordenadora de Marketing, Natália Alonso, eventos como ‘Minha Cidade é Massa’ e links diários da cidade geram proximidade com o público, contribuem para que seja a mais lembrada entre os apucaranenses. “Criamos um programa local aos sábados, Redação Massa, direto de Apucarana. Em breve, a Rede Massa lançará novos projetos e investimentos, estreitando o relacionamento com a cidade”, diz. O relacionamento com o público, para Natália, também acontece através de conteúdos relevantes e de credibilidade.
Rede Massa (SBT)
35.5%
RPC TV (Globo)
35.0%
RTV/Canal 38
14.0%
RIC (Record)
3.8%
Tarobá (Bandeirantes)
2.8%
Outros
1.5%
Não lembra
7.5%

Jornal Impresso

Tradicional em Apucarana, a Tribuna do Norte, mais um ano, saiu à frente com uma diferença de 50% de vantagem. Para o diretor do Grupo Tribuna, André Luís Marçal de Oliveira, o diferencial é a valorização da cidade, o respeito aos fatos e a credibilidade conquistada ao longo de décadas. “A Tribuna do Norte está há mais de 30 anos no mercado e, para conquistar o leitor, contamos com a dedicação de uma equipe de profissionais focada em informar com agilidade e credibilidade”, ressalta. Além da publicidade nos próprios veículos, André acredita que os serviços prestados pelo jornal em prol da cidade contribuem para manter o nome da marca na memória dos apucaranenses. O Grupo é formado pelo jornal Tribuna do Norte, TNOnline e Grafinorte, e conta com mais de 100 colaboradores diretos.
Tribuna do Norte
52.5%
Folha de S. Paulo
5.0%
Folha de Londrina
3.8%
Gazeta do Povo
2.3%
O Estado de S.Paulo
1.5%
Outros
1.0%
Não lembra
34.0%

Programa de TV Local

O Jornal 38 é o programa de TV local mais lembrado entre os apucaranenses. “É uma alegria muito grande, pelo quarto ano consecutivo, ser a marca mais lembrada como programa de TV. Isso mostra que estamos fazendo um trabalho bem-feito e de qualidade”, avalia o diretor comercial, Juliano Tamiya. Desde 1998 no ar, Juliano reforça que a empresa procura inovar cada vez mais, tanto no canal de TV, quanto nas plataformas digitais. “O nosso canal no YouTube tem mais de 122 mil inscritos e fomos o primeiro veículo de imprensa de Apucarana a receber a placa de 100 mil inscritos da plataforma”, disse. Além dos próprios meios de comunicação, o Canal 38 também aposta em outdoors, busdoor e nas redes sociais para manter-se próximo ao público.
Jornal 38
26.3%
Tribuna da Massa
9.0%
Meio Dia Paraná
4.8%
Patrulha da Cidade
1.8%
Fala Cidade
0.8%
Jornal da Manhã
0.8%
Outros
3.7%
Não lembra
53.0%

Site de Notícias Local

O site TNOnline está, literalmente, ON há 20 anos e tem uma média de quatro milhões de visualizações por mês. Um dos maiores portais de notícias do Paraná, o TN também é um dos produtores de conteúdo para o UOL. Atualizado por uma equipe de jornalistas, o site é abastecido com conteúdo em diferentes formatos. As reportagens e entrevistas em vídeo têm ganhado espaço com o Jornal da Tribuna, apresentado ao vivo nas plataformas digitais. O diretor do Grupo Tribuna, André Luís Marçal de Oliveira revela que o plano é aprimorar, cada vez, a qualidade dos produtos, com a utilização do melhor que a tecnologia oferece aliada a uma equipe de colaboradores de alta qualidade.
TNOnline
46.5%
G1
14.5%
38 News
14.3%
RTV
0.5%
Outros
2.0%
Não lembra
22.3%

Conheça as outras marcas vencedoras

Selecione as categorias abaixo e descubra quais são as marcas mais lembradas pelo consumidor em 2020 em 10 segmentos relevantes do mercado.

Pesquisa
Realização